produtos digitais

Os produtos digitais, ou infoprodutos, são conteúdos comercializados na internet acessados por meio das plataformas online. São um tipo de mercadoria intangível e que não depende de estrutura física para armazenamento ou logística para entrega.

Existem vários exemplos atualmente, como os cursos online, podcasts, ferramentas, aplicativos, entre outros que podem ser distribuídos em formato digital nas plataformas de streaming e para download.

A maioria é material educativo usado para compartilhar conhecimento sobre um assunto ou solucionar problemas. Os infoprodutos também representam uma oportunidade de criar o próprio negócio e construir uma renda extra.

Profissionais que dominam determinado assunto podem monetizar seu conhecimento dessa forma e criar materiais como mentorias, cursos online, e-books, entre outros, que são interessantes para os consumidores.

Trata-se de algo de valor para o público e que pode agregar muito em seu conhecimento. Com a vida corrida, muitas pessoas não podem frequentar um curso presencial e é aqui que os produtos digitais ganham força.

Para entender melhor o assunto, este texto vai explicar quais são os passos necessários para criar bons produtos digitais e quais são as melhores estratégias para divulgar essas soluções.

O texto também vai mostrar quais são as melhores práticas para monetizar os produtos digitais e as melhores ferramentas para desenvolvê-los.

Como criar um produto digital de qualidade?

Existem diversos tipos de infoprodutos e eles competem entre si pela atenção do consumidor. Para se destacar, é necessário desenvolver um material de qualidade, e algumas dicas para fazer isso são:

Encontrar um nicho

Os produtos digitais já estão presentes em diferentes segmentos, e isso permite que profissionais de várias áreas possam desenvolver suas soluções. Entre as áreas mais comuns estão:

  • Educação;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Finanças;
  • Marketing;
  • Saúde;
  • Bem-estar;
  • Esportes;
  • Negócios;
  • Carreira;
  • Relacionamento.

É possível criar um produto digital sobre confecção roupas esportivas , mas para que ele tenha qualidade, o criador precisa ter domínio sobre o assunto ou alguém que possa desenvolver o material.

Depois de escolher o segmento, é necessário fazer uma pesquisa sobre o setor para compreender quais são suas demandas e necessidades, além de identificar os concorrentes.

Estudar o público-alvo

O desenvolvimento do produto e a definição das estratégias devem ser voltadas para um público específico. Desse modo, é necessário identificar e analisar as características e comportamentos das pessoas que vão adquiri-lo.

Entre os dados mais importantes que precisam ser coletados estão as informações demográficas, dores e necessidades, formatos de conteúdo ideais, hábitos e interesses e o quanto essas pessoas estão dispostas a pagar pelo material.

Essas informações são essenciais para construir um produto atrativo e podem ser adquiridas por meio de uma pesquisa de mercado.

Escolher um formato

Um mecânico com muita experiência pode criar manuais para uma auto elétrica perto de mim , mas antes de desenvolvê-los, é necessário escolher o formato ideal do produto.

Existem várias possibilidades e o empreendedor deve priorizar aquela que é mais fácil de acessar ou baixar e que esteja de acordo com as preferências e necessidades do público.

Outra coisa importante é considerar os recursos e investimentos necessários para produzir o infoproduto, o meu no caso de equipamentos e serviços de gravação e edição.

Entre as opções de infoprodutos estão e-books, manuais e apostilas, infográficos, aplicativos, softwares, consultorias, mentorias online, cursos online, templates, músicas, vídeos, planilhas, calculadoras, relatórios, entre outros.

Iniciar a produção

Depois de escolher o formato, o criador do infoproduto deve elaborar um cronograma com todos os prazos e ações, sempre priorizando a qualidade do material.

Para saber como ele será recebido no mercado, é interessante lançar um protótipo, pois ele ajuda a receber feedback e serve como base para aprimorar a versão final.

De que modo divulgar o infoproduto?

Para alcançar o público-alvo e despertar o interesse das pessoas, é necessário divulgar o produto digital por meio de um planejamento de marketing.

Fabricante de estação de trabalho 8 lugares costuma usar os anúncios pagos, como o Google Ads, para criar e divulgar campanhas de mídia paga voltadas para sua audiência, dentro do orçamento disponível.

Essa estratégia também pode ser usada para divulgar produtos digitais, mas também é muito importante usar as ações orgânicas para posicionar os materiais entre os primeiros resultados de pesquisa.

Assim sendo, é primordial trabalhar com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para conquistar tráfego orgânico na plataforma de vendas.

Outra estratégia muito útil é o marketing de conteúdo que envolve a produção de materiais relevantes e com assuntos do interesse do público-alvo. Os conteúdos podem ser publicados no blog e compartilhados nas redes sociais.

