4 erros mais comuns em uma loja virtual e como evitá-los

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4 erros mais comuns em uma loja virtual e como evitá-los

Tempo de leitura: 5 minutos

Existem alguns erros que são comuns entre lojas virtuais que estão começando agora, mas é fundamental conhecê-los e evitá-los porque o mercado digital está crescendo muito isso a competitividade é cada vez maior.

O fato de que muitos empreendedores encontraram mais facilidades de abrir esse tipo de negócio porque ele não exige os mesmos investimentos de uma loja física.

O mundo digital até pode contar com investimentos modernos, mesmo assim, precisa conhecer os riscos de atuar dessa forma, pois só assim vai conseguir conquistar bons resultados.

Em outras palavras, só vai conseguir ter um bom desempenho no espaço digital quem puder trabalhar com uma boa gestão de negócios e se posicionar como uma empresa de destaque perante os competidores.

Existem vários pontos relevantes no comércio digital e um deles é a enorme quantidade de oportunidades que existem. Isso atrai muitas pessoas e acaba criando um ambiente extremamente competitivo.

Entender um pouco mais sobre o assunto e ajudar os empreendedores a desenvolverem plataformas de vendas de sucesso, este artigo vai abordar alguns pontos importantes sobre o assunto.

Ele vai mostrar os erros mais comuns que acontecem nas lojas virtuais, como evitar erros de usabilidade que podem prejudicar a experiência do usuário e como proteger as informações dos clientes.

Erros comuns das lojas virtuais

O primeiro erro de quem pretende abrir ou está abrindo uma loja virtual é acreditar que esse processo se trata de um negócio simples. Mesmo que ele seja mais fácil do que manter uma loja física, ainda assim tem seus próprios desafios.

Independentemente do espaço escolhido, o fato é que ter o próprio negócio exige muita responsabilidade, visto que é necessário saber lidar com vários aspectos importantes, como:

  • Vendas;
  • Marketing;
  • Comunicação;
  • Logística.

Não importa se a plataforma vende pacote pena colorida ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, é necessário ter habilidade com todas essas questões.

Outro erro muito comum é escolher a plataforma errada, pois da mesma forma como uma loja física precisa de um espaço apropriado para oferecer as soluções, no mundo digital a necessidade é a mesma.

O site precisa demonstrar qualidade para os clientes e a seriedade do negócio. Por falar nos interesses do público, outro erro que costuma acontecer é não definir a audiência do site.

Saber qual é o perfil do público alvo é muito importante porque ajuda a adotar um estilo adequado dentro do canal, melhora as estratégias de comunicação, entre outras práticas por parte do site.

A marca deve, de antemão, saber com que tipo de audiência está lidando, pois só assim será capaz de se destacar com esse grupo.

Quem pretende vender painel acm adesivado não pode ignorar dados de seu negócio, tendo em vista que o mercado digital traz inúmeros benefícios para medir os resultados.

Por exemplo, é possível saber quantas pessoas pesquisaram um determinado assunto e logo em seguida acessaram o site para comprar.

O gestor não pode fechar os olhos para essas informações porque é a partir delas que vai tomar decisões e manter a relevância da corporação.

Outro erro grave é não se preocupar ou simplesmente se esquecer de investir em segurança, visto que o consumidor precisa se sentir seguro no espaço de compra, tanto físico quanto online.

Na internet, isso é ainda mais importante porque as pessoas precisam inserir informações confidenciais na plataforma de vendas para que possam comprar os produtos que desejam e recebê-los no conforto do lar.

A plataforma digital precisa contar com boa segurança e quando o usuário acessar o site, precisa encontrar um ambiente agradável visualmente.

Os conteúdos visuais são os materiais que mais se destacam na internet e eles precisaram começar a fazer parte das lojas virtuais para que pudessem atrair cada vez mais pessoas.

Assim como um chaveiro automotivo perto de mim, uma loja virtual vai fazer uma análise de dados constante em sua plataforma para identificar qualquer problema que tenha que ser resolvido o quanto antes.

Como evitar erros de usabilidade

Os erros de usabilidade precisam ser evitados porque eles podem afetar a experiência do cliente e existem várias maneiras de fazer isso. Uma delas é gerenciar a máquina, considerando que ela não é infalível.

