Checklist de um infoproduto de sucesso

Checklist de um infoproduto de sucesso

Tempo de leitura: 5 minutos

Checklist de um infoproduto de sucesso

Infoproduto é um conceito que tem chamado a atenção de muitas pessoas que querem conquistar uma renda extra ou até mesmo ganhar dinheiro pela internet usando todo o seu conhecimento sobre um determinado assunto.

O grande interesse das pessoas em relação a esse mercado é seu potencial de lucro, tanto é que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Valuates Reports, os serviços digitais de infoproduto são um sucesso cada vez maior.

A tendência é que eles faturem bilhões anualmente até 2027 e, desde 2020, houve um aumento muito grande na demanda desses produtos, por conta da educação a distância.

Tanto é que um relatório conhecido como Online Learning Steps Up What the World is Learning (from Home) também mostrou que após o isolamento social, o número de matrículas em plataformas de produtos digitais cresceu 425%.

Isso se deu no mundo todo, mas só no Brasil, o crescimento foi de 95%, ou seja, é muita gente consumindo infoproduto. Só que não basta simplesmente criar um material e publicá-lo na internet. Para que ele tenha sucesso, outras coisas são necessárias.

Este artigo vai explicar a definição de infoproduto, mostrar o que é necessário para criar e vender esse tipo de solução e trazer um checklist de sucesso.

O que é infoproduto?

Infoproduto é uma solução exclusivamente digital e, geralmente, de cunho educacional, baseado na formação profissional ou experiência de produtores de conteúdo. Entre os tipos mais comuns estão:

  • eBook;
  • Cursos online;
  • Podcasts;
  • Tutoriais.

Também existem muitos outros exemplos que podem ser trabalhados como webinars e videocasts. É possível criar cursos sobre os mais variados assuntos, fazer mentores para quem está iniciando a carreira, entre outras possibilidades.

Um exemplo disso é um engenheiro que criou um eBook dando dicas para instalar piso laminado na cozinha. Embora ele não esteja oferecendo diretamente seus serviços, está entregando valor para o cliente, o que valoriza sua imagem.

Mas mesmo que o criador do conteúdo domine profundamente o assunto que está abordando, para que o material realmente seja um sucesso, é necessário seguir alguns procedimentos importantes.

O que fazer para criar e vender infoprodutos?

Depois de conhecer o conceito de infoproduto, chegou o momento de ter acesso à uma checklist que vai mostrar como criar e vender infoprodutos de sucesso. Algumas dicas importantes são:

Escolher um assunto relevante

Ao desenvolver o conteúdo, o criador precisa pensar em assuntos que são relevantes para o público e que vão chamar a atenção dessas pessoas.

A melhor forma de saber o que deve ser abordado é por meio de um levantamento que compreende as necessidades da audiência e com isso criar temas relevantes.

Escolher o formato

Depois de escolher o assunto, por exemplo, dicas para closet feminino planejado, o criador de conteúdo vai escolher o formato do material, lembrando que ele precisa ser compatível com o tipo de informação.

Isso porque alguns temas podem ser muito bem explorados em um texto, enquanto outros ficam mais claros em vídeos, tutoriais, áudios, entre outros.

Por exemplo, um passo a passo de maquiagem para festa fica muito melhor em um vídeo tutorial do que em um eBook. É importante pensar nisso porque a mensagem pode ganhar ou perder compreensão, dependendo do formato que assume.

Saber vender

Depois que o material estiver pronto, é o momento de vendê-lo e existem diversas plataformas que podem ser utilizadas para esse propósito e elas cuidam até mesmo da etapa do pagamento.

Mas nada impede que o criador de conteúdo venda esses materiais em seu próprio site, entretanto, é inegável que essas plataformas trazem muitas vantagens.

Por exemplo, existe um programa de afiliados que concede uma margem de vendas para parceiros que vão divulgar o infoproduto. Mas mesmo usando esse tipo de site, também é fundamental trabalhar com as redes sociais e e-mail marketing.

Monitorar as vendas

Assim como uma loja de móveis escritório completo, quem cria infoproduto também precisa acompanhar as vendas para medir o sucesso de sua solução.

Isso se dá por meio de um acompanhamento dos canais onde o produto é disponibilizado e verificar de que maneira a estratégia pode ser melhorada.

