Dentro do mundo do empreendedorismo digital, uma das maiores dificuldades é entender a questão visual. Mas, isso deveria ser exatamente o oposto. Afinal, ao entender imagens, desenhos e gráficos, você poderia gerar mais resultado. Hoje, vamos dar o pontapé inicial entendendo o que é flat design.
A poluição visual na internet
Atualmente, a poluição visual causada pela quantidade de anúncios é notável até mesmo por quem não sabe nada de marketing.
Com isso, deixar um site otimizado e capacitado para atrair uma boa quantidade de pessoas não é tão simples como parece ser. Logo, aumentar as vendas é um desafio e tanto para os empreendedores digitais da atualidade!
É isto que torna ainda mais desafiador todo o processo de planejamento e criação. Mas, quando pensamos na quantidade de anúncios e de poluição visual existentes fica fácil ver como podemos vencer a concorrência.
Para isso, há alguns anos surgiu uma tendência interessante que busca justamente navegar na contramão desse exagero. Estamos falando do flat design, que vamos apresentar abaixo.
Limpando o visual da internet
Este modelo tem como principal característica ser uma iniciativa que visa limpar o visual da internet. É simples assim. Para isso, a ideia é deixar o design mais claro e limpo.
Portanto, o flat design pode ser algo como “design plano”. Assim, ele busca deixar os anúncios mais objetivos, economizando nos efeitos e nas cores. Além de permitir uma visualização muito menos invasiva aos olhos das pessoas.
A intenção é eliminar de modo eficaz tudo que possa causar qualquer tipo de interferência visual. Então, temos o seguinte resultado: mais direcionamento e menos distrações na navegação dos internautas.
As características do flat design
Agora que ficou mais fácil sabe o que é flat design, vamos focar mais nessa ferramenta tão moderna.
Dentro do conceito de flat design é possível identificar que um dos pilares mais importantes que sustentam esta tendência: a simplicidade!
A ideia do “menos é mais” realmente faz sentido nesse caso, especialmente, quando pensamos numa formatação objetiva. A partir disso, veja o que forma o conceito, através das características mais conhecidas.
1 – A informação deve ser privilegiada
Podemos afirmar que a informação é o grande foco. Por isso, na hora de criar um layout para anúncios e para suas páginas, pense nisso.
A intenção é deixar de usar elementos que simulem tridimensionalidade entre as interfaces. Com isso, você usará a simplicidade e a objetividade como pincéis do quadro.
O que realmente importa dentro de uma estratégia que se paute pelo flat design é a informação, que deverá ser privilegiada e destacada, para que as pessoas tenham em mente sobre o que realmente se trata o anúncio.
2 – O visual tem que ser econômico
O visual fica muito mais econômico quando entra no conceito do flat design. Por conta disto, não é indicado usar cores muito fortes e marcantes.
A ideia é oposta: usar proporções mais minimalistas, apostando em poucas cores e fazendo uso de bons contrastes. Assim, o resultado final será melhor, privilegiando a informação contida no anúncio.
Esta economia no que diz respeito ao visual faz com que as pessoas que visitem a página não tenham problemas em navegar por ali. E nem mesmo em visualizar as mensagens porque a poluição visual deixou de existir.