virtual

Uma loja virtual precisa de um bom nome tanto quanto uma loja física, pois é ele que vai ficar guardado na mente dos consumidores e é responsável por atrair as pessoas para a plataforma de vendas.

Muitos empreendedores têm dúvidas na hora de escolher o nome porque querem alguma coisa que seja impactante, que esteja relacionada aos produtos e serviços que vende e que seja capaz de traduzir a essência da marca.

Fazer uma escolha assertiva é fundamental para o crescimento do negócio, tanto é que existem nomes que são tão marcantes que chegam a categorizar um produto.

Por exemplo, quando se fala em refrigerante de cola, lâmina de barbear e esponja de aço, logo as pessoas se lembram de determinadas marcas que são simplesmente líderes de seus segmentos.

Algumas lojas virtuais também conquistaram essa colocação, principalmente os marketplaces. É possível construir a reputação de uma marca usando esse nome e existem várias maneiras de escolhê-lo.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o que é público-alvo da loja, como escolher o nome que atrai a essas pessoas, qual é a mensagem que o negócio quer transmitir e como fazer com que o nome seja único e fácil.

Quem é o público-alvo do negócio?

Público-alvo nada mais é do que um grupo de consumidores que possuem características similares e que são identificados no mercado pelas organizações.

Com base em suas características, o negócio determina para quem vai direcionar suas estratégias e campanhas de marketing e vendas. Para definir o público alvo do negócio, primeiro é necessário segmentar o mercado.

O mercado de uma empresa que faz exames não é formado apenas por pessoas que pesquisam sobre exame de sangue admissional, mas também por indivíduos interessados em outros assuntos.

É justamente por isso que precisa ser fatiado em diferentes segmentos, considerando vários fatores como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Personalidade.

Esses e outros fatores geram impactos na decisão de compra, mas é errado acreditar que essas informações são baseadas em achismos, na verdade, são frutos de muita pesquisa e análise de mercado.

O nome da loja virtual vai ser desenvolvido com base nas características dessas pessoas porque é assim que se constrói afinidade e a organização consegue aumentar as chances de conquistar clientes.

Além de basear a escolha do nome nessas informações, também é muito importante criar um plano de marketing para que as campanhas e peças de comunicação sejam direcionadas para o segmento certo.

Se uma clínica de exame admissional de sangue está criando um anúncio no Google Ads, vai utilizar as características de seu público-alvo para fazer a segmentação, de modo que a campanha alcance pessoas realmente interessadas.

Mas além de considerar as características do público, também é muito importante verificar os nomes usados pelos concorrentes, priorizar algo curto e fácil e até mesmo avaliar a disponibilidade nas redes sociais.

O gestor pode usar palavras-chave na composição, associar o nome ao e-commerce, fazer um brainstorming e ficar atento para evitar erros de duplo sentido.

Qual é a mensagem que a marca vai transmitir

O nome escolhido para a plataforma de vendas vai transmitir uma mensagem, e para que isso aconteça de maneira clara e objetiva, o proprietário do negócio precisa seguir alguns procedimentos.

Um deles é identificar as audiências, pois isso vai influenciar na percepção dos indivíduos sobre as organizações e pode ou não despertar o desejo de consumo.

O primeiro passo é ter uma persona bem definida para analisar o comportamento de compra e compreender quais são suas expectativas. Com base nisso, a persona vai ficar mais alinhada à realidade da corporação.

Traduzir de uma variação que gera impactos significativos no tom de voz da companhia e na hora de escolher os termos.

Tanto uma pessoa que está abrindo uma autoescola especializada em carteira cnh pcd quando alguém está abrindo uma loja virtual também precisa buscar referências, mas elas precisam fazer sentido para o negócio.

O ideal é observar como é a mensagem de outras companhias, visto que muitas grandes corporações investem em maneiras de manter a padronização de mensagens em suas estratégias de marketing e comunicação.

Isso ajuda a identificar os mecanismos de busca que os negócios usam para transmitir seu valor, suas interações nas redes sociais, entre outras oportunidades.

Observar as tendências é fundamental porque o mercado está sempre trazendo alguma coisa nova que pode ajudar o negócio, só que essa prática não deve ser vista como uma oportunidade de mudar e fugir dos valores da organização.

