Passo a passo para atrair leads para o seu e-commerce

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Passo a passo para atrair leads para o seu e-commerce

A internet mudou profundamente a maneira de se fazer negócios. Podemos dizer, então, que o e-commerce é o símbolo dessa transformação, já que as lojas virtuais deram a oportunidade de negócios de todos os tamanhos fazerem sucesso com menos orçamento e infraestrutura. 

Outra coisa que mudou foi a captação de clientes. Se antes as pessoas chegavam até as empresas, agora existe todo um processo que exige com que a empresa seja quem vá até elas.

Parte desse processo consiste na captação de leads. 

Para saber o que são leads e como atraí-los, continue lendo!

A importância dos leads para a sua empresa

Os leads são clientes em potencial para a empresa. É importante ressaltar que lead não é sinônimo de cliente. 

Para captar um lead você precisa ter um primeiro contato com a pessoa por meio de site, blog ou rede social a fim de iniciar um relacionamento. 

Essa pessoa é visitante de uma dessas páginas e será convencida a lhe fornecer algumas informações para, só então, ser nutrida e, depois, entregue para a equipe de vendas para ser convertida em cliente. 

Exemplificando 

Para ilustrar melhor o cenário descrito anteriormente imagine a seguinte situação:

O gestor de uma empresa acessa um blog de uma companhia de convênio dental com o objetivo de tirar dúvidas sobre planos e preços. 

Então, ele encontra diversos materiais que falam sobre plano empresarial odontológico. A partir do momento em que ele preencher um formulário para baixar um e-book disponibilizado pelo blog ele se tornará um lead e irá ser nutrido de informações específicas para ele.

Aqui ele ainda não decidiu se irá contratar o plano, mas demonstrou interesse pelo assunto. Por isso, ele é um lead e não um cliente ainda.

Afinal, como atrair leads? 

Produza conteúdos relevantes

Algo característico do mercado atual é que as pessoas procuram por informações antes de procurar por produtos ou serviços. 

Isso quer dizer que antes de tomar qualquer decisão elas pesquisam pelos próprios problemas e por maneiras de solucioná-los. 

Por isso, você precisa fazer como o blog do exemplo anterior e criar conteúdos que engajem e direcionem o seu público pela jornada de compra. 

Durante a produção de conteúdo é importante lembrar que no início da jornada o seu futuro lead não está interessado em comprar nada, contratar ninguém e nem fazer negócio. Ele só quer  saber se tem um problema. 

Sendo assim, boa parte dos seus conteúdos não vão falar da empresa ou de seu produto. O foco aqui é oferecer um conteúdo informativo de qualidade.

Não se esqueça, também, de saber quem é a sua persona. Assim, você saberá exatamente quais são os temas relevantes para o seu público e os canais ideais para publicar os conteúdos. 

Utilize Copywriting 

Você produziu um texto de qualidade e rico em informações, mas será que ele é persuasivo?

Sim, nós dissemos que os conteúdos não vão vender nada logo de cara, mas o objetivo aqui continua sendo gerar leads e, assim, turbinar os negócios. 

Por isso, seus materiais precisam guiar as pessoas pela jornada de compra até o momento da decisão. 

O Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que tem por objetivo fazer a audiência realizar determinada ação – seja ela preencher formulário, participar de um evento ou, até, comprar algo. 

Essa técnica irá explorar os gatilhos mentais por meio da regra dos 4Cs.
Essa regra determina que o seus texto sejam:

  • Claros;
  • Concisos;
  • Convincentes;
  • Credíveis.

CTA

O Call to Action (Chamada para Ação), ou CTA, é um dos principais elementos do Copy. Ele tem a função de chamar a atenção do visitante e convencê-lo a tomar uma decisão e, assim, avançar na jornada. 

Essa técnica é feita por meio de links que direcionam os usuários para a página de um formulário, ebooks, inscrição, entre outros. Ou palavras de orientação, como “saiba mais” e “acesse agora”. 

Na empresa  de convênio odontológico do exemplo anterior o gestor que procura pelo plano empresarial irá para a página de download do ebook quando for convencido por um CTA.

Formulários 

Para falar sobre a captação de leads precisamos dar destaque para os formulários. Isso porque, os visitantes do seus site, blog, ou qualquer outro canal, só irão se tornar leads depois de fornecerem informações para você.

O melhor jeito de fazer isso é por meio de um formulário inteligente, no qual o usuário irá preencher com informações básicas, como nome, e-mail e telefone.

Ao fazer isso ele está sinalizando para você que talvez tenha interesse no seu produto ou serviço. 

Para que ele preencha o formulário você deve oferecer em troca um ebook, enviar uma newsletter, entre outras vantagens. 

Misture estratégias

A atração de leads é feita por meio de uma infinidade de estratégias e ferramentas. Para ter sucesso você precisa investir em formatos e ferramentas que sejam adequadas aos seus objetivos. 

Uma boa estratégia para gerar leads precisa contar com uma mistura de ferramentas (SEO, CPS…), plataformas (redes sociais, sites, blogs…) e formatos (e-books, vídeos, infográficos…). 

Assim, você conseguirá atrair pessoas de diversas maneiras. Mas cuidado com o exagero, caso contrário, você corre o risco de jogar recursos pela janela. 

Aqui vale destacar os formatos de conteúdos  que você pode usar para atrair leads:

  • Posts com áudio;
  • Infográficos;
  • Vídeos e imagens;
  • Posts para redes sociais;
  • Webinars;
  • E-books;
  • Entre outros.

 

Fluxo de nutrição

Você produziu um conteúdo usando a técnica de copywriting, o usuário clicou no CTA, preencheu o formulário, baixou o ebook e agora?

Bom, agora chegou a hora de manter funcionando o canal de comunicação com o seu lead para que ele não se esqueça da sua existência. 

Para isso, você vai disparar e-mails específicos para cada ação realizada pelo lead.

Portanto, se ele baixar um ebook você continuará sugerindo outros conteúdos relacionados para ele. 

Poderão ser enviados também mensagens de boas-vindas, ofertas e por aí vai. 

A empresa de convênio dentário do exemplo pode enviar  um email falando das diversas opções de planos empresariais e as vantagens de cada uma. Ou um e-mail sobre um plano dental empresarial específico, dependendo do interesse do lead. 

De novo: Esses e-mails não necessariamente serão anúncios, mas textos ricos em informação. 

É dessa forma que você ganhará a confiança do seu lead e se tornará a primeira escolha dele no momento de decisão. 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Ideal Odonto.