O que é flat design e por que as grandes empresas usam?

Tempo de leitura: 2 minutos

Dentro do mundo do empreendedorismo digital, uma das maiores dificuldades é entender a questão visual. Mas, isso deveria ser exatamente o oposto. Afinal, ao entender imagens, desenhos e gráficos, você poderia gerar mais resultado. Hoje, vamos dar o pontapé inicial entendendo o que é flat design.

A poluição visual na internet

Atualmente, a poluição visual causada pela quantidade de anúncios é notável até mesmo por quem não sabe nada de marketing.

Com isso, deixar um site otimizado e capacitado para atrair uma boa quantidade de pessoas não é tão simples como parece ser. Logo, aumentar as vendas é um desafio e tanto para os empreendedores digitais da atualidade!

É isto que torna ainda mais desafiador todo o processo de planejamento e criação. Mas, quando pensamos na quantidade de anúncios e de poluição visual existentes fica fácil ver como podemos vencer a concorrência.

Para isso, há alguns anos surgiu uma tendência interessante que busca justamente navegar na contramão desse exagero. Estamos falando do flat design, que vamos apresentar abaixo.

Limpando o visual da internet

Este modelo tem como principal característica ser uma iniciativa que visa limpar o visual da internet. É simples assim. Para isso, a ideia é deixar o design mais claro e limpo.

Portanto, o flat design pode ser algo como “design plano”. Assim, ele busca deixar os anúncios mais objetivos, economizando nos efeitos e nas cores. Além de permitir uma visualização muito menos invasiva aos olhos das pessoas.

A intenção é eliminar de modo eficaz tudo que possa causar qualquer tipo de interferência visual. Então, temos o seguinte resultado: mais direcionamento e menos distrações na navegação dos internautas.

As características do flat design

Agora que ficou mais fácil sabe o que é flat design, vamos focar mais nessa ferramenta tão moderna.

Dentro do conceito de flat design é possível identificar que um dos pilares mais importantes que sustentam esta tendência: a simplicidade!

A ideia do “menos é mais” realmente faz sentido nesse caso, especialmente, quando pensamos numa formatação objetiva. A partir disso, veja o que forma o conceito, através das características mais conhecidas.

1 – A informação deve ser privilegiada

Podemos afirmar que a informação é o grande foco. Por isso, na hora de criar um layout para anúncios e para suas páginas, pense nisso.

A intenção é deixar de usar elementos que simulem tridimensionalidade entre as interfaces. Com isso, você usará a simplicidade e a objetividade como pincéis do quadro.

O que realmente importa dentro de uma estratégia que se paute pelo flat design é a informação, que deverá ser privilegiada e destacada, para que as pessoas tenham em mente sobre o que realmente se trata o anúncio.

2 – O visual tem que ser econômico

O visual fica muito mais econômico quando entra no conceito do flat design. Por conta disto, não é indicado usar cores muito fortes e marcantes.

A ideia é oposta: usar proporções mais minimalistas, apostando em poucas cores e fazendo uso de bons contrastes. Assim, o resultado final será melhor, privilegiando a informação contida no anúncio.

Esta economia no que diz respeito ao visual faz com que as pessoas que visitem a página não tenham problemas em navegar por ali. E nem mesmo em visualizar as mensagens porque a poluição visual deixou de existir.

Se você entende o que é flat design, mas ainda tem dúvidas sobre outros assuntos, nos mande uma mensagem no formulário abaixo.

Podemos te ajudar?