O Instagram é uma das redes sociais mais famosas da atualidade. Sim, é aquela que tem tomado o lugar do Facebook. Ela é focada em imagens. Mas, hoje também usa os vídeos (reels), tem posts temporários (stories) e até os ao vivo (lives). Mas, como fazer uma boa divulgação no Instagram para vender mais na internet? A gente conta!
Como fazer uma boa divulgação no Instagram a partir de dicas fáceis
O Instagram é focado na divulgação de fotos, você concorda com isso, certo? O que acaba fazendo dela uma rede social fundamental para várias áreas. Por exemplo, se você trabalha com moda, beleza e decoração tem que investir no Instagram.
Mas, quem trabalha com outros segmentos também pode. Afinal, o Instagram pode ser utilizado como apoio em suas campanhas porque a maioria das pessoas aceitam o formato do conteúdo visual.
Aliás, isso já foi provado em várias pesquisas: a gente absorve mais imagens/figuras do que textos/escrita. Então, vamos logo à essas dicas que vão ajudar você a se posicionar melhor no Instagram.
1 – Planejamento
Qualquer ação da vida deve ser planejada. E nós nem precisamos ser psicólogos para saber disso. Então, em seu negócio digital, a ideia não é diferente.
Se quer saber como fazer uma boa divulgação no Instagram, comece por planejar. Afinal, uma postagem que seja feita aleatoriamente pode ser planejada e gerar mais resultados.
Vamos imaginar que você tem uma loja de roupas.
O que você pode fazer é pensar na próxima estação. Daí, você contrata modelos, separa peças de roupas e começa a tirar fotos. Você tem um tempo para ir criando as suas imagens. Sendo que quando a estação chegar, você pode lançar as campanhas, já prontas.
2 – Fotos
As fotos do Instagram de seu negócio precisam ser bonitas e chamativas. Estamos falando de imagens a nível profissional ou próximo disso. Mas, evite as fotos artificiais ou editadas demais.
Aliás, é preciso seguir a tendência da rede social, que originalmente foi feita para que pessoas comuns. E essas pessoas podem compartilhar tudo, especialmente, fotos do dia a dia.
Por outro lado, considere também que as fotos despretensiosas são aquelas que não aparecem para vender algo. Só que elas servem muito bem para conseguir novos seguidores. Então, também podem ser usadas.
3 – Integração
Uma boa estratégia para utilizar o Instagram na divulgação de seu negócio é a integração. Ainda mais se o seu setor não for algo com forte apelo visual, como moda. Assim, a ideia pode ser a de apostar na integração com outras redes sociais e com os consumidores. Afinal, eles estão no Instagram hoje em dia.
Mas, integrar campanhas entre Facebook, Instagram e Twitter vale a pena mesmo? Isso é extremamente benéfico para um negócio porque cada uma das redes sociais possui sua própria característica. Assim, dá para você planejar e usar os conceitos de postagens, interações e usuários diferenciados.
Por exemplo, o Facebook suporta textos maiores para explicar a campanha enquanto o visual da publicidade pode ser trabalhado mais detalhadamente no Instagram.
4 – Hashtags
As hashtags se tornaram febre em várias redes sociais. Aliás, elas nada mais são do que aqueles “#” que vêm antes de muitas palavras.
A função é de facilitar a busca por assuntos de interesse. Por exemplo, quando você clica em uma hashtag “#inovação”, ela abrirá um leque com as principais postagens que carregam este tema.
É importante que você saiba usar muito bem esse recurso: nada de colocar assuntos específicos demais ou gerais demais. O foco deve ser pensar no seu tema.
Por exemplo, você tem uma loja de roupas e está postando a coleção para a campanha Outono/Inverno. E agora? As hashtags boas para este caso seriam: #moda, #colecaooutonoinverno, #roupas, #lojasderoupas.
Por outro lado, nada de colocar coisas como: #venhamconferiramodaooutonoinvernoemminhaloja.
5 – Conteúdo
Por fim, a última dica sobre como fazer uma boa divulgação no Instagram. Vamos supor que você esteja sem ideia do que postar. Afinal, já colocou imagens de roupas lá. Mas, agora quer criar algo diferente.
Saiba que o Instagram é o lugar ideal para mostrar os fatos interessantes do dia a dia para as pessoas e das empresas. Portanto, mostrar fotos de como sua equipe é feliz e integrada pode ser bacana. Além de como seu espaço é higiênico. Ou de como a produção é feita.
Para saber mais
Estas foram as dicas para usar o Instagram em seu negócio. Aliás, sem esquecer que o planejamento é a chave para o sucesso tanto na internet quanto fora dela. Nós da Seja Notado podemos lhe ajudar. Faça um contato e ajudaremos o seu negócio a se desenvolver!