Vantagens do Google Analytics: conheça as 6 principais

Tempo de leitura: 3 minutos

O Google é um nome quase que obrigatório para quem atua na internet. Você pode ser empreendedor, prestador de serviços ou só um curioso. Mas, se está na internet tem que conhecer as principais vantagens do Google Analytics.

Se você ainda não o conhece, nós explicamos. O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de acessos e interações para todos os tipos de websites.

É importante destacarmos a palavra interações porque esta ferramenta vai além de simplesmente monitorar a quantidade de acessos.

Aliás, só para você ter uma ideia, saiba que alguns dos serviços disponíveis na ferramenta são:

  • Número total de visitantes
  • Origens de cada visita ao site
  • Marketing,
  • Mídias Sociais,
  • Resultados de e-commerce,
  • Acompanhamento de metas.

Logo, nós listamos aqui algumas vantagens do Google Analytics, que costumam ser as principais que são aquelas que mais fazem com que as pessoas usem em seus negócios.

1 – Dinâmica

Basicamente, para usar os serviços do Google Analytics você precisa de um login e senha do Google. E na própria ferramenta há um guia para começar a usar o serviço criando esse cadastro, se é que você ainda não tem.

Aliás, é importante lembrar que uma consultoria de Google Analytics por uma empresa qualificada pode ser diferencial para seu negócio. Sendo o tipo de investimento que vale a pena para iniciantes.

2 – Monitoramento

Para qualquer tipo de oferta, seja de produtos ou serviços, é fundamental conhecermos a resposta do público-alvo. Isso se torna ainda mais intrinsicamente ligado aos negócios online.

O Google Analytics nos dá a possibilidade de identificarmos o comportamento do público-alvo. Depois, isso pode ser bom para unir o dado com a campanha de marketing. Consequentemente, você pode incluir um produto à venda ou qualquer outro tipo de serviço pela internet.

Isso nos dá insumo para saber o que está certo, errado e o que fazer para melhorar. De novo, temos aqui um recurso importantíssimo para qualquer setor.

3 – Marketing

Informação é tudo. Talvez em qualquer área de serviço isso seja uma verdade. Mas, é indiscutível, que no marketing informação vale ouro.

Quando você monta uma campanha de marketing é fundamental saber a resposta do seu público à campanha.

Uma campanha online ainda permite que seja alterada, relativamente, de forma rápida. Por isso, quanto mais informações você obtiver, melhor.

Pensando nisso, o Google Analytics fornece todas as informações que você precisa para identificar o que está errado, o que corrigir, e o que está certo para que seja aprofundado.

4 – E-Commerce

Imagine que você anuncia uma série de produtos na web e tem a possibilidade de saber, a todo momento, qual o produto que vende mais. Inclusive, aquele que gera mais lucro. Ao mesmo tempo, saber qual produto vende menos.

Em resumo, ter uma medição de todo o desempenho da sua campanha de vendas em tempo real é um diferencial e tanto da ferramenta.

Desse modo, saiba que o Google Analytics fornece todos os dados necessários para avaliar o desempenho de sua loja virtual.

5 – Metas

Neste serviço você pode estipular metas e acompanhar o desenvolvimento das vendas e acessos, além de permitir focar onde seu produto vende mais e menos.

Aliás, para continuar estudando sobre o Google, aqui no blog a gente tem várias matérias que explicam, em detalhes, cada uma das ferramentas dele. Por exemplo, essa daqui fala sobre o Adwords, leia mais tarde: Tudo o que você precisa saber sobre o Google Adwords.

6 – Visitantes

Com este recurso você pode identificar a localização do visitante do seu site. Do mesmo modo, os novos visitantes, os visitantes antigos e o tempo médio de visita.

É uma informação relevante porque ajuda a conhecer seu público, proporcionando oportunidades para atingi-lo de forma certeira.

É importante lembrar a importância da ajuda de um profissional neste recurso. Afinal, uma empresa qualificada pode ser o diferencial do sucesso para o seu negócio porque tem expertise sobre como fazer o trabalho.

Quer mais informações sobre o Google e as suas ferramentas? Preencha o formulário abaixo!

Podemos te ajudar?