Aqui no Brasil, a gente tem várias opções de plataformas de loja virtual gratuitas. Inclusive, já citamos opções como Wix, Wodpress e Loja Integrada, por exemplo. Por outro lado, há uma opção de ferramenta completa para loja virtual, que vou citar nesse texto.
Ela é bem mais completa e permite até mesmo o gerenciamento financeiro. Curiosamente, para quem quer estudar a possibilidade, mas sem gastar nada no começo, considere que dá para testar gratuitamente por 14 dias. Essa é a Shopify, que você vai conhecer agora.
1 – Os temas gratuitos
Uma das vantagens é que os temas gratuitos são ótimos e muito profissionais. Por meio comparativo, saiba que são bem melhores do que os oferecidos em plataformas gratuitas. Aliás, há uma lista de uma centena deles que não tem custo adicional e são responsivos para celulares.
2 – A criação é simples
A próxima vantagem é que a criação da loja virtual pelo Shopify é bem simples. Sendo assim, basta personalizar conforme o seu gosto. O menu é limpo e didático, sendo que mesmo que você não tenha expertise no assunto vai conseguir usá-lo sem dificuldades.
3 – As opções de pagamento
Na plataforma, o usuário tem como optar por várias opções de pagamento, o que é bem mais variável do que os sites gratuitos. Além dos cartões de crédito, ele aceita também Ebanx, PagSeguro, PayU e bandeiras como JCB, Discover, Diners Clube, além dos boletos.
4 – Os planos disponíveis
Os planos também são variáveis, sendo que tem do mais básico até o mais avançado. Logo, os preços, que são pagos em mensalidades em dólar, variam de 29 até 299. Obviamente, quanto mais avançado o plano, então, mais benefícios ele possui, com taxas mais baixas também.
5 – O gerenciamento
Por último, nós também tem o gerenciamento completo que é possível nesse site. Inclusive, ele envolve um sistema interligado ao aplicativo mobile, para celular. O sistema informa o cuidado com os impostos, o checkou em mais de 50 países, fretes e muito mais.
As funções que fazem o gerenciamento ser completo
No tópico 5, que foi o último aqui citado acima, eu falei sobre o gerenciamento. Porém, não citamos, exatamente, quais são as funcionalidades e as ferramentas do sistema que permitem isso. Correto? Vou usar esse tópico final para isso.
O Shopify tem uma possibilidade de otimização de mecanismos de busca, o que é chamado de SEO e tem a ver com o posicionamento da página no Google. Tem ainda um material educativo gratuito, como um curso. Tem descontos e cupons, além da integração com as redes sociais.
Outra coisa é que permite o encaminhamento de e-mail, a integração com o Google Analytics e os fóruns de discussão para os usuários. Isso tudo sem citar ainda outras funções, quem podem ser pagas e podem ser compradas se você tiver interesse.
Dá para confiar nessa ferramenta completa para criar loja virtual?
Em termos de confiabilidade, considere que o Shopify tem o selo de PCI DSS Nível 1 e com servidores de serdes, CDN Global e muita qualidade. Portanto, não há dúvidas sobre a confiabilidade. O que eu sei é que é uma das maiores empresas do setor.
Para resumir o texto, vou falar, brevemente, dos pontos positivos e negativos para que você termine fazendo a própria avaliação, combinado?
Pontos positivos: muitas opções de checkout, não precisa de cartão de crédito para fazer o teste e tem templates gratuitos que são bons. Além de ser completo em termos de ferramenta. Porém, o lado ruim: a mensalidade é em dólar e tem que pagar com o cartão de crédito.