O que são produtos digitais e como podem beneficiar você?

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O que são produtos digitais e como podem beneficiar você?

Tempo de leitura: 5 minutos

Os produtos digitais são uma oportunidade para quem deseja transformar seu conhecimento em fonte de renda nos canais digitais.

Esse mercado está fazendo sucesso e chama a atenção de pessoas que querem empreender pela internet. 

Por conta de seu formato, é possível encontrar pessoas que estão fazendo muito sucesso e ganhando quantias muito melhores que seus antigos salários.

Mas mesmo que eles estejam no auge, muitos ainda não sabem sobre seu conceito e como podem aproveitar essa oportunidade para ter o próprio negócio. A boa notícia é que compreender sobre esse tipo de produto é muito simples.

Mas além de beneficiar quem deseja ter o próprio negócio e conquistar uma fonte de renda melhor, eles também são muito vantajosos para os consumidores, pois podem adquirir soluções digitais e por um preço mais acessível.

É o caso dos cursos, mentorias, entre outras opções que são vendidas todos os dias e trazem verdadeiras soluções para o cotidiano de muitos usuários.

Este texto vai explicar o que são produtos digitais, quais são os benefícios de vendê-los, os tipos existentes e como escolher o produto digital ideal para oferecer na internet e garantir uma boa fonte de renda.

O que são produtos digitais?

Produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são materiais produzidos e distribuídos em formato digital, por meio de diferentes canais, podendo ser:

  • eBook;
  • Vídeos;
  • Músicas;
  • Aplicativos;
  • Sites membros.

A maioria desses produtos é educacional e entre os mais procurados estão os cursos online. Eles são muito populares no empreendedorismo por conta de sua escalabilidade de lucros.

Para os usuários, como uma confecção de uniformes cozinha industrial, adquirir um produto digital para o treinamento de seus colaboradores traz muito mais facilidade para o dia a dia, pois se trata de algo prático e simples de adquirir.

Benefícios de vender produtos digitais

Os infoprodutos trazem muitas vantagens para pessoas que querem empreender na área, principalmente por conta de seu alto potencial de escalabilidade. Entre seus maiores benefícios está a alta demanda de mercado.

Esses materiais seguem a tendência do consumo online que cresceu muito nos últimos anos, principalmente depois de 2020. Eles podem ser facilmente adquiridos e acessados por qualquer pessoa conectada à internet e possuem uma alta demanda.

Criar e vender esses produtos também não exige um grande investimento inicial, como acontece com as mercadorias físicas. Sua produção também é simples e barata e não depende de processos logísticos que envolvem transporte, separação e armazenamento.

Consequentemente, a confecção e a comercialização dos produtos ficam mais baratas e com maiores margens de lucro.

Um curso de instalação de forro de gesso pela internet pode ser vendido ilimitadamente, e isso ajuda a alcançar e converter mais consumidores, sem depender de investimentos volumosos.

A plataforma de vendas só precisa de uma boa estratégia de tráfego orgânico e pago para divulgar o produto e escalar as vendas.

Outro benefício dessa solução, principalmente quando se trata de materiais de alta qualidade e relevância, é o fato de agregar mais autoridade e credibilidade para a marca ou profissional.

Tipos produtos digitais

Existem diferentes tipos de infoprodutos rentáveis e fáceis de vender pela internet, e um dos mais populares é o eBook. Ele pode ser oferecido gratuitamente ou por um preço definido pelo autor, em formato PDF ou outros tipos.

Os criadores podem escrever um romance, artigos, histórias em quadrinhos, contos, entre outras opções, de acordo com o tema ou assunto com o qual estão familiarizados.

Para os artistas que compõem músicas, jingles, batidas ou fazem covers, podem transformar suas obras em produtos digitais que são vendidos na internet.

Agora, pessoas que têm facilidade para se comunicar podem criar podcasts e programas de entrevistas em áudio para abordar assuntos em profundidade. O canal pode ganhar ouvintes ao fazer publicidade para aumentar a rentabilidade.

Hoje em dia, todo tipo de profissional e empresa, como um Pet shop próximo, precisa estar na internet, ele também precisam investir em boas imagens para que seus perfis nas redes sociais tenham bons alcances e resultados.

Pessoas com habilidades em fotografia podem ganhar dinheiro com isso e criar um site para vender suas imagens. Esses produtos se tornaram essenciais por conta do crescimento do marketing digital e da criação de conteúdo.

