A consagração de um bom marketing de conteúdo pode garantir que uma marca se posicione de forma referencial para o seu público. No entanto, é preciso entender como os textos persuasivos podem contribuir para que isso ocorra.

Com a constituição das empresas no ambiente digital, tornou-se imprescindível a criação de mecanismos para se diferenciar.

O marketing de conteúdo traz a possibilidade de que isso seja feito de forma bastante eficaz para o público. Contudo, é fundamental que alguns cuidados sejam levados em consideração na hora de efetuar essa estratégia.

Por exemplo, uma empresa que faz locação de máquina de depilação a laser pode criar alguns conteúdos direcionados ao seu público.

Para que isso ocorra, é importante entender qual o perfil de consumo daquelas pessoas para que, então, se possa roteirizar os primeiros conteúdos.

Esse mercado estético, por exemplo, é o epicentro de grande parte dos influenciadores digitais. Portanto, esse pode ser um caminho a ser levado em consideração, uma vez que o público da marca já pode estar dentro daqueles seguidores.

Além disso, outros tipos de conteúdos podem ser elaborados, como textos em blogs ou postagens em redes sociais. Por causa disso, é importante que alguns artifícios de linguagens sejam adotados, já que é por meio deles que o convencimento será feito.

Nesse sentido, a adoção de técnicas de persuasão começa a se fazer extremamente necessárias. Afinal de contas, toda a estratégia de marketing precisa persuadir o público-alvo de efetuar alguma coisa.

Uma empresa pode estar tentando convencer alguns de seus seguidores que seu chip da beleza gestrinona precisa ser comprado.

Para isso, é importante que os elementos de linguagens corretos sejam empregados a fim de causar desejo.

Nesse sentido, portanto, fica latente o esclarecimento de alguns benefícios que a adoção desse mecanismo de linguagem pode trazer para um texto:

  • Seduzir o leitor;
  • Criar identidade;
  • Criar interesse;
  • Aumentar as vendas.

Esses são apenas alguns pontos que a linguagem persuasiva pode trazer a um texto que siga as suas diretrizes.

O primeiro aspecto diz respeito à sedução do leitor. Ou seja, é necessário que um parágrafo atraia o outro. Uma estruturação textual envolvente, pode garantir que o leitor fique alguns minutos naquele conteúdo.

A partir disso, esse é o momento que o público começa a ter identidade com a marca, uma vez que ele está diante de seus valores.

Se, porventura, o leitor estiver entretido com um texto de como investir em franquias alimentação baixo investimento, é porque, certamente, ele já está interessado no assunto.

Diante dessa atenção atraída, fica muito mais fácil que a venda seja efetuada, uma vez que aquele usuário já está ali durante todo esse tempo.

Persuasão ou convencimento?

Antes de qualquer coisa, tratar sobre o tema de persuasão precisa de um detalhamento maior sobre os porquês de não se falar de convencimento também.

A primeira dúvida que pode surgir quando esse assunto começa a ser tratado é “mas qual é a diferença?”. Logicamente, as duas coisas andam juntas e, muitas vezes, parecem indissociáveis uma da outra.

No entanto, existem algumas diferenças essenciais que precisam ser colocadas em questão nesse momento.

O convencimento diz respeito a técnicas que se apoiam na razão para obter uma boa repercussão.

Essa é uma palavra que, do ponto de vista de sua genealogia, descende da expressão “co-vencer”, que significa vencer juntos.

Nesse sentido, o convencimento apela para artifícios da razão para conseguir se realizar de forma integral.

Já com relação à persuasão, há um apelo mais emocional envolvido. Cabe, dessa forma, um exemplo para esclarecer.

Um conteúdo convincente sobre perfil para teto de drywall pode versar sobre o seu material e aspectos técnicos impecáveis.

Falar sobre a sua resistência e de todas as características que tornam aquele produto único, pode convencer.

No entanto, é preciso ir além. Apelar para o quão bonito ele é e sobre os benefícios que ele pode trazer, garante um apelo muito maior.

Por isso, é importante convencer, mas é mais do que fundamental persuadir e apelar para os aspectos emocionais.

Texto persuasivo: como fazer?

Diante da compreensão das diferenças do que é ser convencido e persuasivo, já é possível detalhar um pouco mais sobre o segundo.

