Entenda a diferença entre Hub e ERP

Tempo de leitura: 3 minutos

Independentemente se o seu negócio vai bem ou não, saiba que existem diversos sistemas e formas para fazer a gestão da sua empresa. No entanto, ter um ERP é diferente de ter um Hub, você sabia? Aliás, você sabe qual é a diferença entre Hub e ERP?

Fizemos esse texto para responder essa dúvida, que é muito comum hoje em dia. A notícia é que é muito mais fácil entender isso do que você poderia imaginar. E o melhor de tudo é que ERP e Hub podem trabalhar juntos, veja como isso é possível – e simples de ser feito.

O que são as plataformas

As plataformas de vendas são ideais para quem tem bastante volume de vendas. Elas servem para quem quer unir em um mesmo lugar todas as vendas feitas em vários e-commerces, lojas virtuais, marketplaces.

No entanto, o foco delas está somente para as vendas, sendo que elas não se “preocupam” com outros temas, como a questão do estoque, do fluxo de caixa, dos pedidos. É por isso que entender a diferença entre Hub e ERP. Veja mais sobre isso!

O que é ERP

Tem o principal objetivo de fazer a gestão de uma empresa. Ou seja, você vai notar que o uso quase sempre está voltado para questões como do pagamento de contas ou recebimento delas, além de emissões de notas fiscais, controle de estoque, entre outros.

É comum que um ERP tenha ligação direta com marketplace. Atualmente, no Brasil, o Bling é um dos ERPs mais usados. Ele é um sistema de ERP online, que já foi até citado aqui no nosso blog e você pode relembrar abaixo.

O que faz o sistema ERP online do Bling? Descubra 10 vantagens

O que é HUB

Ele tem o foco nos marketplaces do que, propriamente nas regras desse tipo de negócio digital. Ou seja, com ele dá para publicar produtos, gerenciar pedidos, controlar o estoque, automatizar processos e até mesmo atender clientes.

Talvez, a grande diferença entre Hub e ERP é que o ERP tenha mais influência na gestão administrativa da empresa enquanto que o HUB é mais eficiente na gestão da venda em marketplaces.

Para se ter uma ideia, a Ideris é considerada uma das maiores plataformas de integração do Brasil, sendo que permite integrar ERPs, marketplaces, lojas virtuais e até mesmo sistema de frete e os conciliadores financeiros.

Ideris – entenda o que é um integrador de marketplaces

Qual é o melhor

Se você entendeu os objetivos de cada um deles, possivelmente, sabe que não há uma resposta concreta para todo mundo. O que existe é aquele que é adequado para a atualidade de cada empreender digital hoje.

Se você peca na gestão da empresa, o ERP pode ajudar muito nisso. Se você é organizado com isso, porém, tem problemas com as vendas e a comunicação entre os vários marketplaces, então, o HUB pode ser o mais aconselhável para você.

Agora, nada impede que você tenha ambos. E o melhor é que tem como integrá-los também.

O que é um API

Supondo que você use um bom ERP e já tenha investido em um HUB, considere que pode ter também um API, que é justamente quem vai fazer a integração entre eles.

Ele pode ser personalizado conforme as regras de cada marketplace e, ao mesmo tempo, garante um processo de vendas mais automático.

Se você ficou interessado por esse assunto, agora que entende o que é um HUB, um ERP, um API, então, saiba que a nossa equipe está aqui para auxiliar você nas próximas decisões. Fique a vontade para nos contatar e tirar outras dúvidas.