Os produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são soluções em formato digital, distribuídas nos canais online, eles são muito conhecidos pelos formatos de eBook, vídeo, música, aplicativos, entre outros.
Costumam ser educacionais, como no caso dos cursos online, e muito procurados por pessoas de diversos perfis e interesses. Eles são muito interessantes para os empreendedores porque conseguem alcançar um público amplo e trazem bons lucros.
O consumo dessas soluções também é muito vantajoso para o usuário, uma vez que torna o conhecimento mais alcançável, prático e acessível.
Não é de hoje que o mercado digital está atraindo pessoas que querem empreender pela internet, mas muitos não têm condições de criar uma loja online ou não sabem como transformar a internet em uma fonte de renda.
O infoproduto surgiu para fortalecer ainda mais o empreendedorismo digital e, atualmente, existem muitos casos de pessoas que começaram a criar seus conteúdos do zero e hoje fazem muito sucesso.
Mas para que os produtos digitais se tornem uma fonte de renda, é necessário trabalhar com algumas plataformas.
Este texto vai mostrar quais são os principais tipos de produtos digitais, o quanto uma pessoa precisa investir para começar a vendê-los, quais são as plataformas existentes para veiculação e como escolher a melhor delas para vender os infoprodutos.
Índice
TogglePrincipais tipos de produtos digitais
Os empreendedores podem investir em diferentes tipos de produtos digitais para ganhar dinheiro e compartilhar conhecimento com as pessoas. Entre os principais tipos estão:
- Aplicativos e softwares;
- Cursos online;
- Workshops;
- eBooks;
- Serviços de assinatura;
- Mentorias e consultorias.
Os aplicativos e softwares são infoproduto mais consumidos atualmente porque facilitam o dia a dia de pessoas empresas e atendem várias necessidades.
Um fabricante de brindes de acrílico , por exemplo, pode adquirir um aplicativo para atender seus clientes e aumentar as vendas.
Já os cursos online facilitaram a maneira de consumir conteúdo, aprender uma nova profissão ou habilidade e até fazer networking. Pessoas de qualquer lugar podem obter o conhecimento que desejam e transformar sua realidade.
Na mesma linha dos cursos online estão os workshops, muito úteis para compartilhar conhecimento e podem ser perfeitamente transmitidos pela internet. É feito por meio de aulas, conferências e palestras interativas para um número limitado de usuários.
O eBook, também conhecido como livro eletrônico, é uma forma de começar a criar produtos digitais rapidamente e podem ser consumidos pelo computador, tablet, smartphone ou e-reader.
Os serviços de assinatura e clubes de membros permitem que o usuário usufrua das soluções fornecidas pela empresa ou empreendedor. Com esse modelo, o cliente pode acessar materiais exclusivos e vivenciar uma experiência imersiva.
As mentorias e consultorias online estão em alta e são feitas por profissionais que querem compartilhar seus conhecimentos sobre determinado nicho, de maneira aprofundada e exclusiva.
Quanto investir para vender produtos digitais?
Seja para criar um conteúdo sobre película de segurança para vidro temperado ou qualquer outro tipo de produto digital, é necessário fazer algum investimento.
Por exemplo, se o produtor deseja criar um curso online, precisa gravar as aulas. Da mesma forma, para desenvolver um eBook é necessário estudar o tema, investir em diagramação, entre outras necessidades.
Além do mais, as plataformas de divulgação cobram um valor para hospedar o material, entretanto, os custos costumam ser baixos, principalmente quando comparados aos lucros.
Plataformas para veicular produtos digitais
Existem diversas plataformas usadas pelos empreendedores para veicular os produtos digitais, entre as principais estão:
SendPulse
A SendPulse oferece uma solução completa e intuitiva para quem deseja criar curso online gratuito. Com uma interface amigável e recursos poderosos, essa plataforma permite que você crie campanhas de marketing personalizadas, automatize processos e acompanhe de perto os resultados das suas vendas.
Além disso, a plataforma EDU te auxilia com todo processo de criação do curso e postagem de conteúdo, além de criar o curso, nessa plataforma você também consegue impulsionar as vendas, manter contato com os alunos e ir acompanhando a taxa de abertura e acessos ao seu produto digital.
Hotmart
A Hotmart é a plataforma mais conhecida, pois é pioneira no setor e se consolidou ao longo dos anos. Trata-se de uma empresa global de tecnologia e educação, com sede em Amsterdã e escritório em vários países, como o Brasil.
A plataforma oferece a estrutura necessária para que os reprodutores criem seus infoprodutos, desenvolvam ações de vendas, analisem os resultados e ampliem o negócio.
Além disso, ela consegue atrair usuários interessados em vários serviços, como aqueles que estão pesquisando por um curso de bateria preço , por contar com uma grande base de potenciais clientes de acordo com o perfil do negócio.
