Para quem já possui um e-commerce ou pretende montar um, muitas vezes não sabe por onde iniciar as suas atividades e ter boas vendas. Por meio do marketing digital e suas estratégias é possível atingir esse objetivo.
Vender ou comprar pela internet já não é mais uma novidade, e nos últimos tempos, por ser uma maneira prática e confortável na aquisição de produtos ou serviços sem a necessidade de estar presente em uma loja física, se tornou a principal forma de compra das pessoas.
Existe uma infinidade de franquias de baixo custo alimentação oferecidas no ambiente on-line e um negócio dessa natureza funciona da mesma forma que um negócio físico, mas a loja virtual precisa planejar as suas estratégias para vendas e divulgações.
O Marketing Digital traz diversas soluções, através de estratégias diferenciadas que podem se encaixar em vários tipos de e-commerce, proporcionando bons resultados mas dependendo de cada estratégia usada.
Um e-commerce de vinho português suave, por exemplo, pode divulgar o seu produto em canais digitais, atingindo o público-alvo e conseguindo sucesso na internet, aumentando assim a sua margem de lucros.
Mas o que significa um e-commerce?
E-commerce, ou comércio eletrônico, é um modelo de negócio em que as transações comerciais são efetuadas totalmente pela internet, e o caminho vai desde a escolha do produto pelo cliente até a concretização do pedido, com o pagamento e opções de entrega.
Esse processo é realizado por meios digitais e a única etapa que escapa do ambiente on-line é a logística de entrega das mercadorias para o comprador, que é acertada entre a empresa e o consumidor na finalização da venda.
Um laudo pericial insalubridade e periculosidade pode ser adquirido por meio de um curso fornecido por uma empresa que esteja na internet, por exemplo, e o pagamento das parcelas normalmente é efetuado mediante as informações de um cartão de crédito.
Como funciona o e-commerce?
Primeiramente o cliente chega à loja virtual, escolhe o produto na quantidade desejada e os coloca no carrinho de compras.
Depois, ele segue para a página de finalização do pedido e antes de encerrá-lo o cliente preenche seus dados de contato como e-mail e telefone e dados de seu endereço como CEP, para que a loja possa calcular o preço do frete e entrar em contato com atualizações.
Em seguida, ela vai para o pagamento e escolhe entre as opções que podem ser cartão de crédito ou débito, boleto ou transferência bancária para quitar sua dívida na compra de uma tela de proteção infantil, por exemplo.
Quando o pagamento é aprovado, a loja virtual envia o produto através dos Correios ou por meio de uma transportadora privatizada e a encomenda chega no endereço informado pelo cliente.
O Marketing digital auxiliando nas vendas
O marketing digital pode ajudar nas vendas de um e-commerce, quando suas estratégias são aplicadas corretamente pelo responsável da loja virtual e não necessariamente ele precisa de um profissional na área mas, surgindo dúvidas, é bom contratar um.
Então, o marketing digital pode ajudar no aumento das vendas de produtos e serviços, alavancando a entrada financeira mas, o gestor do comércio, precisa seguir os procedimentos que a lista abaixo mostra:
- Elaborar o composto de marketing: praça, produto, preço e promoção;
- Segmentar o público-alvo;
- Definir o posicionamento do e-commerce no mercado atuante;
- Selecionar os canais de divulgação de produtos e serviços.
É essencial seguir os 4 P’s do Marketing, são eles: Praça; Produto; Preço e Promoção, para que o e-commerce possa definir exatamente as suas condutas e dessa forma realizar seu trabalho da melhor forma possível.
Assim como também é importante segmentar o público-alvo, identificando os clientes potenciais e priorizar aqueles que realmente tem interesse no serviço de colocação de reforço estrutural em pilares. Trata-se de um público bem diferenciado para cada ramo.
Essa segmentação é realizada de diferentes maneiras, já que é imprescindível identificar o cliente interessado. Os tipos de segmentação são as seguintes:
- Geográfica – por região ou estado;
- Demográfica – idade, gênero e estado civil;
- Socioeconômica – renda e tipo de ocupação;
- Psicográfica – estilo de vida do cliente;
- Por benefício – a pessoa vai ou não valorizar o produto?;
- Comportamental – a convivência social e o momento de compra.
Seja qual for a escolha, é necessário elaborar hipóteses a respeito das reais necessidades e motivações que vão mover os futuros clientes a efetuarem suas compras, desde que conheçam exatamente o que o e-commerce está oferecendo.