Garantir uma linguagem persuasiva é, sobretudo, conseguir se fixar diante de seu público e, por isso mesmo, são necessários alguns passos.

Domine o conteúdo

Dominar o conteúdo tem de ser a premissa básica para qualquer produtor que está buscando se consolidar no mercado de textos persuasivos.

A sua importância reside na capacidade do redator de conseguir pormenorizar os aspectos mais intrínseco àquele produto ou serviço.

Se o texto tiver como eixo central os benefícios de um banheiro planejado apartamento, é fundamental que a produção parta de alguns conhecimentos específicos sobre o tema.

Saber quais são os aspectos técnicos da obra pode ser de grande valia na hora da consolidação de uma boa escrita. No entanto, ter a capacidade de se colocar no lugar do leitor que está procurando por esse tipo de conteúdo é essencial.

Diante dessa demanda, o redator precisa entender quais são as aspirações do público que está buscando contratar aquele serviço.

Com isso, fica possível mesclar aspectos técnicos com gatilhos emocionais para que o leitor não tenha dúvidas.

Defina um objetivo

Definir um objetivo é fundamental para qualquer etapa de  um plano de marketing bem consolidado. Entretanto, esse é o momento em que todos os meandros do tema principal precisam ser considerados.

A partir disso, é possível definir quais são os eixos principais a serem tratados naquele texto específico. Se, porventura, o texto falar sobre micropigmentação olhos esfumado, é preciso que se entenda quais são todos os detalhes.

Supondo que esse conteúdo estará disponível em um blog de uma determinada marca de maquiagem, já se pode seguir com algumas coisas em mente.

O ponto mais essencial, nesse sentido, será o foco nos produtos da marca para efetuar esse tipo de micropigmentação.

Falar dos processos e das clínicas continua sendo importante, mas esses assuntos precisam centralizar o eixo principal que são os produtos da marca.

Entenda o cliente

A compreensão dos porquês do cliente estar acessando aquele tipo de conteúdo é essencial para que a escrita seja efetuada de forma mais direcionada.

Por exemplo, quais os tipos de clientes um artigo sobre etiqueta metalizada personalizada pode atrair, deve ser a resposta para o tipo de comunicação a ser feita.

Nesse sentido, aplicar a técnica de funil de vendas na jornada desse usuário pode ajudar a entendê-lo. Essa técnica consiste em avaliar qual é o ponto que aquele cliente se encontra na relação dele com a marca.

A partir disso, é possível intervir da forma mais adequada para cada um dos detalhes que aquelas localizações demandam.

Apele para uma linguagem emocional

Esse é um dos pontos que mais vão garantir se um texto vai cumprir o seu caráter persuasivo ou não.

Entender, por exemplo, quais são as demandas daqueles clientes e quais os hábitos de consumo podem definir sua atração ou não pela marca.

Além disso, a estruturação do texto tem que apelar para que a leitura não acabe até que ele termine.

Por exemplo, se um conteúdo sobre persiana vertical para sala não for convidativo, é muito provável que os leitores o abandonem no meio.

Em contrapartida, se desde a introdução, o texto trouxe ganchos relevantes que convida o leitor a prosseguir, a leitura será efetuada de forma rápida e prazerosa.

Esse apelo também precisa estar atrelado aos valores da marca que está propondo aquele tipo de conteúdo.

Ou seja, a partir do envolvimento do leitor, é possível que a marca comece a sinalizar que ela é a detentora daqueles elementos que estão persuadindo o público.

Considerações finais

Diante do que foi abordado neste artigo, é possível perceber algumas vantagens a respeito da adoção da estratégia de textos persuasivos.

Com eles, é possível obter resultados muito valiosos para uma marca. Gerando, assim, um grau de identificação alto para com o seu público. No entanto, para que ele seja composto de uma forma satisfatória, é preciso que alguns passos sejam dados.

O primeiro de tudo é o domínio do conteúdo. Ou seja, não há como fazer um texto sobre algo que não se conhece. Por isso, entender qual é o assunto tratado é importante para que, assim, seja possível avançar rumo aos objetivos do texto.

Em outras palavras, entender o perfil do cliente da empresa é essencial para que a linguagem seja adaptada a ele. Com isso, já é possível estabelecer uma linguagem apelativa a esse tipo de segmento de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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