Udemy
Pessoas de todas as idades podem usar a internet para buscar informações e aprender coisas novas. É comum encontrar sistemas que disponibilizam opções de aula online e que contribuem com o desenvolvimento pessoal e profissional.
A Udemy oferece produtos digitais para quem procura serviços educacionais, por possuir temas voltados para várias profissões, nas áreas de tecnologia, educação, programação, designer e outras.
Eduzz
Esse canal possui um sistema de direcionamento parecido com o da Hotmart e oferece soluções digitais voltadas para o setor educacional, além de comercializar produtos físicos.
Atualmente, atua com 4 categorias de produtos, sendo o digital, o físico, de eventos e serviços. Também permite mesclar as opções para ampliar as vendas e conquistar mais clientes.
Monetizze
Um profissional que ofereça cursos para motoristas de van viagem pode investir na Monetizze. Criada em 2015 e eleita como a melhor plataforma de infoprodutos, além de possibilitar a venda de produtos digitais também veicula anúncios para produtos físicos.
Por exemplo, uma pessoa que vende produto digital também pode disponibilizar itens ou equipamentos que serão vendidos para os mesmos clientes, o que amplia ainda mais a margem de lucro.
Kiwify
A Kiwify não é tão conhecida como os outros canais, mas possibilita a venda de produtos e serviços digitais por assinatura. Por possuir uma quantidade menor de usuários, também reduz a concorrência e agrega valor às vendas.
Sua interface é bem simples, tanto para realizar o cadastro quanto para realizar as atividades necessárias. Além disso, é recomendada para pessoas que estão começando no setor para que possam entender como o processo funciona.
Como escolher a melhor plataforma?
Existem vários fatores que precisam ser considerados pelo empreendedor na hora de escolher uma plataforma para vender seu infoproduto.
Uma empresa de locação máquina de café para eventos precisa avaliar se o site oferece suporte técnico especializado para lidar com qualquer problema relacionado à hospedagem, pagamento e outras questões.
Outro ponto fundamental a ser considerado é a facilidade de uso, principalmente do ponto de vista do usuário. É necessário averiguar se é fácil encontrar os produtos hospedados, se existem opções de filtragem e se o pagamento é fluido.
Essas questões são essenciais para que o usuário tenha uma boa experiência e consiga realizar a compra que deseja no final da navegação.
O site deve oferecer diversos meios de pagamento, pois isso é essencial para facilitar a vida dos clientes e evitar que ele desista da compra por não encontrar a modalidade que deseja.
Atualmente, as opções de pagamento mais comuns são cartão de crédito, Pix, boleto e depósito bancário. Além disso, a plataforma deve oferecer meios de pagamentos locais e diferentes opções de moedas para as vendas internacionais.
Para divulgar e vender conteúdos sobre manutenção residencial , outro ponto importante a ser considerado é a segurança, ou seja, o site de vendas precisa ser seguro.
É primordial buscar as avaliações de outros usuários e fazer alguns testes para se certificar de que é segura para os compradores e se o conteúdo é protegido contra acessos externos.
A venda de infoprodutos é algo que depende das estratégias de marketing digital, sendo necessário investir em branding e voz da marca. Assim sendo, as plataformas devem oferecer opções de personalização para criar a identidade visual do negócio.
O trabalho desse criador também precisa ser facilitado, desse modo, o site deve ser fácil de integrar com outros recursos e sistemas.
Por exemplo, uma pessoa que ensina a montar kit gourmet presente deve ter facilidade para integrar a plataforma de vendas ao e-mail marketing, sistema de gestão de leads, redes sociais, entre outros recursos.
A integração é fundamental para melhorar o processo de divulgação e vendas para que o produtor consiga obter bons lucros sem ter que esperar tanto.
É fundamental que toda a transação seja transparente, por essa razão, esse aspecto também precisa ser considerado. A plataforma deve expor claramente qual é o prazo de resgate dos conteúdos, as taxas cobradas e os lucros nas vendas.
Por fim, um criador de conteúdo sobre cuidados com animais, vacina v4 para gatos , entre outros assuntos relacionados precisa pesquisar sobre a pontuação do site em plataformas onde os consumidores podem reclamar ou expressar sua experiência.
Esses canais são muito úteis para entender quais são as opiniões, reclamações e sugestões de outros usuários, e assim entender quais são os pontos fortes e fracos do canal.
Considerações finais
Os produtos digitais estão chamando a atenção de pessoas que querem empreender pela internet, usando suas habilidades e conhecimentos.
Eles são uma excelente maneira de conquistar uma renda extra ou até mesmo começar um novo negócio, sem precisar de altos investimentos.
Mas para que a estratégia funcione, é essencial contar com uma boa plataforma de infoproduto e que ofereça todo o respaldo necessário para o empreendedor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.