As fotos são muito importantes porque trazem apelo visual para os produtos e serviços, o que aumentou a visibilidade dos fotógrafos no mundo corporativo. Basta diversificar os temas das fotografias para ampliar a carteira de clientes.

Outra opção viável é a pesquisa e a realização de projetos para alunos com dificuldades na universidade. Pessoas que sabem trabalhar com pesquisa e ferramentas digitais podem ajudar esses estudantes.

Basta criar um site para expor a experiência e os custos necessários para realizar as tarefas, transformando o negócio em algo lucrativo e estável.

Um arquiteto especializado em projetos com impermeabilização de coberturas em terraço pode vender suas ideias, assim como um especialista em segurança na internet pode criar um documento que orienta as empresas.

Os tutoriais também ganham muito destaque na web e podem abordar diversos assuntos, como maquiagem, culinária, ioga, atividades físicas de modo geral, programação, entre outros.

Basta saber criar bons vídeos e explicar bem o assunto para conquistar o público e transformar essa especialidade em algo rentável, principalmente por meio de workshops semanais.

Também existem pessoas que criam aplicativos para vender, como no caso de jogos para smartphone, monitoramento de animais de estimação, entre outras possibilidades que atendam a uma necessidade no mercado.

Para divulgar esses recursos, é recomendável criar trailers e amostras de marketing e publicidade, vinculando uma página do YouTube à loja online. Se o produto for original e criativo, em pouco tempo conseguirá ganhar muitos seguidores.

Por fim, muitas empresas, como um fabricante de abraçadeira vertical, compram artes digitais para aplicar em suas estratégias de marketing e comunicação.

Existem designers que criam verdadeiras obras de arte que podem ser vendidas, e tudo o que precisam é de uma loja online para que seus trabalhos sejam visualizados e encontrados por compradores interessados.

Eles costumam vender para blogs, redes sociais, empresas, entre outros potenciais clientes que precisam desses recursos em seus processos.

Como escolher o infoproduto ideal?

Para escolher o tipo de produto digital ideal, o primeiro passo é conhecer o público e a persona para o qual o criador deseja criar suas soluções.

Mas também é muito importante saber diferenciar o conceito de público-alvo do conceito de persona. O público tem uma definição mais abrangente, pois engloba conceitos relacionados à economia, dados demográficos e sociais.

Por outro lado, a persona do criador de um curso higienização de estofados reúne todas as características do consumidor ideal. É necessário criar um personagem com nome, idade, profissão, escolaridade, estado civil, desejos, problemas e necessidades.

Depois de conhecer quem é o público e a persona, é necessário pensar sobre as categorias de produtos conhecidos. Isso é muito importante para poder criar boas estratégias para o negócio, sem levar em conta apenas o que está na moda.

Por exemplo, uma pessoa que não conhece sobre o mercado imobiliário não pode vender um curso online de estratégias de vendas para corretores.

Em outras palavras, é necessário ter familiaridade com o segmento para criar uma relação com o público e gerar identificação. Ter conhecimento sobre o assunto abordado também é indispensável para garantir a qualidade do material.

Assim como uma empresa de timelapse para obras precisa conhecer bem seus concorrentes, os criadores de produtos digitais também precisam.

Como falado anteriormente, essas soluções estão em alta, o que significa que existe uma concorrência forte no mercado. Conhecer o trabalho e as soluções oferecidas por outros criadores é indispensável para criar o diferencial do negócio.

É fundamental fazer um mapeamento sobre o que o mercado e os outros criadores de infoprodutos estão fazendo em suas estratégias, e uma pesquisa no Google pode ajudar muito nesse sentido.

Existem algumas ferramentas que também trazem informações interessantes, como o Google Trends, que além de ser gratuito, ajuda a entender melhor qual é a demanda de compras do mercado digital.

Um fabricante de carretel para transformador só consegue fazer a diferença e entregar valor para os consumidores se puder se destacar entre os concorrentes, e quem cria conteúdo digital deve seguir a mesma linha de raciocínio.

Considerações finais

Os produtos digitais são muito interessantes para quem quer empreender, pois representam a oportunidade de criar o próprio negócio e aumentar a renda.

Para os consumidores, é a chance de adquirir soluções rápidas, simples e fáceis, mas que fazem toda a diferença no cotidiano.

Qualquer profissional que domine determinada área pode transformar seu conhecimento em um negócio rentável e totalmente online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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