5 dicas para sua loja vender mais online
Existem algumas diferenças entre vender bem, vender e online. Isso porque as vendas online devem ser pensadas como uma categoria própria, na qual a produtividade e o aumento da receita podem ser obtidas de forma bem diferente das vendas presenciais.
Outro ponto que é muito importante considerar é que vendas online não significam necessariamente apenas as vendas que são realizadas através de e-commerce da empresa ou loja virtual, mas sim toda uma gama de ferramentas online.
Entre os mecanismos que podem ser usados hoje em dia para aumentar as vendas online, estão não somente o uso de redes sociais e marketplaces, mas também ampliar sua proximidade e alcance junto ao público com o marketing digital.
Para comercialização de etiqueta metalizada personalizada, por exemplo, é possível que a venda seja feita por redes sociais utilizando anúncios patrocinados, com foco em pessoas que demonstrem interesse em produtos infantis, o que pode trazer um ótimo resultado.
Por isso, quando se fala em aumentar vendas online, é essencial focar em todos os aspectos da venda, desde a boa apresentação da marca, captação do cliente e conhecimento do público até o pós-vendas, que deve ser igualmente atencioso.
Visto isso, este artigo trará as seis melhores dicas para ampliar vendas online e garantir que a marca consiga atingir todo seu potencial na internet, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de aquisição de clientes.
Conhecer bem o público
O conhecimento a fundo do público, de suas particularidades, como preferências, valor médio de ticket para uso naquele produto, horário mais suscetível de compra e de suas tendências pode fazer toda diferença no momento de ampliar suas vendas.
Afinal, tentar realizar a venda de uma empilhadeira a gás hyster para um pequeno artesão que realiza suas peças em casa e não tem um grande estoque para utilizar a máquina será um gasto de recursos sem retorno.
Por isso, a chave de qualquer venda é saber para quem o produto deve ser ofertado. Quando se fala em venda online, essas informações se tornam ainda mais essenciais, pois o conhecimento também ajudará a entender quais as tendências online.
Para tanto, deve-se ter a informação se o público alvo utiliza redes sociais, se tem hábito de adquirir produtos de anúncios patrocinados, indicado por influenciadores ou, ainda, se não realiza compras pela internet.
Tudo isso deve ser minuciosamente analisado no momento da montagem da estratégia, que pode se basear em algumas perguntas:
- Quem é o cliente?
- Qual o ticket médio?
- Como ampliar o retorno, se já houve aquisição anterior?
- Quais são os hábitos digitais desse público?
- Que tipo de marketing terá mais efeito?
Esses são apenas alguns dos questionamentos que devem nortear a estratégia, uma vez que deve ser focada e nem sempre será óbvia.
Se uma mãe está buscando lembrancinhas para a festa de seu filho, é muito possível que uma maquina de impressão digital em tecido seja útil.
É possível que essa mãe queira, por exemplo, realizar impressão do rosto do filho em algumas camisetas para a família poder guardar de recordação e, nesse caso, a associação entre a busca e produto não é óbvia mas tem toda relação.
Sendo assim, conhecer bem o público já é meio caminho andado para conseguir maior proximidade para ampliar as vendas de forma digital.
Investir em marketing digital
Se a intenção é aumentar as vendas justamente de forma online, parece pouco produtivo investir em flyers para fazer a propaganda do site da empresa. Deve-se ter em mente que é mais fácil o consumidor clicar em um link que entrar no site sozinho, a partir de um folheto.
Por isso, para uma empresa de jardinagem para condomínios, pensar em uma estratégia junto a uma influenciadora famosa e que mostre seus jardins com um link na tela poderá ser muito proveitoso, pois encurta os passos do consumidor.
Na prática, é simples: quanto mais dificuldade o cliente encontrar para concluir a venda, menos provável será que ele o faça. Ainda que ele se interesse pelo produto ou serviço, na correria do cotidiano a maioria das pessoas não tem tempo de buscar uma empresa.
Ou seja, a intenção é que, ao investir em marketing digital, a marca não somente se torne mais conhecida facilmente, mas também que a facilidade do anúncio se estenda a experiência de compra.
Foco na experiência do cliente
Como mencionado no tópico anterior, a experiência do cliente deve estar no centro de qualquer estratégia de venda online, uma vez que essa, sim, será a garantia de que ele poderá concluir a compra e se tornar cliente.
