Hoje em dia, mais do que vender, o importante é se relacionar com o cliente. Como assim? É preciso ganhar o consumidor, fazer com que ele vire, praticamente, o “advogado” da sua marca, seja lá o que aconteça com ela (diante de milhões de ações de marketing, quem não pode cair na boca do povo por meio de uma crítica feita a alguma propaganda? Isso acontece todos os dias, com todas as marcas – até as mais bem conceituadas). Por isso, é sempre importante manter um relacionamento com o público.
Por que você deve investir em marketing de relacionamento já
Todos nós já sabemos da importância de realizar um bom marketing para aumentar as vendas. Fazer uma boa propaganda, estar nas mídias o tempo todo e ter a “pegada” da vez é imprescindível para qualquer marca que tente alcançar o auge. O problema é: estamos na era do relacionamento e, cá entre nós, vender já não é mais o suficiente (quem comprova que o consumidor da vez não vá para outra marca em uma próxima?). Por isso, é importante ser amigo do seu consumidor, fazendo o marketing de relacionamento, de forma que haja, entre ambas as partes, confiança e lealdade.
O conceito é básico: você precisa conhecer a pessoa para quem vende, precisa cativar, chamar a atenção e fazer com que ela, mais do que beneficiada com o seu produto ou serviço, esteja satisfeita com as ações da sua marca, confiando nela de olhos fechados, defendendo quando alguém falar mal e sendo seu aliado, mesmo que indiretamente, nas vendas.
Para isso, mantenha um contato constante com o cliente, ofereça ajuda, conteúdo, informações e esclarecimento de dúvidas sempre que necessário, aproxime-se do mundo daquele que faz uso dos seus produtos e serviços. Isso cativa e ganha qualquer pessoa! Além disso, crie novidades para seus clientes: uma ação interativa, um brinde sorteado, uma megasuperultra promoção e demais interatividades trazem para perto as pessoas, conectando-as umas com as outras e essas com a sua empresa.
Uma coisa é certa: empresas que focam em relacionamentos com o público costumam a ter melhores resultados em vendas. Isso porque a clientela é fixa e defensora da marca. Quer um exemplo disso? A marca Zara, mesmo com todos os escândalos que a rodearam sobre trabalhos infantis e afins, não deixou de vender para o seu público, que pouco deu importância para uma notícia tão crucial quanto essa. Interessante, não é? Ou seja, as pessoas não são apenas consumidores da marca Zara, mas passaram a ser fãs, de forma a defender qualquer ação da empresa.
Reter, captar, fidelizar e fazer ações de pós venda começarão a gerar relacionamentos duradouros entre sua marca e os consumidores, deixando-os mais satisfeitos e cativados. Geralmente, as ações de marketing de relacionamento costumam ter resultados a longo prazo (basta ter paciência), mas esses serão sinceros e durarão por longo tempo. Há pessoas que, desde que tiveram seu primeiro carro, não mudam de marca. Pode ser o carro mais bonito do ano, ter o melhor conceito, etc., mas, se for de outra marca? Não compram de jeito algum!
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