3 erros que não se devem ter em um marketplace

3 erros que não se devem ter em um marketplace

Tempo de leitura: 6 minutos

3 erros que não se devem ter em um marketplace

Nem sempre a melhor alternativa para uma empresa que está buscando vender seus produtos é a produção de um próprio site. Por isso, a utilização do marketplace pode acabar fornecendo a estrutura perfeita para as relações comerciais.

É muito comum, ao se pensar em algum produto comprado, lembrar qual foi o lugar no qual essa aquisição foi feita.

Entretanto, é raro lembrar qual foi a empresa que fez a venda daquele produto que propiciou essa indagação.

De fato e via de regra, o que vem à mente é a marca referente ao marketplace que foi comprado.

Nesse caso, nem mesmo o comprador se dá conta de quem anunciou e efetuou aquela venda pra ele.

Por um lado, isso pode ser muito bom, uma vez que as empresas passam a se valer da credibilidade dessas grandes marcas para efetuarem a sua venda.

Só que, por outro lado, não há como fixar uma marca a partir de um contato tão esquecível com o público.

Na verdade, há uma grande possibilidade dessa marca ser lembrada quando acontece algum problema com a compra.

Se, por exemplo, uma placa de obra em lona não foi entregue na data estipulada, é possível que aquele comprador entre em contato com a empresa anunciante.

Por essa razão, há uma série de cuidados que precisam ser levados em consideração na hora de adotar essa estratégia.

A cautela é necessária, mas em nada ela pode deslegitimar as potencialidades do marketplace.

Por isso, torna-se fundamental apontar algumas vantagens que esse tipo de abordagem pode trazer a uma empresa:

  • Visibilidade;
  • Reconhecimento;
  • Competitividade;
  • Vendas.

Há uma infinidade de vantagens que esse tipo de dinâmica consegue trazer a uma loja. Contudo, é importante detalhar as citadas acima.

A visibilidade acaba sendo um dos pontos inaugurais desse tipo de perspectiva, uma vez que uma plataforma de alta capitalidade estará sendo utilizada pelo comércio para garantir a sua venda.

Se, por exemplo, um aplicativo de delivery tiver o anúncio de bolinho de presunto e queijo, os clientes que estão navegando na plataforma irão tomar contato com esse tipo de anúncio.

Esse é um dos pontos essenciais desse tipo de dinâmica: utilizar a credibilidade de grandes plataformas em favor da empresa.

No entanto, é importante ressaltar que esse tipo de credibilidade acaba respingando na empresa anunciante de modo a gerar um certo reconhecimento.

Por isso, torna-se imperativo saber trabalhar a marca e garantir uma boa pontuação como vendedor nessas plataformas.

Ou seja, o marketplace atrai leads através de propaganda busdoor, por exemplo, e garante acesso e reconhecimento para as empresas parceiras.

Uma outra dinâmica que pode ser fundamentada por esse aspecto é, justamente, a grande capacidade de competição que esses espaços propiciam.

Afinal de contas, uma série de produtos similares irão ser anunciados e, em grande medida, alguns fatores que vão determinar a compra ou não por parte do usuário.

Supondo que haja um aplicativo de anúncio de serviços, um instrutor pode oferecer aulas particulares para habilitados.

No caso de haver outros oferecimentos nesse sentido, ele terá que se diferenciar a partir de uma série de outros fatores.

Suas avaliações e preços praticados podem garantir um diferencial. Porém, é preciso que tudo seja avaliado com muita objetividade.

Por fim, o último ponto essencial e, talvez, o mais importante é o aumento das vendas que esse tipo de dinâmica pode causar.

Partindo de todos os motivos citados acima, a atração de leads acaba deixando de ser um problema para uma empresa que está começando a caminhar agora dentro de seu segmento.

O que é marketplace?

Novos horizontes estratégicos precisam de novas explicações sobre os seus pormenores. Por isso, destrinchar as dinâmicas do marketplace é essencial.

Essa ferramenta tem ganhado cada vez mais adeptos por conta de sua capacidade de aglutinar um grande número de usuários.

O que antes custaria uma série de anúncios para vender placa cimentícia para área externa, agora, pode ser feito com poucos cliques dentro de um ambiente como esse.

As plataformas de marketplace, portanto, são espaços colaborativos onde todos podem, de alguma maneira, anunciar os seus produtos.

Eles foram introduzidos como tendência no mercado nacional e passaram a ganhar adeptos em pouco tempo de implementação.

Com isso, grandes empresas do mercado varejista passaram a adaptar as suas plataformas para esse tipo de dinâmica.

Sendo assim, o ambiente digital foi dominado por esse tipo de plataforma o que, em grande medida, fortaleceu a cultura do e-commerce.

