Vitrine online: Como persuadir os consumidores a partir dessa estratégia?

Vitrine online: Como persuadir os consumidores a partir dessa estratégia?

Tempo de leitura: 5 minutos

A vitrine online é um conceito muito importante, porque o contato com o consumidor também se faz necessário quando se trata de vendas pela internet. Esse recurso atrai as pessoas e desperta a necessidade de consumo.

Ela é parte fundamental de uma loja virtual e se encarrega de exibir detalhes dos produtos à venda. Em linhas gerais, seu conceito é muito semelhante à vitrine de uma loja física, mas sem a necessidade de usar manequins, placas ou itens decorativos.

As vendas pela internet cresceram muito nos últimos anos, principalmente a partir de 2020. Isso se deve ao fato de que os consumidores modernos já perceberam todas as vantagens de comprar dessa forma.

Você pode escolher os produtos e serviços que deseja, sem precisar sair de casa, pagando um preço mais acessível e ainda recebe tudo no conforto do lar. Além disso, pessoas interessadas em ter o próprio negócio puderam tirar seus projetos do papel.

Mas é necessário persuadir os consumidores, e a vitrine online ajuda muito nesse sentido. Neste artigo, conheça o conceito de vitrine online, sua importância para os negócios e como a técnica ajuda a vender mais.

O que é uma vitrine online?

Vitrine online, também conhecida como vitrine virtual, é uma página na internet que possui um apelo visual maior e feita exclusivamente para exibir os produtos da plataforma.

Ela possui o mesmo conceito da vitrine usada nos estabelecimentos físicos, que possuem uma bela produção visual e personalizada com base na identidade do negócio e nos interesses do público.

Por exemplo, o site de uma doçaria pode exibir fotos de opções de docinhos finos para festa de 15 anos em uma vitrine online, facilitando assim a escolha de seus clientes.

É fundamental que ela seja bem produzida e esteja acessível ao público, mas é muito mais simples porque não exige o uso de manequins, itens decorativos e outros elementos comuns em uma vitrine de loja física.

A estratégia é tão eficiente que é comum que as empresas trabalhem com ela em suas plataformas de e-commerce. Trata-se de uma ação que traz mais destaque para o site e para os produtos que ele vende.

O melhor de tudo é que o lojista pode criar uma vitrine online em qualquer plataforma, inclusive nas redes sociais.

Importância da vitrine online

Quem vende produtos pela internet sabe muito bem que o apelo visual do item faz toda a diferença no momento da compra. O cliente quer saber tudo sobre a solução antes de comprá-la.

Por essa razão, garantir a satisfação dos consumidores sempre foi um desafio para o comércio digital. Isso acontece porque a compra a distância não permite tocar e analisar precisamente o produto.

Mas por meio de uma vitrine virtual, um fabricante de bateria tracionária moura pode demonstrar os produtos de seu catálogo de maneira mais simples e inteligente.

A ferramenta utiliza fotos que exploram o produto em diferentes ângulos, tornando a compra mais assertiva. Sem falar no fato de que quando as imagens são bem produzidas, trazem detalhes ricos sobre a solução.

Não dá nem mesmo para comparar a atratividade de uma vitrine com um texto sobre o produto. Quando o cliente está interessado em alguma coisa, analisa várias características para escolher o modelo que deseja, como:

  • Tamanho;
  • Cor;
  • Material;
  • Textura.

São pontos estéticos decisivos para que ele se sinta interessado em ler a descrição da mercadoria. A vitrine virtual é muito importante nesse sentido porque consegue atrair os olhares dos visitantes e despertardesperta a vontade de comprar.

De fato, as empresas estão sempre preocupadas com a qualidade de seus produtos e desejam que os clientes tenham ótimos resultados com a compra, mas existem outros elementos que ajudam a destacar a marca em seu mercado de atuação.

Quando alguém procura alguma coisa na internet, por exemplo, vitrificação cristalização, vai tentar encontrar uma opção que seja do seu agrado.

O consumidor quer saber sobre a qualidade do produto, uma vez que esse elemento é fundamental para o processo de compra, e a vitrine virtual consegue expor essa característica.

Se ele não puder entender um pouco mais sobre o produto, consequentemente não vai se interessar por ele. Sem falar no fato de que uma empresa que investe na divulgação de seus itens permite que mais pessoas conheçam o catálogo.

