Storytelling: Entenda como a história da sua marca pode te ajudar a vender
O Storytelling é um método de apresentação disseminado dentro do marketing digital, podendo ser utilizado em e-mail, blog, posts, redes sociais e etc.
Para utilizá-lo, é crucial ter habilidades de escrita criativa, já que essa é uma estratégia que apresenta uma solução através de uma história para prender a atenção do cliente.
Por exemplo, em uma empresa de empacotadora de leite automática, uma forma de utilizar o Storytelling seria contar sobre a história do fundador, do mercado ou da empresa para organizar uma apresentação objetiva.
Ouvir uma história pode fazer com que os clientes compreendam e se sintam parte da história e, portanto, da empresa.
Qualquer produto ou serviço dentro do mercado podem ser apresentados por meio de uma história para que a experiência para o cliente possa ser dinâmica e entretida.
Uma história pode ser contada em vários formatos dependendo do público. Por isso, é necessário compreender o público-alvo para criar o canal comunicativo adequado para a história chamar a atenção.
As histórias ajudam a atrair a atenção dos clientes na hora de fazer uma oferta ou oferecer um conteúdo informativo sobre o produto.
Por exemplo, uma empresa que faz conserto tela notebook acer pode criar a história de um personagem que precisou consertar o seu computador e saiu da loja satisfeito.
As histórias podem passar mensagens de uma forma mais humana e natural, o que aumenta a conexão e a relação com o consumidor.
Mas é importante entender que não é apenas contando uma história para a marca vender. Para isso, é necessário ter um bom produto e utilizar vários canais de comunicação para encontrar o público-alvo certo.
De qualquer forma, o Storytelling é uma forma simples de vender mais durante o planejamento de campanhas comerciais.
Definição de Storytelling
Contar histórias é o processo de organizar, interpretar e apresentar informações sobre uma pessoa, evento ou assunto de forma que estes sejam interessantes e significativos.
Contar histórias é frequentemente utilizado como uma atividade falada, mas também pode ser feita de outras formas.
As histórias são uma parte importante de muitas culturas humanas, e praticamente todas as culturas humanas possuem a narrativa como um processo para transmitir experiências e ensinamentos.
A escrita de histórias pode ser vista como uma profissão dentro do mercado. Uma empresa que faz laudo periculosidade eletricista, pode contratar um(a) profissional para promover um Storytelling para convencer os leads sobre a importância do laudo.
Contar histórias é uma das formas mais antigas de transmitir informações e ainda tem muito poder. É uma forma de transmitir conhecimentos, valores e costumes de uma geração a outra.
A pessoa que conta a história pode ser chamada de narrador. Ao contar uma história, o(a) profissional tem a liberdade de escolher uma situação real ou fictícia, a depender da criatividade e objetividade com que a construção da narrativa é feita.
Contar uma história é um tipo de arte da performance, onde o narrador está contando a vida de pessoas que não estão presentes. Pode ser uma narração oral ou uma escrita. Há dois tipos de narração: direta e indireta.
Por que o Storytelling é importante?
O Storytelling é importante porque nós sempre contamos histórias sobre coisas que nos interessam.
Por exemplo, ao passar por uma experiência única em um serviço de portaria, se for algo realmente diferente, é comum contarmos a história do que aconteceu quando nos encontrarmos com alguma pessoa de intimidade.
Para ter sucesso com as mídias sociais e ter campanhas comerciais assertivas, uma empresa ou marca precisa elaborar estratégias para prender a atenção do usuário e engajá-lo com a proposta da organização.
Para isso, o Storytelling é uma ótima forma de captar a atenção do público de modo a engajá-lo em uma campanha.
Atualmente, grandes organizações já compreenderam a importância das histórias e aproveitam grandes benefícios com isso.
A indústria do entretenimento promove filmes, novelas, livros, afins, e estes contam com o engajamento dos usuários com as histórias contadas.
Está-se sempre procurando por histórias fascinantes que levem todos a partir para uma montanha russa de poderosas emoções.
A pesquisa tem demonstrado que as pessoas com mais habilidades narrativas tendem a ser as pessoas mais influentes. Isso significa que o Storytelling é, também, uma ferramenta de persuasão para empresas.