Hoje em dia, por exemplo, a compra dos elementos mais básicos como insumos alimentícios até questões mais complexas como um sistema de câmeras residenciais pode ser abarcado pelo marketplace.

Por essa razão, é essencial que todas as suas potencialidades sejam aproveitadas de forma salutar.

3 maneiras de acertar

Antes de apontar para os erros mais recorrentes nesse tipo de plataforma, é importante ressaltar algumas maneiras importantes de acertar.

Diante disso, algumas dicas precisam ser levantadas para mostrar que nem só de cuidados essa experiência precisa viver.

Descrição do produto

É importante lembrar que o que está sendo tratado aqui é sobre uma plataforma de alta competitividade e que, portanto, exige um cuidado com aspectos que irão diferenciar uma venda de outra.

Muitas vezes o concorrente pode não ter colocado a descrição adequada do produto e, ao reconhecer um anúncio bem elaborado, o cliente pode passar a comprar aquele item.

Até mesmo no setor de serviços isso acaba sendo importante. Ou seja, a descrição dos serviços prestados por uma vigilância desarmada pode orientar ou não a sua contratação.

Imagens

Apostar em boas imagens que não sejam apenas baseadas em bancos pode ser uma solução bastante interessante.

Afinal de contas, se há uma alta concorrência, a empresa que conseguir destacar melhor os seus produtos irá orientar a venda de forma mais qualificada.

Preços

Mais uma vez: a concorrência é a alma do negócio dentro do marketplace e, por isso mesmo, precisa ser levada em consideração a todo momento.

A questão do preço, é claro, é um dos primeiro fatores a ser levado em consideração pelo cliente.

Por isso, entender quais dinâmicas e práticas de preços podem ser atribuídas de forma mais competitiva pode ser um diferencial.

3 erros mais comuns

Agora que as dicas para sustentar uma boa política de competição foram dadas, é possível seguir com uma série de apontamentos para os erros mais comuns.

Anúncio equivocado

Esse é um dos erros mais comuns em qualquer instância do marketing. Um anúncio equivocado pode fazer uma empresa de plano de controle ambiental loteamento perder os seus clientes, por exemplo.

Afinal, uma promoção mal explicada ou, até mesmo, um preço anunciado de forma não muito clara pode, em grande medida, repelir muito mais do que atrair.

Por isso, é importante ser claro e objetivo na hora de anunciar dentro de um marketplace, evitando, assim, algumas dores de cabeça.

Frete compensador

É muito comum que uma manobra específica seja efetuada pelas empresas para garantir uma maior competitividade: o frete compensador.

Contudo, essa perspectiva pode ganhar uma aparência importante, mas, em grande medida, representar um tiro saindo pela culatra.

Isso se dá porque o cliente vai perceber que há uma política de compensação do desconto dado.

Sendo assim, ao ser identificada essa prática, isso pode significar um sentimento negativo por parte do cliente e, finalmente, haver uma ruptura com as possibilidades de compra.

Vender o que não tem

A atenção ao estoque é uma responsabilidade que jamais deve ser colocada em segundo plano.

Isso porque não há como manter uma política de vendas segura sem que ele seja controlado de forma bastante apurada.

Vender o que não tem, portanto, pode significar um desgaste muito grande da marca e, em maior medida, representar alguns danos financeiros.

Alinhar, nesse sentido, todos os números de estoque com o que está disponível no site é vital.

Considerações finais

Uma série de medidas precisam ser tomadas para que haja um aumento significativo das vendas de uma empresa no ambiente digital.

A partir dessas demandas, uma série de ferramentas vão surgindo como tendências desse meio para facilitar esse tipo de dinâmica.

Nesse caso, o marketplace acaba surgindo como um aliado dos comércios. Sua dinâmica intuitiva de grande grau de credibilidade pode, sobretudo, trazer um grande número de clientes para uma marca.

Contudo, é preciso que esse recurso seja utilizado com bastante responsabilidade, uma vez que alguns erros acabam sendo muito comuns.

Entender, portanto, que esse é um mecanismo que propicia a concorrência pode estabelecer algumas diretrizes de anúncio.

Apostar, nesse sentido, em uma descrição do produto detalhada, em uma imagem original e clara e em políticas de preços vantajosas pode garantir uma alta competitividade da empresa.

Por outro lado, alguns erros precisam ser evitados para que essas aplicações não falhem em seu curso.

Por isso, considerar uma atenção redobrada para que os anúncios não sejam equivocados pode garantir a paz dessa marca naquele ambiente.

Por fim, não praticar políticas de frete que compensem os descontos e garantir que não será vendido o que a empresa não tem pode sustentar os pilares citados acima de forma bastante saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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