Aplicativos gratuitos para gerenciar o Instagram da loja virtual – conheça 5

Tempo de leitura: 3 minutos

No último texto, que eu citei como fazer a divulgação de uma loja virtual no Instagram, eu deixei uma reflexão sobre o uso de aplicativos gratuitos para gerenciar o Instagram. E hoje eu voltei para citar 5 delas, que valem a pena e que você deveria, ao menos, testar.

É legal saber que existe muitas outras. Mais do que isso, eu mesmo já usei algumas que são pagas e mais completas. No entanto, um ótimo começo é pensar nas gratuitas, que podem ser ótimas para o tipo de gerenciamento que você procura. Eu vou explicar os detalhes.

5 – Buffer

O Buffer é ótimo para quem quer publicar um grande volume de postagens no Instagram. Mas, atenção: eu não estou aqui para dizer que fazer essa grande publicação, em vários posts, será bom, ok? Mas, se você achar que é, então, o Buffer pode ajudar.

Isso porque ele tem soluções de agendamento de postagens no Insta em horários diversos e flexíveis. Assim sendo, em poucos passos e minutos você consegue fazer todo agendamento. Uma curiosidade é que isso também serve para outras redes sociais, como o Facebook.

4 – Insights

A minha próxima dica é o Insights do Instagram, que é indicado para quem gerencia a conta de uma empresa. Sendo assim, ele dá acessos automático a ferramentas de análise dados. E sim, isso tudo é gratuito. Com ela, você fica sabendo quando o público está mais ativo.

Também mostra as impressões e o alcance da conta. Um dos diferenciais do aplicativo é que você pode comparar a sua postagem original com a versão promovida. Mas, se há um lado ruim é que esse app só funciona no celular mesmo e não tem versão para computadores (web).

3 – Socialbakers

A minha medalha de bronze vai para o Socialbakerks, que ocupa o pódio dos aplicativos gratuitos para gerenciar o Instagram. Quando você baixar pela primeira vez vai achar ela meio estranho. De verdade, ela não é das mais bonitas, viu. Só que funciona muito bem.

Sendo assim, oferece informações ótimas para o seu negócio, como o post mais curtido, o mais comentado, os filtros mais usados, etc. Por fim, você ainda pode pegar um relatório completo do Instagram, comparando a sua conta com a do concorrente. Bacana, né?

2 – Pixlie

A Pixlie é uma das melhores ferramentas para quem tem uma loja virtual porque permite alavancar o conceito – ou as vendas. Além disso, ela é gratuita e usada por grandes marcas que movimentam o mercado, como a Kenneth Cole.

O fato é que permite a criação de relatórios, que podem ser compartilhados com toda a equipe da empresa. Além disso, as métricas aparecem em análises rápidas, que também são usadas para as novas campanhas de marketing. É um app incrível.

1 – Squarelovin

E vou fechar a minha listagem com a Squarelovin, que para mim é um aplicativo dos mais tops.

Aliás, ele também oferece insights, relatórios, métricas, análises e a chance de fazer o agendamento das postagens. Tudo isso gratuito, rápido, fácil e completo.

Desse modo, nós temos uma espécie de Analytics do Instagram, sendo um dos mais usados no mundo. Os dados incluem as curtidas, o engajamento, os novos seguidores, o crescimento da conta. E ainda mostra os interesses, indicando os melhores horários para as postagens.

Outros aplicativos para serem testados

Lá no início falei que tem vários apps para esse tipo de serviço (de gerenciamento do Instagram e que são gratuitos), certo? Só que eu optei por listar aqui aqueles que são os mais usados e melhores. Mas, para quem quer testar outros, anotem aí esses nomes:

Por último, considere Combin, Photerloo, Union Metrics, Postgrain, Gerenciagram, entre outros.