Como fazer divulgação de loja no Instagram? Com Fotos, Textos e Vídeos

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já se perguntou o que deveria postar no seu Instagram e no da sua loja para ser atrativo o suficiente para quem segue você? Hoje, eu vim aqui para falar desse ponto mesmo. Após esses 5 minutos de leitura você vai saber como fazer divulgação de loja no Instagram.

Inclusive, vai saber isso com condições para usar as principais ferramentas disponíveis nessa rede social, que é a que mais cresce no mundo: fotos, textos e vídeos. Inclusive, vou citar uma pesquisa que fala sobre o melhor horário para postar no Instagram. Leia até o fim para saber.

As fotos

Não dá para começar de outro jeito sem falar das fotos porque são elas (as imagens) que fazem o maior sucesso nessa rede social, né. Se você estudar a história do Instagram vai ver que é “uma rede social criada para fotos”.

Bom, só que tem uma coisa: o que se destaque é o que tem qualidade. Portanto, estou falando de fotos boas, hein. Independente da sua área de atuação ou do tamanho da sua loja virtual, saiba que dá para pensar em imagens icônicas, de qualidade, bem enquadradas, com efeitos.

Curiosamente, considere usar programas como VSCO e InstaBox para editar as fotos.

Os textos

Ainda que não tenha o mesmo efeito das fotos, os textos são ótimos porque complementam a ideia. É isso mesmo: as vezes até dá para dizer muito com uma única imagem. No entanto, inserir uma legenda já fará toda a diferença para que o público entenda a mensagem.

Por isso, na hora de divulgar a sua empresa, seja com um anúncio focado em vendas ou com uma imagem de bastidores, considere ter um texto bacana, que se enquadre na política dessa rede social e complemente a sua fotografia. Ok?

Lembre-se que a melhor aposta está em usar legendas criativas, curtas e com hashtags.

Os vídeos

Por último, a dica é sobre uma mídia que tem ganhado cada vez mais espaço no Instagram. E isso se prova pela criação de ferramentas focadas nisso, como o Reels e IGTV, que são ótimos para esse tipo de conteúdo. Agora, a pergunta é: o que postar de vídeos no Instagram?

Considere que uma boa resposta é saber usar as ferramentas. Por isso, no stories, os vídeos não devem passar de 60 segundos. Isso trará um melhor engajamento para o seu público. Inclusive, o Boomerang, que é um tipo de filtro, tem sido muito aceito.

Leia também: 7 dicas de como criar stories de instagram interessante

Já outras ferramentas permitem vídeos mais longos, como o IGTV, com horas de gravação.

Qual é o melhor horário para postar no Instagram

Como prometido no começo do texto, aqui está o tópico final. Até mesmo porque se a ideia é falar sobre como fazer divulgação de loja no Instagram, a gente também precisa mencionar o horário. Aliás, o melhor horário, correto?

No entanto, saiba que não há uma resposta única e ideal para isso. Tudo vai depender da sua gestão e do seu planejamento de marketing. Mas, há uma boa notícia. Eu encontrei uma pesquisa da TrackMaven, que cita um dado importante e útil para você.

Eles dizem que as pessoas acessam o Instagram com mais frequência aos finais de semana, entre as 13 horas e as 18 horas. Sendo que o horário mais preferido mesmo é entre 17 horas e 18 horas. Só que como falei não tem mágica ou resposta única. O jeito é testar as postagens.

Aliás, você sabe como gerenciar o Instagram de forma simples? Esse será o próximo artigo que vamos publicar aqui, onde vamos citar alguns aplicativos que permite isso. (Atualização: eu já criei o conteúdo e você pode ler agora mesmo).