Administrando listas de clientes no MailChimp em 3 passos

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Ter uma lista de clientes no MailChimp é um bom sinal. Mas, isso não é tudo. A administração disso se faz necessária porque só dá para gerar valor com esses dados. Entenda!

A lista de e-mails

Sempre que vamos falar sobre e-mail marketing, lembramo-nos da velha frase: “o dinheiro está na lista”.

O processo é claro: Público-alvo, isca digital, formulário, cadastro, entrega da oferta e começar o relacionamento.

Só que para que o resultado seja satisfatório é preciso escolher uma empresa de e-mail marketing boa. Com isso, não podemos deixar de citar o MailChimp.

A empresa que é amada por todos porque proporciona uma administração de listas de alto padrão. Vamos saber mais da ferramenta!

O MailChimp

O MailChimp se trata uma ferramenta de e-mail marketing muito funcional.

Uma das vantagens é que não precisa ser instalada no computador do usuário. Além de permitir um controle total dos cadastros dos prospects de sites. Através de tal recurso é possível gerenciar campanhas publicitárias por e-mail.

Mas, tudo isso tem custo. O plano inicial é gratuito e permite o envio de e-mails ilimitados. Mas, o limite de cadastrados permitidos no plano é de 2.000. Então, a saída pode ser os planos avançados. Eles permitem um número maior de contatos inscritos na lista. No entanto, são pagos.

Com o MailChimp você consegue também criar formulários no blog e administrar listas de e-mails, o que é bem importante.

Fora isso, há vantagens como na hora de personalizar cada mensagem, enviar campanhas  de forma automática e cumprir as leis antispam.

Afinal, nada mais chato do que o seu e-mail ir para o lixo eletrônico. Você não acha? E ainda podemos falar sobre a chance de enviar duas campanhas ao mesmo tempo e mensurar os resultados.

Como administrar o MailChimp

Toda a integração do MailChimp é realizada através de APIs. Eles são códigos específicos, similares aos usados em ferramentas web mais famosas como o Facebook e o Twitter.

Para gerir seus clientes no MailChimp , basta integrá-las à sua plataforma. Então, depois é preciso fazer o cadastro e começar a se valer dos benefícios. Quanto à administração de listas, confira algumas dicas abaixo.

1 – Tipo de cliente

Na sua conta do MailChimp, cada lista é organizadamente separada e independente de outras.

O conselho é que, pelo menos no início, você use uma única lista, mantendo-a atualizada, em vez de carregar novas, o tempo todo.

Afinal de contas, o e-mail marketing funciona ainda?

Se o seu desejo é direcionar seções específicas de uma única lista, use grupos na mesma. Isso ajuda a reduzir o volume de tarefas.

2 – Exclusão de clientes

Quando você toma a atitude de excluir uma lista, toda sua história com o cliente será em vão. E isso evita que você não recupere alguns clientes inativos em seu negócio.

Mas, se você precisar atualizar uma lista com informações de novos assinantes, tem jeito. Então, utilize a função atualização automática em vez de excluir a lista e perder dados importantes.

3 – Cancelamento de assinatura

Quando alguém de sua lista cancela sua assinatura significa que não querem mais receber os boletins e devem ser excluídos. Você ainda poderá encontrá-los em sua lista, mas direcione-os ao perfil “Subscription Cancelado“.

Tome cuidado para não importar novamente os contatos cancelados acidentalmente na lista de ativos.

Clique aqui para ir ao Mailchimp

Enfim, caro leitor, esse foi nosso artigo de hoje. Continue acompanhando nosso blog e se atualize com nossas dicas.

Se tiver alguma dúvida sobre clientes no MailChimp, envie-nos um e-mail ou deixe um comentário abaixo. Aliás, não se esqueça de colocar as dicas em prática.

Esperamos você no próximo bate-papo!

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