Como aumentar as vendas através do WhatsApp? 13 passos para o sucesso

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Para quem não sabe como aumentar as vendas através do WhatsApp, a dica é: não se apavore. Don’t Panic! Isso porque hoje você vai deixar essa dúvida de lado em alguns minutos e 13 tópicos. 13 Passos para usar o Whatsapp de forma positiva e alavancar as vendas

Se você é um empreendedor digital antenado notou que as vendas podem ser alavancadas pelo WhatsApp porque o aplicativo aparece como ferramenta tecnológica e gratuita importante no marketing digital. Veja alguns dados:

  • 700 milhões de pessoas usam essa a rede social
  • 70% usam diariamente, todos os dias
  • Mais de 47 milhões de brasileiros tem o WhatsApp
  • Mais de 10 milhões de mensagens são enviadas todos os dias

Mas, a pergunta que fica é: como conseguir vender pelo Whatsapp?

Para a melhor resposta, nós separamos dicas que foram comprovadas por quem as usou. Logo, podem ser boas para você também.

1 – Número da empresa

É importante ter um número empresarial que não esteja atrelado ao seu pessoal. Afinal, ainda que você seja um profissional integrado à estratégia da empresa, os interesses (com os assuntos pessoais) podem ser diferentes.

2 – Evite incômodos

O ideal é deixar que o cliente tome a iniciativa de começar uma conversa pelo WhatsApp. Então, jamais inicie uma conversa sem uma autorização prévia. Você pode permitir essa permissão de outro jeito, como no carrinho de compras, etc.

3 – Seja profissional

Se você fizer um treinamento intensivo para todos os funcionários, eles poderão usar o WhatsApp. No entanto, caso contrário, deixe apenas para quem tem conhecimento sobre a ferramenta. Uma linguagem adequada é extremamente importante.

4 – Evite amadorismo

Enviar soluções prontas pelo aplicativo não é recomendável. Nem mesmo ficar postando status de coisas que não tenham a ver. Também não mande vídeos. Portanto, use como contato profissional e somente isso.

5 – Evite ação isolada

Ou seja, o WhatsApp pode sim ser usado para vender online, mas não deve ser a única ferramenta. O atendimento tem que ser integrado com outros canais, como e-mail, telefone e presencial.

6 – Dê resposta imediata

O mundo atual exige uma resposta imediata. Então, se você tem o aplicativo, use-o a seu favor e esteja preparado para receber as demandas que vier. E, nem que seja para responder “te ligo em instantes”, use-o.

7 – Crie horários

A resposta imediata é importante, mas (raros os casos) evite responder mensagens fora do expediente comercial. O importante é sempre deixar claro qual o horário de atendimento da empresa.

8 – Diversifique o foco

Por ser um espaço de interação livre, você pode oferecer outros serviços além do atendimento pelo WhatsApp. Por exemplo, o acompanhamento de um pedido ou até mesmo o envio de campanhas/promoções.

9 – Analise o resultado

Houve aumento nas vendas? Causou problemas? O cliente ficou satisfeito? Observe que cada empresa, cada serviço, cada produto terá suas demandas diferentes e seu público também.

Portanto, ainda que o WhatsApp seja muito usual e aceito nem sempre poderá ser a melhor ferramenta para você ou para o seu cliente.

10 – Salve os contatos

Isso é interessante porque o cliente não usa uma foto “identificável” no seu perfil. Por outro lado, também pode acontecer de um cliente antigo, que sempre falou pelo telefone, começar a usar o aplicativo.

Se a ideia é se aproximar do cliente, então, trate-o como especial. Assim, salvando os contatos, você vai saber de quem se trata.

11 – Cuidado com áudios

Se você notar que o seu consumidor usa áudios e gosta delas, pode usar também, Mas, pergunte a ele sobre isso. Aliás, evite áudios longos. A ideia é que você responda às dúvidas dele com exatidão e objetividade.

12 – Arquive as conversas

Esse é um dos motivos que faz o uso do celular empresarial ser importante. Você precisa arquivar conversas para ter provas, caso seja necessário.

É lógico que você vai evitar passar valores por esse aplicativo, no entanto, poderá se resguardar sempre.

13 – A lista de transmissão

Cuidado com a lista de transmissão. Ela pode ser usada, mas tem que ser eficaz. Ficar enviando várias imagens, informações de uma só vez pode fazer o seu cliente te bloquear por um bom tempo.

No geral, a ideia é atender às dúvidas e ser o mais objetivo possível.

Para quem quer mais informações sobre como usar o Whatsapp para vender mais, então, preencha o formulário abaixo.

Podemos te ajudar?

Ah, e a gente também tem outro conteúdo sobre o mesmo assunto. Leia: – Whatsapp no atendimento ao cliente em 5 passos!