Como embalar encomendas para enviar pelos Correios – a resposta é fácil

Tempo de leitura: 3 minutos

Se tem uma resposta para essa pergunta, sobre como embalar encomendas para enviar pelos Correios, com certeza, ela passa pela descoberta dos requisitos. Ou seja, saber o que deve ser feito importa na hora de seguir as regras e também pagar menos.

É isso mesmo que você leu: pagar menos. Afinal, se você entregar um produto pequeno em uma caixa grande não se trata apenas de espaço, mas de pagar mais. Isso porque uma das regras é sobre o fato de que o preço é calculado com base no tamanho da embalagem.

Então, a primeira regra é muito simples: dá para enviar produtos pelos Correios com peso de até 50 quilos. Fora isso, existem os tamanhos dimensionados, que vou citar abaixo. E, para terminar a introdução, considere que dá para dividir a encomenda em caixa ou envelope.

As dimensões dos pacotes que vão para os Correios

A regra sobre as dimensões é muito simples: há um tamanho mínimo e um tamanho máximo para as caixas serem entregues pelos Correios. O comprimento, por exemplo, tem que estar entre 16 e 105 centímetros. Já a largura deve variar entre 11 e 105 centímetros.

Depois, vem a altura, que tem que ter entre 2 e 105 centímetros. No fim das contas, a somatória entre comprimento, largura e altura não pode variar menos ou mais do que 29 e 200 centímetros. Simples assim, ok?

Já com relação ao peso, a regra é a seguinte. O Sedex permite envios de até 30 quilos. Já as opções de Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje tem variação máxima de 10 quilos e o PAC permite entregas de até 30 quilos para outros estados ou até 50 quilos para o mesmo estado.

Ah, tem ainda o Pac Mini, que tem dimensões e pesos diferentes. Ou seja, ele vai até 300 gramas e com medidas de até 24 centímetros de comprimento por 16 de largura e 2 centímetros de altura. Fora desses padrões, a melhor ideia é buscar uma transportadora.

Os tipos de embalagens que vão para os Correios

De outro modo, com relação ao tipo de embalagem, vamos lá. Para o envio das lojas, a boa notícia é que dá para usar vários tipos de embalagens. Por exemplo, aquelas pensadas na acomodação da mercadoria. Com isso, temos que lembrar você que os Correios não aceitam somente aquelas feias de papel ou papelão.

Dá para optar também pelas de plástico, isopor, madeira ou metal. Porém, nesses últimos casos, elas devem estar embrulhadas com papel liso e resistente. Assim, não se tem uma resposta ideal para todo empreendedor digital e cada um tem que considerar suas vendas.

Para se ter uma ideia, quem vende artigos de moda, como camisetas, considere que uma forma de economizar no frete. Em outras palavras, de modo simples, podemos falar sobre usar envelopes revestidos com plástico bolha ou caixas mais justas. Mas, se for para os produtores quebrarem, considere pensar em outra alternativa mais resistente.

A etiqueta das encomendas enviadas para os Correios

Mais um ponto importante além de entender como embalar encomendas para enviar pelos Correios tem a ver com a etiqueta. Isso porque muita gente não sabe muito bem o que deve inserir, de dados, nessa folha, que é obrigatória de ir por fora da embalagem.

A experiência do consumidor no e-commerce – 3 dicas para você não falhar

Basicamente, você pode usar padrões, mas dá para considerar o destinatário e remetente, que é quem vai enviar e quem vai receber o produto. Além disso, é preciso ter o nome dos responsáveis, o endereço tem que estar completo, além da cidade, estado e CEP.

Como conclusão, saiba que a boa notícia é que os Correios possuem um Endereçador na Web, que é usado elos interessados em emitir as etiquetas de forma padronizada. Então, gostou dessas dicas? Eu tenho muito mais dicas legais e rápidas lá no meu Instagram ou aqui no blog. Continue acompanhando.