Por exemplo, supondo que uma empresa tenha uma comunicação mais jovem, não significa que o escritório de advocacia que trabalha para ela pode ter a mesma postura.

Uma empresa de tratamento de água residencial só precisa ter em mente que a comunicação está sempre refletindo as mudanças que acontecem na sociedade na tecnologia e nos valores.

Mas essas tendências não estão limitadas apenas à linguagem, como também ao modo de aplicar a mensagem dentro das campanhas.

A análise pode ser feita em canais das redes sociais, desde que o negócio consiga compreender como os concorrentes estão usando essas plataformas para transmitir seus valores, além de usar termos e ideias que vão estabelecer uma mensagem.

A proposta de valor é essencial tanto na estratégia de comunicação quanto na hora de definir o nome do negócio. É algo que mostra o que a empresa faz, o que oferece, o que pretende levar para o mercado, entre outras características.

Esses aspectos podem ser o ponto de partida para escolher o nome do negócio, de modo que realmente gere os impactos esperados, sem se esquecer de que cada empresa possui uma proposta de valor.

Tanto uma plataforma e-commerce quanto uma empresa de conserto de iPhone na hora precisam ser fiéis à proposta de valor, pois só assim poderá transmitir uma mensagem de maneira sólida, clara e eficaz.

A composição de um nome é feita com os termos certos, por isso é tão importante saber escolher corretamente. É necessário lembrar que alguns são mais estratégicos e outros transmitem a proposta de valor com clareza.

Só que o empreendedor não pode se esquecer que se trata de palavras, frases e expressões que estão relacionadas ao core business da corporação e por isso devem transmitir seus valores.

Como ter um nome único e fácil de lembrar

Quando se trata de escolher o nome para uma empresa, deve-se ter em mente a máxima que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Ter um nome cativante é muito importante, principalmente na internet.

Supondo que uma pessoa esteja procurando, por exemplo, por uma empresa de entrega de comida, ao encontrar os resultados vai escolher aquela que tem um nome mais agradável aos ouvidos.

Por isso é tão importante lembrar que o nome da loja serve como porta de entrada para vender os produtos, então ele deve ser convidativo, trazer uma pista daquilo que as pessoas vão encontrar e ser interessante ao mesmo tempo.

Se o nome for bem pensado, torna-se um verdadeiro diferencial e evita que o consumidor dê atenção para o concorrente, justamente porque ele possui um nome melhor.

Só que além de causar uma boa primeira impressão, quando o nome é impactante também ajuda a construir a identidade da marca, algo essencial para se destacar no mercado e refletir a personalidade da plataforma, bem como seus valores.

No caso de uma agência de controlador de acesso noturno, ela quer que seu nome seja atrelado à modernidade, segurança e tecnologia, da mesma forma, uma loja de roupas quer que as pessoas pensem em estilo e bom gosto.

Somente um nome bem escolhido pode criar tal conexão na mente dos consumidores e fazer com que a marca seja lembrada com facilidade. Se for um nome original e criativo, também vai gerar compartilhamentos e conversas que trazem mais visibilidade.

De modo geral, a marca precisa escolher o nome certo para a plataforma de vendas para que o negócio seja realmente um sucesso.

Assim como fiz uma autoescola especializada em carteira carro e moto, o ideal é investir tempo e esforço na tarefa, lembrando que quanto mais impactante e memorável for o nome, mais fácil será de conquistar clientes.

Considerações finais

É difícil encontrar alguma empresa famosa e que esteja entre as preferências do consumidor que não tenha o nome marcante e agradável para os clientes.

Independentemente do segmento de atuação, tanto uma loja online quanto offline precisam de um criativo e bem pensado para atrair as pessoas e mostrar logo de cara o valor de seus produtos e serviços.

Isso ajuda a atrair consumidores e aumentar as vendas da plataforma em qualquer época do ano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Compartilhe nas mídias:

Primeiro contato com a Agencia Notável

Seja bem-vindo! Peço que preencha esse formulário com cuidado e atenção, pois dessa maneira nossa equipe poderá conhecer melhor o seu negócio e chegar mais preparado para agendarmos uma reunião!