Qual a diferença entre um site e um blog?

Tempo de leitura: 2 minutos

Todo mundo que começa a trabalhar com internet se depara com uma dúvida realmente importante! Aliás, uma dúvida que a maioria dos especialistas não conseguem responder. Ou seja: qual a diferença entre um site e um blog?

A gente foi atrás da resposta!

Assim, para acabarmos de uma vez por todas com esta dúvida nós vamos entender os dois conceitos. Após a leitura do artigo, você terá mais condições para escolher a melhor para o seu negócio digital.

Blog

O blog é muito utilizado pela maior parte das pessoas que começa a trabalhar com internet. Assim, ele se diferencia dos sites por conta de seu objetivo. Então, qual é o objetivo do blog? Informar, interagir e apresentar.

A estrutura de navegação também é simplificada. Por isso, ele é mais acessível. Logo, temos uma plataforma extremamente objetiva e direta. Geralmente, ela é composta por posts que são distribuídos por data e também por categorias. Isso facilita a visualização da pessoa.

Leia também: Quer ter um blog bem-sucedido? Aprenda a fazer parcerias

Em relação ao conteúdo, em geral o blog também se diferencia de um site por ser mais informal. Com isso, quase sempre voltado para um único tema e tendo sempre muitas atualizações.

Mais do blog

Um blog é gerenciado por mais pessoas ou pode ser por uma única pessoa.

Além disto, ele oferece muito mais interação entre o público e quem o gerencia. A se pensar nos comentários, que permitem que pessoas emitam suas opiniões sobre o que foi publicado.

Antigamente, o blog era algo bastante pessoal, onde pessoas usavam para expor opiniões. Hoje, eles podem ser bem mais comerciais, ainda que sejam menos objetivos que os sites.

Site

Com viés mais profissional, o site é quase sempre mais utilizado por empresas. Mas, também pode ser acessado por profissionais autônomos. Inclusive, é ótimo para divulgação de trabalhos, entre outras coisas.

No que diz respeito às diferenças em relação a ele e um blog, o site tem objetivo diferenciado. Normalmente, ele é para quem deseja divulgar produtos e serviços. Por isso, acaba sendo útil para impulsionar os negócios de um modo geral.

A navegação quase sempre se coloca de modo mais formal do que a do blog, sendo também mais rígida.

Outra coisa é que se caracterizada pela existência de uma chamada Home Page. Nesse lugar, ficam todas as principais áreas presentes nele. O conteúdo é muito mais formal e  há uma frequência de atualização menor.

Mais do site

O gerenciamento fica ao cargo de uma área de marketing, que cuida de tudo, especialmente do conteúdo. Ou uma empresa/agência terceirizada.

No entanto, a maioria dos sites existentes na web atualmente é de caráter mais estático, já que há pouca atualização.

A interação com o público se dá de modo mais “parado”. Isso porque muitos sites usam o e-mail para contato mais direto com cada consumidor.

Qual é o melhor para você?

Agora que você sabe a diferença entre um site e um blog, resta saber o melhor para você, não é? Considere que nós podemos ajudar, se você não conseguir a resposta sozinho. A gente tem conhecimento no assunto e estamos sempre nos atualizando sobre as características de cada um. Na dúvida, preencha o formulário abaixo.

Podemos te ajudar?