Qual a diferença entre loja virtual e loja online?

Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje em dia, vários são os termos usados que confundem as pessoas. Por isso, entender a diferença entre loja virtual e loja online é importante para quem quer saber o que está fazendo de fato. Apesar de serem termos parecidos, eles não indicam a mesma coisa.

A loja virtual é o site onde uma pessoa pode comprar produtos pela internet. Já uma loja online, que também é chamada de e-commerce, tem a ver com começar um negócio para vender produtos a partir da internet.

Ou seja, uma loja física também pode ter uma loja virtual para vender os produtos da marca. Em outro caso, o empreendedor pode pensar em criar todo um projeto para que um produto seja vendido na internet, isso envolve de ações de marketing até estratégias de logística.

Por isso, a gente tem um conceito um pouco mais complexo para a loja online.

Aliás, nesse assunto da diferença entre loja virtual e loja online ainda entra a questão do marketplace. Nesse caso, é uma espécie de shopping que permite que várias lojas virtuais estejam lá. Grandes sites são marketplace, como Americanas, Magazine Luiza e Amazon.

Qual é a melhor opção para você?

Tudo vai depender do seu objetivo. Por exemplo, se você já possui uma marca consagrada em uma loja física e quer apenar ter o canal de comunicação online para vender, criar uma loja virtual pode ser a melhor ideal. Isso vai ser mais simples.

Por outro lado, se você pensa em ter um negócio digital que seja lucrativo, mesmo que nunca tenha vendido fisicamente o seu produto, pensar na loja online é uma boa ideia. Isso porque você vai criar um negócio, uma empresa, um caminho, um projeto mais completo.

De toda forma, em ambos os casos, você poderá usar dicas de marketing digital para impulsionar as vendas e ter melhores resultados. Mas, no caso do e-commerce, será preciso pensar em vários diferencias.

Então, dá mais trabalho ter um e-commerce? A princípio, sim. Mas, saiba que é através dele que muita gente tem ganhado notoriedade e conseguido sucesso na vida financeira. Por isso, pode ser um investimento com ótimo custo-benefício para você também.

Vale a pena só usar o marketplace?

Agora, após conhecer a diferença entre loja virtual e loja online, você pode estar aí pensando numa coisa. Então, talvez o mais barato seria começar usando o marketplace, que é um lugar que já tem um público e muitas visualizações, certo?

Sem dúvidas, é uma ideia. Afinal, você teria bem menos investimento e não precisaria de tanto esforço para chegar ao seu cliente final. No entanto, é uma forma menos lucrativa porque esses marketplaces cobram percentuais sobre as vendas.

A gente já fez uma matéria aqui falando da comissão do marketplace das Americanas, você lembra? Leia a matéria e confira qual é esse valor descontado da sua venda e do frete.

De todo modo, o que importa é saber que você tem diversas formas de ter um negócio na internet para vender online. Na dúvida, busque ajuda de uma agência especializada, como a Seja Notado, para saber os melhores caminhos para o seu perfil.