Como ajuda a aumentar as vendas

Quantas vezes as pessoas estão navegando por uma loja virtual ou até mesmo passeando pelo shopping center e ao passar pela vitrine encontram um produto que desejam comprar?

É esse sentimento que a vitrine virtual precisa despertar nos consumidores, e ela ajuda a aumentar as vendas por meio de suas vantagens. São elas:

Aumento da taxa de conversão

Uma pessoa só vai contratar uma auto escola para tirar cnh b se confiar na empresa e se puder entender a qualidade de seus serviços. A vitrine online cumpre o papel de transmitir o valor que uma solução pode levar para a vida do consumidor.

Uma plataforma e-commerce não deve estar apenas presente nos canais certos, ela também precisa saber se apresentar para o público.

Muitas pessoas podem ouvir falar sobre a marca, mas nada será capaz de gerar tanto impacto quanto o apelo visual da vitrine digital.

A página deve ser construída para atrair a atenção dos clientes de maneira eficiente, assim, vai gerar leads e avançá-los pelo funil de vendas mais rapidamente.

Pense, os visitantes não vão apenas ler sobre o produto, mas poder olhar com os seus próprios olhos a qualidade que ele oferece.

Ao elaborar sua vitrine virtual, uma loja de telha francesa de barro vai utilizar tecnologia acessível, portanto, terá em mãos uma ferramenta poderosa para aumentar as conversões em vendas.

Ambiente personalizado

Outra característica dessa ferramenta é que ela pode ser construída de maneira personalizada, considerando a identidade da companhia.

Isso significa que o lojista pode seguir o estilo da marca e seus objetivos, oferecendo uma experiência enriquecedora, assim como no caso de uma vitrine física.

Ele só precisa analisar o comportamento do público, ressaltar os detalhes sobre as mercadorias e manter o foco em todos os aspectos de interesse para o cliente.

Como resultado, o consumidor será impactado de maneira segmentada, algo que não seria possível em uma vitrine física, por conta da quantidade de elementos que podem distrair o cliente.

Isso vai desde os detalhes das fotos até as informações inseridas na descrição, e tudo isso ajuda a construir uma comunicação direcionada e realmente interessante para o visitante.

Melhora a experiência do consumidor

Hoje em dia, todas as empresas, como no caso de uma loja virtual de vinho tinto suave doce, precisam se preocupar com a experiência de compra do consumidor. Isso deve ser feito em todos os pontos de contato com o cliente.

A experiência acontece no atendimento, durante a compra em si, ao acessar a vitrine virtual, ao fazer o pagamento e assim por diante. Tudo precisa ser devidamente planejado para que os consumidores realmente se sintam satisfeitos.

Uma dica é se colocar no lugar do consumidor e imaginar tudo aquilo que ele precisa fazer para sentir vontade de comprar com a loja.

Mais do que escrever uma mera descrição, a vitrine virtual de uma loja de móveis com montador de guarda roupa deve incluir elementos imagéticos e textuais que facilitam e agilizam ainda mais a venda.

Aumenta as vendas em períodos sazonais

Ao longo do ano, os lojistas podem aproveitar várias datas para vender, pois são períodos em que as demandas são muito maiores.

Alguns exemplos mais comuns são a Black Friday, Dia das Mães, Natal, Dia dos Pais, entre outras que são verdadeiras tradições no Brasil e no mundo.

A vitrine pode ser totalmente preparada e decorada para essas épocas, trazendo mais lucros para o lojista. Aliás, todos os segmentos aproveitam esses períodos, como no caso de uma clínica de teste de audição por idade.

Mas no caso de uma plataforma e-commerce, tudo o que o lojista precisa fazer é deixar a vitrine em evidência, alterar seu título para uma linguagem mais especial, escolher onde ela será colocada e usar um sistema de recomendação.

Considerações finais

As vendas pela internet aumentaram muito, mas ao mesmo tempo a competitividade aumentou consideravelmente, e as lojas virtuais precisam usar os melhores recursos para aumentar suas vendas.

A vitrine digital é uma excelente ferramenta porque expõe as mercadorias para os clientes, destacando a qualidade dos produtos e todas as características que o consumidor deseja saber antes de comprar.

Para que a loja virtual seja um sucesso, esse elemento não pode faltar, e logo após criá-lo, já é possível sentir uma grande diferença nas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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