Títulos bons nos resultados de pesquisa: veja 6 dicas do Google

Tempo de leitura: 2 minutos

Alguma vez na vida, você já deve ter feito a seguinte pergunta: como colocar o meu site no Google, certo? Considere que uma boa dica para começar é pensar em títulos bons nos resultados de pesquisa. E para ajudar você nisso, o próprio Google deu as dicas.

Portanto, todas as informações abaixo são oficiais e você pode saber mais delas quando quiser, lá no site da empresa.

1 – Precisão

A primeira dica do Google é “descrever um título com precisão sobre o conteúdo da página”. Ou seja, não dá para fugir do tema, entende? É algo que sempre faz você perder pontos e isso vem desde os textos que você fazia na escola, não é mesmo? Então, vale a mesma dica para o Google. Inclusive, sobre isso, ele dá mais uma dica do que não fazer. Veja.

2 – Sem título

O Google também fala que para ter títulos bons nos resultados de pesquisa você não pode deixar o título automático, que ficará em “sem título” ou “nova página 1”. Por outro lado, não fuja do tema. Por isso, escolher as palavras-chaves é tão importante e ajuda nessa hora!

3 – Exclusividade

A próxima das dicas do Google é sobre criar títulos que seja exclusivo para cada nova página. Então, sempre vale a pena você fazer uma pesquisa para saber se já tem algo parecido ou com o mesmo título. Uma boa ideia que vale a pena estudar é sobre usar títulos adaptados para celulares.

4 – Título único

Sobre o que não fazer, o Google diz que não se deve usar um único título para todas as páginas do site ou para um grupo de páginas. Cada página tem que ter um título e que seja único, exclusivo, entendeu?

5 – Descrição

Já perto de finalizar as dicas sobre títulos bons nos resultados de pesquisa, considere que o Google diz que os títulos devem ser breves. No entanto, também é preciso que eles sejam descritivos e informativos. O tamanho é para que ele não seja cortado na busca e a descrição é para quem você gere valor na consulta.

6 – Palavras-chaves

Para fechar, agora vem a dica do que não fazer. O Google diz que usar muitas palavras-chaves no título é desnecessário. Por isso, é sempre preciso pensar em um foco maior e não vários focos pequenos. O texto sim pode conter mais do que uma, no título isso não é recomendado.

Ferramentas de mensuração de resultados para negócios digitais – conheça 7

Bônus: a metatag

Se você já criou um conteúdo pensando no Google, viu que lá tem o title (que é o título) e tem também a description (que é a metatag). Ou seja, a ideia é que essa descrição seja uma frase ou um parágrafo curto que vai servir como resumo para quem vai ler a matéria.

É ela que fornecerá ao Google e aos outros mecanismos de pesquisa, o resumo. Ela pode contar a palavra-chave também, só que sem exageros, seja no tamanho ou na quantidade.