Será que é possível a gente aparecer no Google sem ter que pagar? A resposta pode aparecer quando você tem site otimizado para SEO. Ou seja, SEO é uma forma de estar no Google sem ter que investir em anúncios pagos. Gostou? Saiba como isso funciona e como o Google Analytics pode ajudar.
Dos classificadcos ao Google
Há um tempo, a única forma das pessoas conseguirem encontrar um serviço era através dos “classificados”. Eles eram comercializados em jornais e revistas. Ou você pode ter ouvido falar em “páginas amarelas” também, que ficavam nas listas telefônicas.
O mesmo valia para quando as pessoas queriam encontrar um bom mecânico, encanador ou chaveiro. Assim, imediatamente, elas recorriam a esse impresso.
Mas, os tempos são outros e essas características mudaram. Se antes as pessoas iam às páginas amarelas, hoje elas vão ao Google. Com certeza, você mesmo já procurou algo no Google pelo menos uma vez na vida, certo?
E em resposta a esse avanço, o que temos? É simples e vamos explicar em tópicos.
- Antes, antes o marketing eficiente estava nas páginas amarelas,
- Hoje, a melhor maneira para isso é estar em evidência no Google.
Ficou fácil entender isso, não é mesmo? Agora vem a pergunta difícil: como ter um site otimizado para SEO? Isto é, como criar conteúdo a ponto de conseguir se posicionar no topo da página do Google? A gente vai ajudar você.
O Google como página amarela
Essa listagem feita pelo Google é chamada de busca orgânica. Logo, quando o internauta procura por algo (a partir de uma palavra qualquer), esse site de buscas oferece resultados.
Esses resultados surgem a partir de uma série de links de páginas referentes àquela pesquisa. Com isso, os usuários visitam as páginas que estão no topo porque são mais fáceis de serem acessadas.
Além do mais, essas páginas são as de maior credibilidade de serviço.
Para conseguir se destacar em meio as listas orgânicas, usa-se a ferramenta de marketing digital SEO (search engine optimization). Desse modo, ela permite analisar quais as palavras chave são ideias.
Ou seja, o que a pessoa busca no Google que pode ter a ver com o seu negócio? Aqui entram os mercados, os nichos e muito mais. Observe que não é sempre que as pessoas procuram a loja diretamente. Elas buscam dúvidas ou expressões. Depois, chegam até as lojas.
As ferramentas para ter um site otimizado para SEO
Para responder a pergunta sobre como ter um site otimizado para SEO, a gente tem que falar das ferramentas que podem ser usadas. Desse modo, existem duas que merecem atenção. Veja só.
Google Webmaster Tools
Nele, existem diversos recursos disponíveis que ajudam os empreendimentos terem um número grande e satisfatório de visitas em seus sites. Ou seja, mais visitas, então, mais chances de vendas.
O Google Webmaster Tools é comum para quem atua no marketing digital de uma empresa. Geralmente, ele visa a capacidade de ter um site que seja a resposta para as pesquisas do Google.
Google Analytics
O Google Analytics é outra ferramenta de muito valor disponibilizada pelo Google porque permite inserir um código de rastreamento em seu site.
Assim, você começa a receber uma série de dados fundamentais para compreender os fluxos de visualização dentro da página. Ou seja, o tempo de leitura, as páginas mais lidas, entre outras informações.
Inclusive, esses devem ser os pontos de referência determinantes para tomar qualquer decisão dentro da empresa. Assim, o Analytics mostra um panorama amplo de sucesso ou não de suas ações, mostrando as preferências de seu público e quais as atividades que renderam mais frutos.
Aliás, é possível perceber as necessidades e o que podemos melhorar também.
Como usar o Google Analytics e o Webmaster Tools?
Se você nunca fez isso antes, possivelmente, terá um pouco de dificuldade no começo. Mas, dá para fazer sozinho, aos poucos. Por outro lado, a gente vai deixar abaixo um formulário.
Então, se você precisar de ajuda, é só nos enviar que a gente responde rapidinho, combinado? Estudamos muito essas ferramentas e podemos esclarecer dúvidas sobre como deixar um site otimizado para SEO.
Podemos te ajudar?
Aliás, nós separamos outros dois textos que falam sobre o SEO e a importância dele para você. O primeiro é sobre como “aumentar o trafego orgânico da página” e o outro tem a ver com “técnicas para configurar SEO do site“.