Dessa forma, o Storytelling é uma estratégia de escrita que pode ser utilizada para oferecer desde um jive pabx até outros produtos encontrados na internet.
O storytelling é uma técnica de persuasão muito antiga, que consiste em contar uma história para convencer alguém da validade de uma ideia.
Para esse efeito, as histórias são selecionadas, curtidas e construídas de forma a transmitir a mensagem que o contador pretende. Por isso, ele está sendo muito utilizado e visado por empresas para construírem campanhas comerciais.
Como o Storytelling pode ajudar uma empresa
É evidente que as empresas estão a competir cada vez mais acirradamente para atrair atenção e captar leads para vendas.
É por isso que é essencial para que as empresas tenham uma identidade forte no mercado.
Hoje, pode não ser suficiente uma boa ideia para um produto ou serviço se ela não for apresentada corretamente, por isso é preciso existir um sentimento de pertença a essa ideia por parte dos consumidores para que eles se engajem nas campanhas.
Ao contar uma história, é possível ativar esse sentimento de interesse e descoberta para fornecer aos consumidores o conteúdo em uma forma criativa e descontraída.
Por exemplo, ao elaborar uma campanha de perícia trabalhista e previdenciária, uma organização pode transcrever o formato do conteúdo em uma história para que assim o consumidor fique mais atraído pela campanha.
O storytelling é o processo de narrar histórias que valorizam a marca e ajudam a construir identidade.
É preciso que a história do texto esteja relacionada com um produto, uma experiência, um serviço, um tópico de conversa, um ambiente para que o objetivo de vendas faça sentido.
Storytelling é uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a se conectarem com uma marca.
Por meio do Storytelling, é possível analisar o problema de um cliente e oferecer as soluções de uma forma mais clara e criativa.
Para isso, é necessário identificar os problemas dos clientes e apresentar uma solução coerente com a apresentação do produto, mostrando que a solução proporciona o bem-estar que o cliente procura.
Com o Storytelling é possível criar um relacionamento íntimo e profundo, sendo decisivo para divulgar a marca e fidelizar os clientes potenciais.
O Storytelling é uma estratégia que tem sido usada para aumentar o engajamento dos consumidores com as marcas. Dentre os benefícios que este tipo de estratégia traz podemos destacar:
- Assertividade em campanhas comerciais;
- Melhor retorno sobre o investimento;
- Relacionamento próximo com o cliente;
- Captura de leads qualificados;
- Campanhas de marketing personalizadas;
- Comunicação única e diferenciada.
Para fazer um Storytelling que converta campanhas comerciais é importante criar um ambiente que organize de forma criativa uma história que ele possa se identificar.
Por exemplo, se uma empresa vende um closet planejado com penteadeira, será muito mais assertivo contar uma história para mostrar os benefícios do produto do que apenas listar todas as características.
Considerações finais
O relato da história é muito poderoso. O Storytelling é uma estratégia de escrita do Copywriting que permite uma empresa apresentar o conteúdo de uma forma descontraída e assertiva, criando um vínculo emocional com o consumidor.
Essa é uma ótima forma de diferenciar a apresentação de produtos ou serviços, sendo fundamentais para elaborar campanhas de marketing personalizadas para criar um canal comunicativo mais direto e íntimo com o consumidor.
Um dos principais ativos de qualquer empresa é a sua história: a sua trajetória, os seus problemas, os seus momentos de glória, a sua personalidade.
Aproveitar esses pontos-chave é o primeiro passo para construir uma narrativa que é relevante para o negócio. Quando se consegue capturar essas características, é possível construir uma história que funcione de forma natural e única para a marca.
Assim, ao utilizar o Storytelling, uma empresa pode destacar-se de forma competitiva no mercado para dificultar a performance do nicho de atuação. Ao utilizar o Storytelling, a empresa pode aproveitar mais fluxo de visitas e conversões.
Dessa forma, o Storytelling pode ser usado em blog posts, publicações em redes sociais, e-mail marketing, marketing de influência, etc.
As possibilidades do Storytelling são muitas e todas as empresas podem aproveitar seus benefícios, desde uma empresa que vende automação de porta de vidro até empresas que vendem serviços de assinatura.
Portanto, vale a pena implementar o processo criativo do Storytelling para os processos comerciais de uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.