O que é influenciador digital e por que essa é a profissão do momento

Tempo de leitura: 3 minutos

Você deve ter aquele canal favorito no Youtube. Aliás, tem aquela pessoa que você segue no Instagram e tanto ama. E quando vê aquele cara comentando no Twitter, que sucesso. Essas pessoas são referências para você, concorda? Possivelmente, eles podem ajudar a entender o que é influenciador digital. Afinal, eles podem ser alguns deles.

A influência digital

Só para retomar o que falamos acima, considere! Aquele do grupo de amigos do Rio de Janeiro que se juntaram para montar um grupo de comediantes e hoje é o canal com mais inscritos no Youtube são influenciadores.

Inclusive, tem aqueles sobre jogos, comida, sobre o mundo geek, entre outros temas. Sempre há um canal favorito, uma pessoa amada ou um guru que você gosta de ver nas redes sociais.

Enfim, o que não falta são opções de canais para se divertir, ouvir críticas e opiniões sobre os mais diversos assuntos. Mas, o que isso tem a ver com os influenciadores digitais?

Mesmo que você nunca tenha visto essas pessoas na vida, você concorda e acredita nelas. Seja porque falam coisas que você aceita ou que você gosta de ouvir. O importante é notar que você se sente influenciado por essa pessoa.

Então, saiba que essas pessoas têm nome e uma profissão: influenciadores digitais.

O Influenciador digital

Essa mesma pessoa que começou com poucos inscritos no canal, hoje tem um monte de seguidores, fãs. Muitos deles que acham que sua palavra é lei. E essas pessoas são tão influenciadoras que começam a chamar não só a atenção de pessoas comuns, mas de empresas, de marcas que investem nessa pessoa em troca de propagandas de seus produtos.

E não é brincadeira, não. Influenciador digital é uma profissão.

E, involuntariamente, quando você vê essa pessoa que você gosta usando certas marcas de celulares, de roupas, de sapatos, acessórios, etc, etc, você vai querer também comprar as mesmas coisas que ela. Pois você quer ser, nem que minimamente, parecida com essa pessoa que tanto te influencia.

O que quero dizer com tudo isso é que, de uma forma ou de outra, os blogueiros são a nova cara do Brasil, eles são os responsáveis por influenciar boa parte dessa nova geração, uma geração que respira, que vive a internet 24 horas por dia.

Mesmo que indiretamente, essa pessoa, esse blogueiro, está influenciando boa parte da população, pelo menos aquela parte da população que segue seu canal, acompanhe seus vídeos, suas redes sociais, etc.

E como dito, eles são não somente influenciadores de ideias, mas de atitudes, de politização, entre outras coisas.

Ser um blogueiro em século XXI é mais que ter apenas um canal falando sobre games, política, feminismo ou comédia. Ser blogueiro no século XXI é se tornar um espelho para aqueles que estão te assistindo.

Imagina você, montando um blog sem a menor pretensão e anos depois se tornando um influenciador para milhares de pessoas? Meio assustador!

Mas, é assim como as coisas são hoje em dia

Antes, nós, nossas mães, nossos avós nos influenciamos nos nossos pais, nos cantores e nos atores que apareciam na tv ou tocavam no rádio. Hoje, a influência do jovem vem diretamente da internet.

A diferença que hoje, esses jovens têm contato direto com esses influenciadores por meio de suas redes sociais.

Ser um blogger nos dias atuais vai além da diversão, é a profissão do momento.

Você está ali, simplesmente, para influenciar pessoas. E por meio disso, muitas empresas tiraram proveito para divulgar seus produtos e você para ganhar a vida fazendo o que gosta, apenas expondo seus pontos de vista e com isso influenciado milhares de pessoas, sem fazer muito esforço.