Whatsapp no atendimento ao cliente em 5 passos

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Entre tantas funcionalidades, parece não haver dúvida para ninguém que o Whatsapp no atendimento ao cliente tem sido uma ótima ferramenta de comunicação e, ao mesmo tempo, de gestão para muitos negócios digitais.

Além de ser gratuita, ela permite um contato mais direto e até mesmo menos formal, o que acaba por aproximar empresa e cliente. Quer conhecer mais do Whatsapp como ferramenta de atendimento ao cliente? Continue lendo.

1 – Tenha a certeza de que esse é o melhor canal de comunicação

Não há dúvidas de que a primeira coisa para usar o Whatsapp no atendimento ao cliente é ter a certeza de que esse é o melhor canal de comunicação para você e para o seu público.

Afinal de contas, você pode usar o telefone, o e-mail, o atendimento presencial e muitos outros também. O que há de se considerar é que o Whatsapp tem sido um dos mais eficazes. Inclusive, com uma versão para empresas, o Whatsapp Business.

2 – Considere enviar respostas rápidas, ainda que respeite o horário de atendimento

O ponto número 2 é sobre a vantagem desse aplicativo de comunicação em enviar mensagens para os clientes ou para quem quer que seja. Estamos falando de algo instantâneo.

E, além disso, acaba sendo mais rápido do que o e-mail, já que a pessoa tem uma notificação que aparece na tela do celular. Agora, não seja alguém que envia mensagens, mesmo que automáticas, em horários impróprios, hein.

3 – Faça a integração do Whatsapp com toda a estrutura de atendimento ao cliente

Mais uma boa dica é sobre usar o Whatsapp como alternativa e como um dos vários canais de atendimento que você pode ter. Aliás, ele deve fazer parte do conjunto das técnicas de atendimento e não ficar isolado.

Ou seja, seria um erro grande você enviar mensagens por Whatsapp para a pessoa e não deixar isso registrado em um software. Mesmo que ele tenha o próprio histórico, vale a pena continuar usando sistemas de gestão de atendimento para padronizar essa área.

4 – Evite as formalidades, mas também não seja tão esdrúxulo com o cliente

Agora vem aqui outra das vantagens do Whatsapp no atendimento ao cliente. Saiba que por ser bem mais pessoa, ele também permite uma conversa mais informal com o seu público.

Assim, dá até para usar gírias. Aliás, empresas que têm feito estão conseguindo cada vez mais sucesso. Por outro lado, o problema está no uso exagerado dessa linguagem. Então, tenha sempre um ponto de equilíbrio no uso da formalidade ou informalidade no Whatsapp.

5 – Aprenda a usar o chatbot de forma útil e, ao mesmo tempo, com qualidade

E o último passo que temos aqui é sobre o chatbot. Ah, mas tem muita gente que vai dizer que isso não vale a pena ou que o cliente não vai gostar. A verdade é uma só: existem dúvidas que são comuns entre vários clientes. Então, é possível ter a mesma resposta.

Obviamente, tem situações que isso não vale a pena. Porém, você sempre pode deixar aquela opção do “fale com um atendente” disponível para quem gostar mais desse contato direto. No entanto, na maioria das vezes, dúvida sobre boletos e entregas podem ser padronizadas.

Os feedbacks

Talvez você nunca tenha notado ou pensado nisso. Porém, leve em conta que o Whatsapp, assim como todo meio de comunicação com o cliente, também pode ser uma ferramenta valiosa para você conseguir feedbacks no seu mercado. Sabia disso?

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A ferramenta é gratuita e tem mil utilidades, como você bem sabe. Logo, essa ideia do feedback é mais uma dela. E se você quiser saber como fazer esse tipo de pesquisa ou ter essa informação, entre em contato com a gente. Nós podemos ajudar você!