Por isso, alguns pontos devem ser muito bem pensados, entre eles: a facilidade de acesso do site da empresa ou do canal para comunicação, garantindo que o cliente possa fazer o contato para ver catálogo, tirar dúvidas e realizar a venda em si.
Outro ponto muito importante é que o site que a venda é realizada seja responsivo, ou seja, que seja leve para carregamento, que mostre imagens no momento que o cliente pretende ver e que esteja sempre em funcionamento, para garantir que a venda seja realizada.
Infelizmente, a maioria das pessoas deixará de realizar uma compra se o site que está navegando apresentar muitos erros ou a empresa demorar muito para dar um retorno em relação a alguma dúvida.
Se uma pessoa pretende adquirir etiquetas adesivas kraft e demora para ter um retorno sobre o prazo de entrega, é quase certo que procurará outra empresa que ofereça o retorno mais rapidamente.
Dessa forma, a experiência do cliente deve ser considerada antes de tudo, desde seu primeiro contato com a marca e, até mesmo, em um caso de abandono de carrinho ou necessidade de suporte pós-vendas.
Atenção no pós-vendas
Nesse mesmo sentido da experiência do cliente, o pós-vendas tem o mesmo peso hoje em dia, em especial com a possibilidade de acessar a reputação de empresas em sites que arquivam reclamações.
Por isso, um pós-vendas impecável também é uma das chaves para ampliar as vendas, tanto para fidelizar clientes quanto para criar uma boa reputação para clientes novos.
Uma pessoa que busca câmera de monitoramento via internet e se depara com inúmeros elogios à uma empresa, ou, ainda, que vê que as reclamações que ocorreram foram resolvidas com gentileza e rapidez, poderá ter mais confiança no momento da aquisição.
Então, a dica aqui é focar para que o atendimento após a venda seja tão impecável quanto toda a jornada do cliente, garantindo que ele saiba que segue sendo relevante para a empresa e que poderá contar em uma nova compra.
O mesmo vale para casos em que a venda não foi concluída, pois é possível ainda tentar novos contatos e garantir que aquele cliente crie uma proximidade com a marca, mesmo que não realize a aquisição.
Para tanto, é fundamental focar em estratégias que visem o chamado “abandono de carrinho”, que ocorre quando o cliente chega a escolher o produto, mas não conclui a compra.
Nesses casos, anúncios patrocinados e até mesmo uso de CRM bem direcionado podem fazer toda a diferença para garantir a conversão e o retorno do cliente ao ponto que parou.
Priorizar a inovação
Todo negócio pode se beneficiar de mais inovação, seja na maneira que as vendas são realizadas, na aposta para o marketing ou no contato diário com clientes, como uso de picking automatizado.
Por isso, a chave para ampliar as vendas é pensar fora da caixa, tentando alcançar ainda campos que não foram tocados pela marca e que podem ser bons mercados, como novas redes sociais, e-mail marketing e bom uso de CRM.
Outro ponto fundamental é garantir que a loja esteja presente em marketplaces e que mais pessoas possam encontrar a marca, fazendo com que seu alcance seja aumentado.
No caso de uma loja de autopeças que oferece direção eletro hidráulica astra, é crucial que esteja presente virtualmente em grupos e comunidades de pessoas que trocam informações sobre carros, por exemplo.
Novas ferramentas podem fazer toda a diferença e oferecer ainda mais alternativas para que a loja possa não somente crescer suas vendas, mas também fazer a manutenção na sua forma de vender online.
Considerações finais
Ampliar as vendas online, assim como a presença da marca junto aos consumidores e o alcance que tem em outros mercados pode parecer um desafio sem as estratégias e ferramentas certas para isso.
Contudo, pensar fora da caixa, garantindo inovações para a empresa e fazer um ótimo uso de marketing digital podem ser bons caminhos para que a marca se reinvente e chegue a novos consumidores.
Além disso, garantir que a experiência do cliente e os pós-vendas seja excelente fará não somente com que os clientes atuais se tornem fiéis, como também melhora a reputação da companhia para realização de novas vendas.
A chave é sempre buscar a atualização da empresa, dos produtos ou serviços e das estratégias escolhidas para sua divulgação, criando boas relações com os consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.