Método Picking & Packing – Conheça essa função exclusiva da Venda.la

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já ouviu falar do método Picking & Packing? Parece uma teoria, uma ciência, uma coisa muito complicada. Só que não é. E a gente vai explicar exatamente porque isso é bem mais fácil do que você imagina.

Aliás, isso pode dizer muito sobre o quanto você está perdendo por enviar produtos errados para os seus clientes. E os pedidos duplicados também significam muito sobre um problema financeiro que poderia ser evitado de um jeito bem simples.

O que é picking

Antes de falarmos do método Picking & Packing, a gente vai entender cada uma das partes. Mas, leia calmamente porque o texto está leve e rápido – você não perde mais do eu 5 minutos para entender tudo de tão fácil que é.

Picking nada mais é do que a separação dos pedidos que você, enquanto empresa digital, vai enviar para os seus clientes. O picking acontece desde quando o pedido do cliente é aprovado em qualquer uma das suas páginas de venda.

Sendo assim, no próximo tópico você vai ver quais os tipos de picking que são mais comuns hoje em dia. Afinal, todo empreendedor digital tem que pensar nisso se quiser enviar pedidos para o cliente. Então, é um tema imprescindível.

Os tipos de picking

O picking discreto é aquele que o colaborador faz o processo do início ao fim. Ou seja, ele faz a separação do pedido obedecendo a ordem de um por vez. O problema é que isso leva a uma baixa produtividade, já que se gasta muito tempo.

Tem o picking por zona, onde o estoque é segmento por áreas e cada colaborador atende a uma delas. O problema, nesse caso, é que pode ocorrer erros na ordenação do pedido mais urgente para o menos urgente.

Então, vem o picking por lote, onde o colaborador fica responsável por um único lote. Porém, isso volta ao erro inicial: pouca produtividade.

Temos ainda o picking por onda, que é uma divisão por turnos, isto é, com tempos predeterminados. Essa função exige muita sincronia da empresa.

E ainda podemos falar do bucket brigades, que é uma nova estratégia do mercado, onde colaboradores atuam em sincronia, gerando melhor planejamento.

E o que é o método Picking & Packing?

Agora vamos falar do assunto que começamos lá em cima. Considere que enquanto o picking é a separação dos pedidos, o packing pode ser visto como o processo de embalagem do produto antes de ser enviado para o cliente final.

E como é que isso pode ajudar você? Esse tipo de empacotamento faz com que todas as informações e especificações sejam revisadas para que o produto não seja enviado com erros ou avarias. Logo, você não causa transtorno ao cliente.

Para o empreendedor de sucesso, deve estar bem claro que evitar problemas com o consumidor é uma das chaves para o sucesso, certo? Além de que isso torna o processo bem mais rápido e produtivo. Por isso, o método Picking & Packing é uma alternativa viável.

O que acontece após o uso do método Picking & Packing

Se você optar por esse método, que está disponível na venda.la, a gente pode mencionar aqui algumas vantagens. Por exemplo, dependendo da sua expedição, a gente pode pensar que a emissão da nota fiscal (obrigatória), a etiqueta de envio (obrigatória) e a impressão se torna automático.

Ou seja, você tem uma possibilidade de fazer esse empacotamento que é mais seguro. E em todo caso, também é possível buscar atualizações disso, dependendo da sua gestão.

Achou o texto confuso? Se você não entendeu alguma parte do que foi dito aqui fique à vontade para nos chamar no particular, que a gente explica passo por passo.