Deve-se acompanhar o utilizador nos tempos de espera e carregamento para que o usuário tenha uma boa experiência.

Outra coisa interessante é usar o conhecimento que as pessoas têm de outros produtos para ter uma base de informações. Justamente por isso é sempre uma boa ideia obter padrões de usabilidade que já estejam estabelecidos.

São botões que precisam indicar que são botões e as portas devem indicar se é necessário puxar ou empurrar, entre outras ações comuns.

Uma empresa de fios de sustentação na testa deve permitir que os usuários possam visualizar a ação que estão prestes a realizar, antes de tomar uma decisão e evitar o.

O usuário também precisa ter a capacidade de visualizar as alterações que vão acontecer, pois isso ajuda a evitar resultados inesperados.

Outra coisa é que para lidar com períodos de atenção e prazos muito curtos, recomenda-se usar as notificações inteligentes e fazer listas de verificação.

Lembrar que uma ação é necessária também é uma forma de melhorar a experiência do visitante e evitar que ele perca tempo ou algum prazo.

O designer precisa considerar o fato de que as pessoas estão sempre em um mundo cheio de distrações, principalmente quando vão desenvolver um aplicativo móvel. Precisa ser desenvolvido usando o contexto de uso como bar.

Mas se por um acaso for constatado que um dos usuários está se encaminhando para um erro, independentemente de ser grande ou pequeno, o administrador da plataforma deve entrar em contato com ele.

Quando uma pessoa está pesquisando sobre preço de curso de porteiro, pode encontrar diferentes plataformas que oferecem esse serviço, mas só consegue se destacar aquelas que permitem que o usuário desfaça uma ação.

Também é interessante criar uma mensagem de segurança e trabalhar com outros elementos que servem de suporte para o visitante.

Como garantir a segurança da informação

Os sites institucionais, assim como as lojas virtuais precisam cuidar muito bem das informações dos usuários, principalmente com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Algumas dicas para proteger esses dados são:

Ter um certificado SSL

SSL é uma sigla para Secure Sockets Layers, sendo uma tecnologia que permite que os dados informados pelos visitantes no site sejam enviados para o servidor com criptografia para proteger a comunicação.

O consumidor, ao acessar o site de um fabricante de divisória em mdf com porta, precisa preencher suas informações pessoais, caso queira concluir a compra. É nesse momento que o certificado em questão entra em ação.

Ele protege os dados dos clientes e evita ataques que roubam essas informações. Para identificar que determinada plataforma possui certificado SSL, basta observar se existe um cadeado na barra de navegação.

Criar senhas fortes

Proteger os clientes, o site pode exigir a criação de senhas seguras e fortes durante a realização dos cadastros, misturando letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números.

Muitas pessoas costumam usar a mesma senha em diferentes sites, mas isso aumenta os riscos de roubo de dados.

O site de uma oficina mecânica especializada em injeção eletrônica pode solicitar o uso de senhas mais elaboradas, pois isso dificulta o acesso por parte de hackers e fraudadores.

Manter o sistema atualizado

Diariamente, novas vulnerabilidades são descobertas, assim como falhas e ataques no ambiente digital. Para evitar que o e-commerce passe por essa situação, é fundamental manter o protocolo de segurança sempre atualizado.

Isso inclui plataformas, plug-ins e outros softwares e os próprios desenvolvedores disponibilizam as atualizações para melhorar a ferramenta e ajustar erros que podem abrir brechas para o roubo de informações.

São atualizações muito importantes para manter a loja livre de golpes e fraudes por parte de pessoas mal intencionadas.

Sistema antifraude

Uma pessoa que esteja procurando sobre película protetora automotiva preço na internet precisa encontrar plataformas com sistema antifraude porque elas analisam o comportamento dos usuários e bloqueia as atividades possivelmente fraudulentas.

Isso é feito por meio do cruzamento de dados, considerando informações como localização, histórico de compras e histórico de navegação, além de padrões de comportamento e informações cadastrais.

Considerações finais

As lojas virtuais já conquistaram os consumidores por conta de suas facilidades e da qualidade dos produtos e serviços que oferecem. Mas para que o canal alcance os resultados esperados, são necessários alguns investimentos.

Garantir a segurança dos usuários é o primeiro passo, além de investir para que o site não tenha problemas de usabilidade e garanta a melhor experiência ao visitante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

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