Aprenda como criar uma loja virtual em 4 passos

Aprenda como criar uma loja virtual em 4 passos

Tempo de leitura: 5 minutos

Aprenda como criar uma loja virtual em 4 passos

O universo virtual trouxe muitas possibilidades para as empresas e para as pessoas, e uma das que mais se popularizou foram as vendas online.

Esse tipo de negócio já existia no Brasil há algum tempo, mas a partir de 2020, o consumidor moderno começou a perceber todas as vantagens e facilidades que comprar desse jeito traz para o dia a dia.

É possível encontrar todo tipo de produto na internet, por um valor mais acessível, com diversas opções de pagamento e tudo feito de maneira segura, tanto para quem vende quanto para quem compra.

As pessoas perceberam a comodidade de comprar na internet, ao mesmo tempo, os empreendedores enxergaram nessa modalidade uma forma de ter o próprio negócio, mas sem precisar dos mesmos gastos e investimentos.

Ter um negócio desse tipo é muito mais simples e mesmo assim continua sendo rentável. Só que muitos empreendedores têm dúvidas na hora de criar a loja virtual, mas a boa notícia é que abrir uma loja online é muito simples.

Para aprofundar um pouco mais, este artigo vai mostrar alguns passos para criar uma loja virtual, mostrar a importância de estruturá-la bem e mostrar alguns exemplos de lojas bem-sucedidas.

Passos para criar uma loja virtual

Para abrir uma loja virtual de sucesso e começar a vender o quanto antes, existem alguns passos que o empreendedor precisa seguir. São eles:

1. Escolher um nome

Assim como no caso de um estabelecimento físico, uma loja virtual também precisa de um nome, só que é muito importante escolher algo que seja diferente do que já existe na internet.

No caso das empresas físicas, como um estabelecimento de manutenção de celular samsung, é possível encontrar o mesmo nome, só que isso não é possível na internet, ou seja, precisa ser único.

Além de destacar o negócio em meio aos concorrentes, o nome escolhido deve estar disponível para o domínio da loja virtual e nas redes sociais.

Se o empreendedor escolher algo que já está sendo usado por outro negócio, terá dificuldades para criar um site personalizado e com o nome do negócio na URL.

Além disso, é bem provável que ele já esteja sendo usado nas redes sociais e isso vai dificultar no momento de criar perfis nesses canais.

O empreendedor precisa se lembrar de que as pessoas devem encontrá-lo não apenas na loja virtual, mas também em diversas outras plataformas. Quando a pessoa abre uma loja virtual, não pode deixar de pensar em outros canais.

Por isso, é sempre fundamental verificar se o nome escolhido possui domínio disponível, aí sim é possível continuar a criação da loja virtual.

2. Criar a identidade visual da loja

Depois de criar um nome, uma loja de peças automotivas que vende embreagem caminhão precisa trabalhar sua identidade visual, escolhendo as cores que vão fazer parte da marca e do logotipo.

Isso deve ser definido para que seja possível implementar outras ações, assim, basta seguir os padrões. A identidade visual é um elemento muito importante porque ajuda a conquistar a confiança dos clientes e transmite uma imagem profissional.

O empreendedor pode criar um design para desenvolver um logotipo, mas se não for possível, pode criar ele mesmo por meio de uma ferramenta, como o Canva.

3. Registrar o domínio

O domínio do site precisa ser registrado, preferencialmente usando o endereço “.com.br” e “.com”. Trata-se da melhor opção porque muitas pessoas acabam digitando errado seu negócio tem apenas um.

Para evitar que futuramente alguém escolha um nome igual, é necessário fazer o registro que é válido por um ano e que pode ser renovado anualmente para manter o domínio.

No entanto, o empreendedor não pode esquecer de renovar para não correr o risco de alguém pegar o domínio.

4. Organizar a loja

Depois de passar pelas etapas anteriores, em seu home office planejado, o empreendedor vai organizar a loja criando categorias e subcategorias para colocar os produtos.

O ideal é que a distribuição seja simples para facilitar a navegação do cliente pela loja. Além do mais, o consumidor precisa ser capaz de encontrar o produto de maneira intuitiva e rápida.

É essencial fazer descrições personalizadas, capazes de conectar o consumidor ao produto. Outra coisa fundamental são as imagens de qualidade que mostram detalhes do produto, além de vídeos para mostrar como usar o recurso.

