O marketing é uma palavra que há muitos anos faz parte de nossas vidas, seja você empresa ou cliente. Mas, nós sabemos que com o passar dos anos várias formas de marketing surgiram. Assim, a evolução da internet foi uma das grandes impulsoras dessas novas ideias. E onde entra as vantagens de inbound marketing nisso tudo?
A verdade é que o inbound marketing vem ganhando força. Logo, o que antes parecia impossível está a um passo de se tornar realidade e o melhor: você também pode fazer uso dessa ferramenta para aumentar suas vendas. A gente deixou uma introdução no ar, sem resposta certa. Só que agora a gente vai explicar tudo. Confira!
O que é o inbound marketing?
Em inglês, inbound significa entrada se fossemos traduzir ao pé da letra. Portanto, temos aqui o Marketing de Entrada. Ou seja, você continua sem entender nada, né? Calma.
A verdade é que essa estratégia não deixa de ser uma porta de entrada para você e para a sua empresa. Porém, dessa vez o consumidor só atravessa a porta se ele quiser.
Por isso, se antes o marketing era algo feito para tentar induzir o cliente a comprar o seu produto, dessa vez o novo modo de marketing pretende conquistar o cliente. Sim, conquistar. E conquistar é bem diferente de forçar ele a fazer algo, concorda?
Para ter sucesso no inbound marketing, você precisa gerar um conteúdo de qualidade para o seu cliente. Assim, ao entender mais sobre a marca e o produto, ele se sente mais a vontade para entrar na sua porta de entrada. Pegou a ideia?
As vantagens do novo marketing
Só que se você ainda não entendeu, está tudo bem. A gente vai dar aqui ao menos 4 motivos para você começar a estudar e até mesmo a investir nisso. Veja só.
1 – Visibilidade
A primeira das vantagens de inbound marketing está na visibilidade de sua marca.
Isso porque, toda vez que você escreve um conteúdo de qualidade para seu cliente, as chances de ter esse material compartilhado é maior. Com isso, as chances de mais pessoas verem sua marca melhora.
2 – Baixo custo
Aqui o valor tem muito mais a ver com o meio que você utilizará para mostrar seu produto e conteúdo do que com o valor.
Isso porque ao realizar um conteúdo explicativo e lançá-lo na internet o seu custo com ele é quase nulo.
Já se você fizer o mesmo com um conteúdo veiculado em uma revista ou jornal, o valor da “propaganda” pode ser muito maior do que você imagina.
3 – Confiança
Por possuir um casal de conversa chamado de “duplo sentido”, você consegue entender como a marca é vista e ter uma comunicação mais ativa, podendo até mesmo mudar o modo como está desenvolvendo o marketing.
Isso ainda permite que você consiga responder o marketing pelo modo como seu consumidor se comporta.
Funciona assim: se ele curte e compartilha é sinal de que gostou do conteúdo e você está no caminho certo. Se ele não curte nem compartilha é hora de mudar de caminho e escutá-lo.
4 – SEO e segmentação
Por ser um novo estilo de marketing no qual o seu cliente interage ainda mais com a marca. Logo, é preciso que você tenha em mente que a criação de conteúdo específico.
Fora isso, o uso de SEO se tornam ferramentas importantes e que farão com que sua marca fique melhor posicionada. Além de dar mais visibilidade do que seria com folders e propagandas.
E agora?
Se você entendeu as vantagens de inbound marketing e gostou da ideia de usar essa estratégia é porque pegou a ideia no cerne. Saiba que nós podemos ajudar. A nossa agência estuda diariamente esse assunto e temos as melhores ferramentas para o inbound marketing. Então, faça um contato e ajudaremos o seu negócio a se desenvolver!
E esses dias nós até publicamos um artigo que fez muito sucesso e você pode ler agora: 3 maneiras fáceis para aumentar o faturamento na internet. Ele vai explicar algumas das formas de aumentar o lucro online, o que tem tudo a ver com o inbound marketing.