Se você começou a oferecer os seus produtos para o mercado internacional, ótimo. Isso é porque você deu um passo a diante no seu negócio. Mas, como fazer a entrega de produtos para outros países de forma otimizada e mais barata? Veja pontos a serem analisados!
E leve em conta que são dicas que foram coletadas da FedEx, uma empresa de transporte internacional de mercadorias, que vamos mencionar no final do artigo.
1 – O tempo de entrega
O primeiro tópico é para falar do tempo de entrega. Aqui, a dica é simples: esse é um dos critérios mais importantes para os clientes do mundo todo. Por isso, se a entrega for inflexível, muitos compradores podem desistir da compra. Aliás, os prazos devem ser curtos.
Isso vai dar a você uma vantagem competitiva bastante interessante.
2 – As opções de entrega
O ponto número 2 tem a ver com oferecer aos clientes outras opções de entrega de produtos para outros países. Ou seja, alguns até preferem pagar taxas mais altas, se for para ter o produto recebido mais rapidamente.
Então, é preciso avaliar a necessidade individual de cada cliente. Até mesmo porque para outros, o preço mais baixo do frete pode ser o que mais importa.
3 – Os custos do frete
Se você tem algum jeito para diminuir os custos do frete para o seu cliente, faça isso. Afinal, o preço é um fator importante em qualquer lugar do mundo e para muita gente, ele é o fator número 1 de importância, antes mesmo do tempo de entrega.
Inclusive, algumas pesquisas já apontaram que oferecer baixo custo de frete aos clientes pode influenciar a decisão de compra deles.
4 – As fases do transporte
Agora, a dica número 4. Sabia que informar o cliente sobre todas as fases do transporte do produto é uma grande vantagem competitiva? E tanto é verdade que quase 90% deles falam sobre isso.
Você pode dar a informação por SMS, por e-mail ou outros meios de comunicação. O importante é que o seu cliente acompanhe o processo todo, através das atualizações regulares.
5 – O processo de devolução
E, infelizmente, em alguns momentos, você vai precisar usar o seu procedimento de devolução de produto. Então, a entrega de produtos para outros países também tem importância.
Para minimizar isso, tenha uma descrição completa e detalhada dos produtos. Isso pode reduzir em mais de 50% esse tipo de devolução, que é comum de acontecer, mesmo em compras internacionais.
Sobre a FedEx
A FedEx é uma empresa que conecta pessoas e oportunidades. Na prática, ela é focada no transporte de produtos entre países, sendo que usa o transporte aéreo para isso ou a rede rodoviária. A central fica na Holanda, mas ela está em mais de 200 países.
A gente está citando essa opção aqui porque ela é a mais conhecida no assunto da entrega de produtos para outros países. Além disso, as 5 dicas mencionadas acima foram originadas dela.