Será que vender na Shopee vale a pena?
Já vou começar com uma boa notícia: a Shopee quer atrair novos clientes para se tornar um dos maiores markeplace do país e do mundo. Por isso, não está cobrando a taxa de inscrição e a comissão é de 5% sobre vendas e anúncios. Então, vender na Shopee vale a pena?
Desse ponto de vista financeiro, com certeza, essa é uma boa ideia para quem quer vender na internet. E sem contar ainda com o fato de que dá para ter o “frete free”, ou seja, o frete grátis. E ainda tem cupons no aplicativos. Só que há algumas regras. Vejamos!
As vantagens da Shopee
A Shopee oferece ao seu vendedor algumas vantagens atrativas além das taxas de comissão. Por exemplo, eles dizem que possuem mais de 200 milhões de aplicativos baixados, o que quer dizer que o número de clientes e possíveis compradores é grande.
E para quem não sabe, a Shopee é a o aplicativo de compras mais usado no Sudeste Asiático e achegou recentemente no Brasil. Hoje, está ativo em praticamente todas as regiões do país, sendo que dá ao cliente consumidor a vantagem do frete grátis.
A regra do frete é a seguinte: há cupons de desconto no frete no aplicativo. Assim, para pedidos de até R$ 50, a pessoa consegue um desconto de até R$ 20 no valor do frete. Se a compra for acima de R$ 50, o desconto vai até R$ 30. E fica limitado há 5 compras.
Todas essas informações estão descritas lá na Shopee.
A criação da loja online
Se você gostou da ideia e do valor da comissão é quer ter a sua loja online na Shopee, o passo a passo é muito rápido. E você só tem que criar um cadastro inicial. A plataforma verifica o seu número de telefone e o endereço de e-mail.
Depois, você já cai na Central do Vendedor e começa a criar a sua marca. Nesse passo também será preciso enviar os dados da empresa, como CNPJ. Mas, se você não tem ainda, dá para usar o CPF também.
Por fim, vem os dados que ficarão visíveis para os compradores, como o nome da sua loja online, as imagens e os vídeos, além da descrição da loja. Nesse último tópico dá para contar mais sobre a história da loja, os tipos de produtos, etc.
Loja criada, o próximo passo é criar os anúncios para começar a vender.
A criação dos anúncios na Shopee
Com a loja criada na Shopee, agora é hora de você fazer anúncios para ser encontrado pelas pessoas que consomem. Tudo isso pode ser feito de modo rápido na Central do Vendedor.
Lá você adiciona os produtos, preenche os nomes, coloca as categorias, a descrição. Também dá para incluir fotos. Assim, quando receber o primeiro pedido, você pode fazer o envio, através do empacotamento e da postagem.
E basta levar o produto e a embalagem até os Correios.
As dicas para vender mais na Shopee
Como em todo marketplace, para considerar que vender na Shopee vale a pena existem algumas dicas que faz todo sentido na hora de vender mais e vender melhor. Por exemplo, você deve enviar o produto sempre no prazo estipulado para evitar o cancelamento do pedido.
Isso faz com que você aumente a confiança do cliente. Além do mais, se usar fotos autênticas e de boa qualidade, isso também dá uma boa impressão para o cliente ou futuro cliente. E as descrições devem ser precisas e detalhadas.
Ainda há dicas sobre usar o chat para atendimento, direcionar o fluxo da loja e seguir as normas de vendedor Shopee. E para quem quiser saber mais dessas dicas todas, continue lendo as matérias do meu blog ou me envie um direct.
10 Tópicos para vender na Shopee
- Faça uma boa primeira impressão: Ao criar sua loja, certifique-se de ter um nome de usuário e imagem de perfil atraentes e memoráveis. Isso ajudará a diferenciar sua loja das outras e torná-la mais memorável para os clientes.
- Capriche na descrição dos produtos: Sua descrição de produto é o que convence os clientes a comprar, então faça uma descrição completa e atraente. Destaque as características e benefícios do produto, inclua fotos de alta qualidade e especifique as dimensões e materiais.
- Ofereça preços competitivos: Os clientes estão sempre procurando boas ofertas, então certifique-se de que seus preços estejam competitivos. Mas lembre-se de que o preço não é tudo – a qualidade dos seus produtos e o serviço ao cliente também são importantes.
- Dê atenção ao atendimento: Seus clientes são sua maior prioridade, então responda rapidamente às suas perguntas e preocupações. Seja cortês e atencioso em todas as interações com o cliente, e faça o possível para resolver quaisquer problemas que possam surgir.
- Use o poder das avaliações: As avaliações dos clientes são uma das maiores influências na decisão de compra de um cliente, então incentive-os a deixar avaliações positivas. Responda a todas as avaliações, sejam elas positivas ou negativas, para mostrar que você valoriza a opinião do cliente.
- Ofereça frete grátis sempre que possível: O frete grátis é um grande incentivo para os clientes comprarem, então ofereça-o sempre que possível. Considere incorporar o custo do frete no preço do produto para torná-lo mais atraente.
- Ofereça promoções e descontos: As promoções e descontos são uma ótima maneira de atrair clientes para sua loja e incentivar a compra. Considere oferecer descontos em itens específicos ou em compras acima de um determinado valor.
- Atualize sua loja regularmente: Mantenha sua loja atualizada com novos produtos e ofertas para manter os clientes interessados e voltando. Considere também melhorias na aparência da loja para melhorar a experiência de compra do cliente.
- Seja honesto e transparente: Seja honesto sobre os produtos que você vende e quaisquer políticas de devolução ou garantias que você ofereça. Isso ajuda a construir a confiança do cliente e a fidelidade à marca.
- Peça feedback e use-o para melhorar: Peça feedback aos clientes sobre sua experiência de compra e use-o para melhorar sua loja e seu atendimento ao cliente. Isso ajudará a construir uma base sólida de clientes fiéis que adoram comprar em sua loja.