Como conseguir baratear o frete para o cliente? Conheça 5 jeitos

Tempo de leitura: 2 minutos

A gente trouxe aqui um artigo que vai responder uma dúvida comum nos dias de hoje: como conseguir baratear o frete para o cliente. Afinal, se você tem a resposta, você também pode ter mais vendas no seu negócio digital. E vamos logo às dicas!

1 – O cadastro dos produtos

A primeira coisa que vai te ajudar a entender como conseguir baratear o frete para o cliente é pensar no cadastro dos produtos. Por quê? Porque o frete é calculado com base em critérios como endereços, dimensão do produto e o peso deles.

Assim, aquela relação da cubagem, que varia entre peso e volume ocupado, é bem importante. Então, os dados das dimensões dos produtos importam e muito. Logo, a dica é: verifique sempre se há erros no cadastro dos produtos.

2 – O tamanho das embalagens

Para complementar o que falamos acima, considere que a cubagem é importante na hora de baratear o frete para o cliente. Logo, as embalagens maiores vão custar mais caro. A conta é bem simples de ser feita nesse caso.

Então, aposte em embalagens com tamanho adequado para o produto que será enviado. Se for preciso fazer preenchimento dela, use materiais leves, como fragmentos de papéis ou almofadas de ar, por exemplo.

3 – A negociação do transporte

O passo número 3 é sobre negociar com as empresas que farão o transporte dos produtos. Hoje em dia, tem um jeito muito simples de fazer isso: através da pesquisa de mercado. Então, cote várias empresas para encontrar o melhor custo-benefício.

Também vale a pena considerar o volume de pedidos, o que pode ser algo importante para conseguir uma espécie de “desconto” com esses transportadores. Mas, uma dica: além do preço, também preze pela qualidade da entrega, ok?

4 – O modo de envio do produto

Outra dica para entender como conseguir baratear o frete para o cliente tem a ver com o modo de envio. Nesse caso, pense não apenas em transportadoras, mas também nos Correios, que podem enviar objetos menores a preços melhores.

Outra coisa é que hoje em dia tem o serviço de fulfillment, onde empresas terceirizadas ficam responsáveis pelo processo de armazenamento e entrega dos pedidos. Logo, é uma opção bacana para pequenos negócios. A gente já explicou o que é fulfilmment, relembre aqui.

5 – O ticket médio

E a última dica que trouxemos é sobre encontrar formas de aumentar o ticket médio da sua venda porque isso pode tornar o transporte mais barato. Como assim? Ao comprar vários itens na sua loja, o cliente pode notar que o frete passa a ser mais compensador.

Isso porque ele faz a conta do frete dividido pelo produto ou pelo valor do produto. Então, pensar em kits, promoções, ações e campanhas para aumentar os produtos vendidos vale muito a pena pensando no frete mais econômico.

Para saber mais sobre entrega de produtos

Para quem está estudando esse assunto de entregas de mercadorias e produtos, a gente já fez vários artigos falando disso. Mas, separamos dois deles que são bem bacanas. Veja: Saiba como o Bling interage com os Correios e Veja como funciona a Kangu Logística.