Também existem plataformas e programas onde os afiliados promovem seus produtos digitais. Eles recebem uma comissão sobre as vendas com base nas estratégias de divulgação.

Como monetizar produtos digitais?

Um fabricante de piso laminado madeira escura pode monetizar os conteúdos que cria na internet. Um empreendedor pode fazer a mesma coisa e o primeiro passo é identificar suas habilidades e conhecimentos.

Ele deve fazer uma lista com tudo o que sabe fazer bem, podendo ser na área profissional, um de seus hobbies ou uma experiência pessoal.

As paixões e interesses podem ser considerados, pois são uma base importante para criar um negócio digital de sucesso. Uma das dicas mais importantes é focar nas habilidades e conhecimentos com alta demanda no mercado, como os assuntos mais buscados.

Isso ajuda a direcionar os esforços para áreas com maior potencial de lucro e que podem ser transformadas em infoprodutos.

Feito isso, é o momento de começar a criar os produtos em si, como no caso de um curso online, veiculado em uma plataforma de ensino à distância para hospedar e promover o curso.

Um profissional que sabe trabalhar com abraçadeira tipo unha pode desenvolver um e-book e vendê-lo em sites específicos ou diretamente em um site próprio.

Muitas pessoas vendem consultorias por meio de sessões online, e existem plataformas específicas para fazer essas consultas.

Outra opção muito comum é a mentoria, que trata do compartilhamento de experiências e conhecimentos por meio de programas específicos, como pacotes que possuem uma duração determinada e ajudam o cliente a se desenvolver.

Independentemente do tipo de produto digital que o empreendedor quer desenvolver, é fundamental que o material tenha uma boa qualidade e agregue valor às pessoas.

O conteúdo deve ser construído em linguagem pessoal e autêntica para que o desenvolvedor consiga se conectar com o público e transmitir confiança.

Outro elemento importante é o design atrativo, juntamente com uma experiência de usuário intuitiva que aumenta a satisfação dos clientes.

Ferramentas para criar produtos digitais

Existem diversas ferramentas que ajudam a criar produtos digitais de qualidade, e uma das opções mais escolhidas é o Shopify.

Uma empresa de laminação bopp com plastificadora pode vender seus serviços nesse canal, mas ele também é muito útil para os infoprodutos. Também é uma excelente opção para quem deseja criar um portfólio grande e com várias ações digitais.

A maior vantagem é a opção “vender pessoalmente” que transforma o dispositivo móvel ou tablet em um verdadeiro ponto de venda.

O Wix é um construtor de sites fácil de usar e que vem com a função de comércio eletrônico integrado para criar uma loja online e vender produtos digitais.

A ferramenta não exige conhecimento prévio em programação para criar uma plataforma completa e o proprietário do canal pode incluir textos e imagens.

Por exemplo, um criador de conteúdo sobre direção defensiva moto pode trabalhar com grade animada, incluir ferramenta de bate-papo, fazer uma coleção de modelos, oferecer diferentes métodos de pagamento, entre outras possibilidades.

O LearnDash é um plugin que vende cursos online por meio do WordPress, e ainda traz comodidades que podem ser usadas como fontes de renda.

Uma das possibilidades é criar um modelo de assinatura ou pagamentos únicos para vender cursos ou conceder acesso ao material em diferentes seções do site.

O site também permite criar cursos, conceder certificados e fazer avaliações e questionários de maneira simples.

Se alguém desenvolver um curso sobre instalação de cuba dupla para triturador pode entregar o conteúdo para os alunos diretamente no site, usando um criador de cursos de arrastar e soltar.

A plataforma é uma boa opção para divulgar conteúdo de vídeo, aulas e tópicos separados, temporizador de aulas, pré-requisitos, conteúdos alimentados por gotejamento e fóruns de discussão.

Considerações finais

Muitas pessoas procuram maneiras de ganhar dinheiro na internet e possuem conhecimentos e experiências que podem ser monetizados.

Suas habilidades podem ser transformadas em produtos digitais que vão ajudar outras pessoas de maneira mais simples, barata e acessível.

Os infoprodutos estão em alta atualmente e trazem comodidade tanto para quem produz quanto para quem consome.

Para ganhar dinheiro dessa forma, basta conhecer os melhores métodos para desenvolver esses materiais e escolher boas plataformas de divulgação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe nas mídias:

Deseja receber mais informações?

Últimas notícias:

Primeiro contato com a Agencia notável

Seja bem-vindo! Peço que preencha esse formulário com cuidado e atenção, pois dessa maneira nossa equipe poderá conhecer melhor o seu negócio e chegar mais preparado para agendarmos uma reunião!