Ter uma lista de clientes no MailChimp é um bom sinal. Mas, isso não é tudo. A administração disso se faz necessária porque só dá para gerar valor com esses dados. Entenda!
A lista de e-mails
Sempre que vamos falar sobre e-mail marketing, lembramo-nos da velha frase: “o dinheiro está na lista”.
O processo é claro: Público-alvo, isca digital, formulário, cadastro, entrega da oferta e começar o relacionamento.
Só que para que o resultado seja satisfatório é preciso escolher uma empresa de e-mail marketing boa. Com isso, não podemos deixar de citar o MailChimp.
A empresa que é amada por todos porque proporciona uma administração de listas de alto padrão. Vamos saber mais da ferramenta!
O MailChimp
O MailChimp se trata uma ferramenta de e-mail marketing muito funcional.
Uma das vantagens é que não precisa ser instalada no computador do usuário. Além de permitir um controle total dos cadastros dos prospects de sites. Através de tal recurso é possível gerenciar campanhas publicitárias por e-mail.
Mas, tudo isso tem custo. O plano inicial é gratuito e permite o envio de e-mails ilimitados. Mas, o limite de cadastrados permitidos no plano é de 2.000. Então, a saída pode ser os planos avançados. Eles permitem um número maior de contatos inscritos na lista. No entanto, são pagos.
Com o MailChimp você consegue também criar formulários no blog e administrar listas de e-mails, o que é bem importante.
Fora isso, há vantagens como na hora de personalizar cada mensagem, enviar campanhas de forma automática e cumprir as leis antispam.
Afinal, nada mais chato do que o seu e-mail ir para o lixo eletrônico. Você não acha? E ainda podemos falar sobre a chance de enviar duas campanhas ao mesmo tempo e mensurar os resultados.
Como administrar o MailChimp
Toda a integração do MailChimp é realizada através de APIs. Eles são códigos específicos, similares aos usados em ferramentas web mais famosas como o Facebook e o Twitter.
Para gerir seus clientes no MailChimp , basta integrá-las à sua plataforma. Então, depois é preciso fazer o cadastro e começar a se valer dos benefícios. Quanto à administração de listas, confira algumas dicas abaixo.
1 – Tipo de cliente
Na sua conta do MailChimp, cada lista é organizadamente separada e independente de outras.
O conselho é que, pelo menos no início, você use uma única lista, mantendo-a atualizada, em vez de carregar novas, o tempo todo.
Afinal de contas, o e-mail marketing funciona ainda?
Se o seu desejo é direcionar seções específicas de uma única lista, use grupos na mesma. Isso ajuda a reduzir o volume de tarefas.
2 – Exclusão de clientes
Quando você toma a atitude de excluir uma lista, toda sua história com o cliente será em vão. E isso evita que você não recupere alguns clientes inativos em seu negócio.
Mas, se você precisar atualizar uma lista com informações de novos assinantes, tem jeito. Então, utilize a função atualização automática em vez de excluir a lista e perder dados importantes.
3 – Cancelamento de assinatura
Quando alguém de sua lista cancela sua assinatura significa que não querem mais receber os boletins e devem ser excluídos. Você ainda poderá encontrá-los em sua lista, mas direcione-os ao perfil “Subscription Cancelado“.
Tome cuidado para não importar novamente os contatos cancelados acidentalmente na lista de ativos.
Enfim, caro leitor, esse foi nosso artigo de hoje. Continue acompanhando nosso blog e se atualize com nossas dicas.
Se tiver alguma dúvida sobre clientes no MailChimp, envie-nos um e-mail ou deixe um comentário abaixo. Aliás, não se esqueça de colocar as dicas em prática.
Esperamos você no próximo bate-papo!