Fazer atualizações constantes

Geralmente, os de conteúdos criados para serem comercializados dessa forma precisam passar por atualizações constantes, caso contrário, podem se tornar obsoletos.

Independentemente de qual seja o assunto, é sempre bom reavaliar o que está no material para definir sua validade.

Checklist para o sucesso do infoproduto

Assim como no caso de qualquer outra solução, o infoproduto também precisa de um bom lançamento para chamar a atenção do público e alcançar o sucesso. Para isso, é necessário investir em ações como:

Criar uma persona

Persona é uma representação semi fictícia do consumidor e que vai mais além das definições do público-alvo. Sua função é representar o cliente ideal da empresa, reunindo todas as suas características.

Com base em sua persona, uma empresa de automação hidráulica industrial consegue compreender os gostos de pessoas com potencial para compra, algo que melhora as estratégias de marketing e vendas.

Se não houver a compreensão de quem é a persona do criador de conteúdo, vai ficar muito difícil garantir que o lançamento do infoproduto seja um sucesso.

Definir o diferencial do infoproduto

Existem algumas estratégias de criação de conteúdo que sempre funcionam muito bem e uma delas é a elaboração de material bônus e brindes para os clientes como uma recompensa.

São elementos que criam um sentido que favorece a aquisição da solução. Assim sendo, durante a criação do infoproduto, é interessante pensar no que será oferecido como bônus para o dia do lançamento.

Supondo que o material fale sobre o uso de sonda nasogástrica tubo de alimentação em pacientes idosos, é interessante criar um sentimento de urgência e oferecer uma recompensa para os primeiros que comprarem.

Estudar o mercado

Quando a empresa define quem é sua persona ela meio que já conhece seu mercado de atuação, mas o infoproduto só será bem sucedido se o desenvolvedor for um pouco além e investir em estudo e pesquisa para conhecer o próprio mercado.

É muito importante conhecer o público que consome produtos similares, saber quem são os concorrentes, observar os diferenciais que oferecem e assim superar erros e acertar continuamente.

É muito importante se questionar sobre o tipo de ajuda que o produto vai entregar para o público que já consome materiais do mesmo tipo, e responder essa questão traz mais clareza para o lançamento.

Fazer parcerias estratégicas

Quando uma empresa lança um novo produto ou serviço, como selador parede umidade, precisa fazer um marketing de lançamento eficiente, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio de parcerias estratégicas.

Da mesma forma, o criador de conteúdo vai procurar pessoas que complementam o tema do seu produto digital, como no caso de influenciadores, especialistas no assunto, blogueiros e produtores de conteúdo no geral.

Eles vão ajudar a expandir o alcance do infoproduto, além de ajudarem a construir autoridade da marca perante o público, algo fundamental para conquistar a confiança das pessoas.

Criar páginas para o produto digital

Landing page é uma página de destino que o usuário é enviado para conhecer um pouco mais sobre o produto e comprá-lo. Uma empresa de quadro de comando elétrico trifásico também pode usá-la para outras finalidades.

Por exemplo, é possível usar a landing page para fazer um cadastro e passar a receber informações, novidades e notícias da marca.

O ideal é que o produtor combine estratégias que ajudem a potencializar o resultado conquistado pela landing page, criando um blog que ajude a apresentar o conteúdo, além de perfis nas redes sociais.

É interessante, por exemplo, trabalhar com ações no Instagram, Facebook, YouTube e outras plataformas desse tipo, visto que oferecem a possibilidade de captar clientes interessados pelo infoproduto.

Divulgar a data de lançamento

O desenvolvedor precisa ter certeza absoluta em relação à data de lançamento de seu infoproduto. Supondo que o material fale sobre pintura de equipamentos industriais, é importante pensar em uma data estratégica.

O ideal é que isso seja feito em períodos que aumentam a probabilidade de compra do produto. Depois de definir quando isso será feito, é fundamental divulgar bastante a data de lançamento para que as pessoas não se esqueçam.

Considerações finais

Os produtos digitais estão em alta e a tendência é que a procura por esses materiais aumente ainda mais. Para as pessoas, é uma forma de ter acesso à informação de qualidade, e para os criadores essa é mais uma forma de ganhar dinheiro.

Qualquer pessoa que possa ensinar alguma coisa para alguém e domine o assunto, pode criar infoproduto para levar informação e até entretenimento dentro da web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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