Com as respostas dos questionamentos efetuados, o e-commerce de sacola plástica branca personalizada consegue identificar qual é o seu posicionamento dentro do mercado, principalmente diante de uma concorrência tão acirrada.
E, por fim, é hora de selecionar os canais de comunicação com os clientes, para realizar a divulgação de seus produtos e serviços, seja por meio de blogs, sites institucionais ou redes sociais como o Facebook ou o Instagram, por exemplo.
Essas mídias sociais sempre fornecem bons resultados, porque é uma forma de contato com os prováveis clientes, mesmo porque elas, muitas vezes, disponibilizam com frequência os comentários da loja, produto, serviço ou marca.
Estratégias de Marketing Digital para e-commerce
Para aplicar ações de Marketing Digital em uma loja virtual, o primeiro passo é elaborar um bom plano de marketing, definindo os objetivos, público-alvo e as personas, ou seja o perfil semi-fictício do cliente ideal.
Elaborado o planejamento, o e-commerce consegue vender mais e a lista abaixo mostra 9 estratégias que podem ser implementadas em uma loja virtual que comercializa frutas para empresas, tais como:
- Inbound Marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Mídia paga;
- SEO;
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- Remarketing;
- Marketing de influência;
- Marketing de afiliados.
A seguir é importante explicar o funcionamento de cada uma dessas estratégias, para o bom entendimento de sua aplicabilidade em um e-commerce:
Conhecido como Marketing de atração, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair, converter, vender e encantar os clientes.
Ele deve oferecer soluções para as dores, necessidades e desejos dos consumidores que estão em busca de informações daquilo que pretendem adquirir, como uma prótese auditiva digital, por exemplo.
Isso é feito principalmente através da produção e divulgação de conteúdos relevantes, direcionados para as personas e para as etapas em que elas se localizam no funil de vendas – o chamado Marketing de Conteúdo.
Já, as estratégias do Marketing de conteúdo são usadas para criar e divulgar conteúdos relevantes para atrair, engajar e fidelizar o público, aumentando o volume de negócios e dando autoridade a uma marca.
Esses conteúdos podem ser veiculados em diferentes formatos e canais, como artigos para blog, postagens nas redes sociais, imagens e vídeos, colocando-os nas páginas de produtos da loja virtual, atingindo mais consumidores.
A utilização do SEO, que se trata da otimização para mecanismos de busca, como o Google, são práticas que objetivam que o site de um e-commerce possa atingir os primeiros resultados nas pesquisas.
Essa estratégia auxilia a loja virtual a conquistar visibilidade, permitindo que ela seja encontrada facilmente pelos consumidores em suas buscas pela internet e isso acaba gerando mais tráfego e oportunidades de novos negócios.
Já, as redes sociais são canais essenciais para realizar trabalhos de marketing digital para o e-commerce, pois elas fortalecem a imagem da loja virtual, aumentando e engajando a audiência, gerando vendas e o contato com os clientes.
O uso do e-mail é uma excelente ferramenta para alimentar clientes e potenciais clientes, por meio de conteúdos relevantes, fortalecendo o relacionamento entre loja e consumidor, criando mais chances de conversão.
Quanto ao remarketing, também conhecido como retargeting, trata-se de uma estratégia de mídia paga, com algum usuário que teve alguma interação com a loja, mas que por algum motivo não efetuou nenhuma compra.
Essa prática faz com que o cliente relembre a loja, como também dos itens que lhe interessaram. Isso aumenta a chance de uma compra ser finalizada. É uma excelente estratégia para recuperar carrinhos que foram abandonados.
O marketing de influência e o marketing de afiliados não só promovem o e-commerce, como também conquistam novos consumidores.
Influenciadores certos geram valor para a audiência. Marketing de afiliados trabalha para promover o e-commerce.
Considerações finais
O marketing digital com suas estratégias pode fazer com que um e-commerce aumente não só a lista de seus clientes, como também ajuda a alavancar as possibilidades de novas negociações e vendas.
Essas estratégias são formas de promover uma loja virtual e fazer com que ela consiga também fidelizar os clientes e chamar outros de volta, principalmente se eles abandonaram o carrinho de compras por algum motivo.
Portanto, o marketing digital auxilia muito no aumento das vendas de produtos e serviços, e é preciso levar em consideração a produção de conteúdos relevantes, porque são eles que vão atrair clientes e potenciais clientes.
Para quem pretende montar um e-commerce ou já possui uma loja virtual é fundamental aplicar essas estratégias, pois somente assim as vendas são garantidas, aumentando exponencialmente a margem de lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.