Importância de estruturar a loja virtual

Ter uma loja virtual bem estruturada é muito importante porque isso traz uma série de benefícios para os negócios, como:

  • Flexibilidade de funcionamento;
  • Alcance de clientes;
  • Baixo custo;
  • Vendas sem colaboradores.

Em primeiro lugar, quando a plataforma é bem estruturada, funciona a qualquer momento do dia ou da noite. Por exemplo, se ela vende ferramentas para demolidora terraplenagem, o cliente pode comprar em horários confortáveis para ele.

Isso é muito diferente de uma loja física em que a pessoa só pode comprar no horário comercial porque o estabelecimento tem hora para fechar e abrir.

Quando a companhia atua em uma localidade específica, acaba se limitando apenas as pessoas que estão por perto, por outro lado, ao investir em uma loja online, vai conseguir impactar um público que está a quilômetros de distância.

Estar na internet permite que pessoas de outras cidades possam adquirir as soluções da marca, desde que ela tenha estrutura suficiente para enviar as mercadorias, inclusive, é possível até mesmo exportar.

Ao escolher criar uma loja virtual ao invés de uma loja física, o empreendedor também consegue economizar muito mais. Isso porque ele não precisa arcar com gastos fixos de um estabelecimento físico, como aluguel, água e luz.

Uma loja virtual de guarda roupa planejado solteiro precisa arcar apenas com o envio dos produtos, providenciar caixas para o envio é tratar de questões administrativas.

Sem falar que o proprietário da plataforma pode trabalhar de casa, sem precisar investir em um escritório profissional.

Por fim, outra possibilidade desse tipo de empreendimento é a possibilidade de fazer inúmeros atendimentos simultâneos, sem que para isso seja necessário contratar vendedores.

Independentemente da quantidade de cliente no site, é possível que façam as compras simultaneamente e concluam a compra.

É interessante que o sistema de administração de compras se certifique de que tudo saiu de acordo com o esperado, algo que pode ser feito facilmente por um único funcionário.

Exemplos de lojas bem-sucedidas

As compras online se popularizaram tanto nos últimos anos que permitiu que muitas empresas alcançassem o sucesso. Alguns exemplos disso são:

Dafiti

Quando começou, a Dafiti vendia apenas calçados, mas por causa da popularização das compras pela internet, a empresa se expandiu e hoje vende mais de 80 mil produtos diferentes.

Hoje em dia, é possível vender tudo na internet, desde roupas até catraca de acesso com comanda, e a Dafiti fez um grande sucesso, chamando a atenção de investidores no mundo todo.

Ultrafarma

Outra empresa que começou a oferecer suas mercadorias no mundo digital foi a Ultrafarma. No início, a ideia era entregar medicamentos por um preço acessível, mas sem prejudicar a qualidade da marca, o que a tornou muito forte entre os concorrentes.

Ela se expandiu pelas redes e conseguiu manter o diferencial, ao mesmo tempo em que oferece um excelente atendimento ao cliente. Seu compromisso é fortalecer a relação com as pessoas, tanto fisicamente quanto pela internet.

Magazine Luiza

Hoje em dia, até mesmo uma empresa de projeto de SPDA pronto pode atender pela internet e há muitos anos o Magazine Luiza percebeu o potencial desse tipo de negócio.

É uma das companhias mais bem-sucedidas do mundo e que para chegar onde está investiu muito nas redes sociais e criou uma personagem fictícia que agradou sua persona.

Conhecida como Magalu, a personagem foi criada para humanizar o contato com os clientes, uma vez que o atendimento digital não é o mesmo do atendimento presencial.

Desde então, ela participa de campanhas nas redes sociais e em outras plataformas usadas pela marca para divulgar os produtos.

Submarino

O Submarino foi criado em São Paulo, no ano de 1999, sendo uma das primeiras lojas digitais, liderando a internet até 2004.

Ao contrário de uma empresa de requalificação urbana, o Submarino não possui estabelecimento físico em seus esforços são totalmente voltados para a internet.

Considerações finais

As vendas digitais cresceram muito nos últimos anos e deixaram de ser uma tendência para se tornarem uma realidade. Aliás, estima-se que possivelmente ela substitua as vendas presenciais.

É uma oportunidade de ter o próprio negócio, sem precisar gastar muito, trabalhando de casa e obtendo bons lucros. Para os consumidores, é uma forma de ter acesso a tudo o que precisam, do conforto do lar e por valores mais acessíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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