8 dicas para um roteiro de vídeo para Youtube excelente

Tempo de leitura: 3 minutos

52Pensando no “boom” de youtubers que existem hoje em dia, a gente criou esse texto aqui, que é sobre a criação de um roteiro de vídeo para Youtube. Inclusive, empresas e pessoas estão se especializando nesse tema cada vez mais.

Sendo assim, mais importante do que o momento de gravação, a gente tem a pré-criação de vídeos que passa por um  roteiro. Aliás, há outra coisa que nos importa aqui: as mesmas dicas podem ser usadas para quem vai gravar stories/reels/IGTV para o Instagram.

Primeiramente, independente do vídeo, saiba que sem um bom roteiro o seu vídeo não trará o resultado desejado. Então, sem demorar mais nenhum pouco, vamos logo às dicas!

1 – Pense bem onde será gravado

Hoje em dia pode tudo! Ou mais ou menos isso, né.

Então, a dica aqui é: grave seu vídeo em um quarto ou no meio da rua ou em um lugar lotado de transeuntes. Isso quer dizer que tanto faz? Mais ou menos porque tudo vai depender do seu foco.

Se você vai gravar vídeo em um tipo de entrevista, obviamente, a narrativa fica melhor em estúdio do que na rua. Já se quer fazer um tipo de “improviso”, a rua serve bem.

O mais importante é combinar com a narrativa. Aliás, ousar é preciso. Porém, sem fugir do tema central: “falar de inverno enquanto passeia na praia” não parece legal. Tem mais: inove e traga o seu público para você dentro das perspectivas de resultados.

2 – Leve em conta seu público-alvo

Segundamente, considere estudar bem seu público-alvo.

  • O que você quer captar com o vídeo?
  • Quem você quer que assista?

Logo, entenda que perguntas como essas podem ajudar na produção de um roteiro de vídeo para Youtube que dialogue facilmente com a sua persona. Para isso, descubra gostos, falas e maneiras de aproximar o seu espectador do seu conteúdo.

3 – Organize falas em um papel

A organização é a chave para melhores resultados em quase toda área da vida. Portanto, faça anotações e esboços até achar o roteiro perfeito para determinado vídeo.

Com toda uma estrutura de falas e ações em mãos será mais fácil gravar com confiança além de permitir o aumento do potencial de seu vídeo. Organize-se!

4 – Treine as falas antes de gravar

Como em toda profissão, treinar também faz parte do exercício. Treine até a exaustão. Temos certeza que todo esforço irá te levar a expandir seu potencial. Treine gravando. Ou sem gravar. Mas, simplesmente, treine! A sua vigésima tentativa de gravação terá um melhor impacto e qualidade que sua segunda tentativa.

5 – Seja natural na gravação

Outra dica é sobre não inventar moda. Mas, como assim? Inventar coisas a ponto de tirar a naturalidade de seu vídeo.

O segredo talvez seja o de criar entonações para suas falas, cenas impactantes, mas não deixe de ser natural. Aliás, esse pequeno detalhe pode tornar seu vídeo mecânico ou forçado demais. Por exemplo, como se fosse um vídeo institucional. E isso pode afastar seu público.

6 – Seja objetivo nas cenas

De novo, uma dica forte: não crie mil situações para dizer o óbvio.

O marketing apelativo se torna negativo para com seus objetivos se ele não for proposital. Aliás, no marketing digital, esse tipo de cena quase nunca é bem-vista.

Você também vai gostar de ler: Erros que todo youtuber comete no início de carreira

Então, seja coeso! Se dois mais dois são quatro, logo, explique de maneira direta.

O século XXI traz a necessidade da velocidade na absorção de informação. E não se trata de ser simplista, mas de fato dá para criar um material de qualidade e de maneira direta.

7 – Traga soluções para os clientes

Lembra que instruímos você a pesquisar sobre seu público-alvo? Agora é a hora! Responda aquelas dúvidas que acompanham sua persona.

Os seus segredos sobre técnicas com excelentes retornos é exatamente o que vai aproximar você de seu espectador. Pare de trazer como resposta o óbvio e traga o novo! Sinta o retorno como troca por uma boa informação.

8 – Tire o expectador da monotonia

A última das dicas para se criar um roteiro de vídeo para Youtube tem a ver com usar as “chamadas de ação”.

Elas são as famosas CTA’s, que são formas de interagir com o seu público. O CTA não precisa ser um link parado, estático lá. Mas, pode ser algo mais dinâmico, engraçado e até mesmo que tire quem está assistindo do marasmo.

Use o bom humor! Além de aproximar vocês (você e cliente), isso tornar o vídeo uma ótima opção de marketing.

Bônus – Não exceda o tempo limite

E para não nos alongarmos demais, mas lembrando de uma dica que vale ouro… Não exceda o tempo.

Não corra com seu vídeo, querendo contar a história toda em milésimos de segundos. No entanto, também não faça de assuntos simples longos monólogos. Nesse caso, ser direto e coeso ainda é a melhor opção para seus vídeos.

Por fim, com essas ótimas dicas você está preparado para criar seu roteiro de vídeo. Lembre-se a importância de se ter organização. Treine suas falas. Seja direto. Pense no melhor lugar a ser gravado. Seja natural. É fundamental que se quebre a monotonia. Para isso, considere as CTA’s como saída.

Faça como nós, não exceda seu tempo.