A verdade é que todo site de e-commerce precisa ter alguns elementos que façam a diferença para o consumidor online. Por exemplo, se no caso da loja física seria interessante ter gondolas bem arrumadas, limpas e com atendentes sorridentes, na internet, a conversa muda um pouco de tom.
Sendo assim, a ideia das prateleiras continua sendo válida, só que de um modo diferente, através da navegação. Além disso, o atendente não precisa ficar sorrindo o tempo todo, só que ele continua sendo peça fundamental para esse tipo de negócio. E não é só isso, ok?
Desse modo, eu busquei alguns elementos que julgo ser, essencialmente, necessários para um site de e-commerce.
Você não terá um bom site de e-commerce sem esse elemento
A primeira coisa que um site precisa ter hoje em dia, antes mesmo de pensar na listagem e na publicação dos produtos, tem a ver com a segurança. É isso: conforme minha experiência na área, eu noto que as pessoas que compram online buscam, muito, pela segurança.
Ou seja, o site de e-commerce precisa ter formas e ferramentas que deem ao futuro cliente a confiança que ele precisa para fechar a compra. E não falo apenas sobre permitir o pagamento em boleto bancário, já que muita gente prefere assim. Mas, esse é um bom começo.
Outro ponto que interessa demais é sobre demonstrar e exigir os certificados de segurança digital, que são aqueles que fazem a criptografia dos dados. Assim, mesmo que você comece pequeno, considere que com essa dica você terá dado o primeiro passo para se torna grande.
E mais 4 coisas que são imprescindíveis para o seu e-commerce
Apesar de eu ter citado em maior ênfase o elemento acima, saiba que ele não é o único importante. Abaixo, eu vou resumir cada um dos outros que eu julgo necessário. Vamos nessa!
1 – Navegabilidade: Isso nada mais é do que a ideia de ter uma loja virtual que seja organizada, simples de encontrar produtos ou serviços. É como entrar em uma loja física e ter tudo separadinho nas gondolas, entendeu?
2 – Design: Já a ideia do design tem muito mais ver com a questão visual. Ou seja, ninguém quer entrar em um site e ver imagens escuras, letras estranhas, palavras irreconhecíveis. Mais do que isso, você deve ter aquela atualização para smartphones (responsivo).
3 – Produto: Do lado do produto, eu posso citar muita coisa. Mas, vou falar dos pontos mais importantes. Os produtos precisam ter fotos de qualidade e descrições impecáveis. Fora isso, devem estar listados em categorias para garantir a melhor experiência do cliente.
4 – Checkout: Por fim, o checkout, que nada mais é do que o carrinho de compras ou aquela página final da compra, onde devem estar todas as informações visíveis e fáceis para o cliente, desde o valor do produto até mesmo o do frete e opções de pagamento.
E você, está no caminho certo?
Considerando esses 5 pontos que eu citei acima, diga a verdade: você está preparado para começar o seu e-commerce ou para alavancar ele nesse ano? Em caso de dúvidas sobre alguns desses pontos, eu estou aqui para ajudar. Inclusive, no blog temos outros textos bacanas.
Aliás, a minha ideia aqui é de informar você sobre os melhores caminhos para vender na internet, que é uma tendência não apenas de hoje, mas do futuro. E, tenho certeza, você já deve ter notado isso, não é mesmo?