Saiba a importância de estruturar um infoproduto

Saiba a importância de estruturar um infoproduto

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba a importância de estruturar um infoproduto 

Trabalhar com um infoproduto já é uma tendência que vem se popularizando há algum tempo na área digital. E ele tem o propósito de ensinar as pessoas a fazerem alguma coisa na qual não possuem total conhecimento ou até mesmo nenhum.

Infoproduto é uma mercadoria produzida digitalmente e que pode transmitir algum tipo de conhecimento para o indivíduo, auxiliando-o em dúvidas e procedimentos adotados para realizar, montar ou construir alguma coisa.

Por exemplo, como fazer a cristalização de pintura automotiva por conta própria, sem que seja necessário procurar um profissional na área.

Ao ter o conhecimento deste procedimento, através do infoproduto, o processo pode ser facilitado, conduzindo a pessoa a seguir adequadamente as formas de como realizá-la de forma organizada.

O infoproduto também serve para entreter, quando alguém se interessa em saber como se faz o banho e tosa Ipiranga, em gatos e cachorros. Aleatoriamente a pessoa pode procurar por este tipo de informação apenas para se distrair ou porque gosta de animais.

O infoproduto gera engajamento pelas redes sociais, porque os usuários, de uma certa forma, acabam transmitindo os conhecimentos que obtiveram para outras pessoas que precisam resolver alguma necessidade, com base na informação dos usuários.

Os produtos digitais ganharam espaço na internet, podendo inclusive acelerar a área da educação, tornando os processos de aprendizagem mais rápidos, fazendo-os fluir mais adequadamente, principalmente no sistema a distância.

Infoprodutos mais encontrados no ambiente online

O mercado oferece alguns tipos de infoprodutos muito procurados e muitos deles são vendidos com frequência e a pessoa pode trabalhar como afiliado ou produtor do conteúdo. Os principais são:

  • E-books;
  • Podcasts;
  • Audiobooks;
  • Vídeos tutoriais (screencasts);
  • Videoaulas;
  • Programas de mentorias.

Os e-books digitais podem ser lidos pelo computador, tablet e celular e esses formatos facilitam a transmissão das informações sobre abrasivos para polimento, por exemplo.

Os e-books são fornecidos gratuitamente, quando o usuário percorre um site e deixa o e-mail, por exemplo, autorizando o envio do material, mesmo que ele possa ser adquirido através da comercialização.

Muitos produtores de e-books conseguem vendê-los em grande quantidade e o único trabalho é apenas produzir um conteúdo de qualidade uma única vez, e eles acabam lucrando com a venda dos livros digitais sobre pressostato KP36

Um e-book é o infoproduto ideal para arrecadar dinheiro do cliente, pois é vendido por um preço acessível e acaba abrindo a possibilidade de serem vendidos infoprodutos de maior valor, porque é um material simples de ser confeccionado.

O podcast é um infoproduto que transmite o conhecimento do conteúdo através de um áudio para a audiência, cujo consumo é muito fácil, mesmo porque ele pode ser ouvido várias vezes durante outras atividades, como caminhar ou dirigindo o automóvel.

Durante uma viagem, por exemplo, consegue-se ouvir um áudio sobre informações de aspersor irrigação tipo canhão. Feito com qualidade, o podcast é excelente para criar audiência ou formar uma comunidade sobre outros infoprodutos.

Quanto aos audiobooks, os conteúdos são mais densos, mas também podem ser consumidos durante outra atividade e eles são criados para acelerar a aprendizagem em aplicativos que reproduzem áudios.

Ou vídeos tutoriais, também conhecidos como screencasts, são infoprodutos gravados e que ensinam as pessoas, por exemplo, a anunciarem produtos ou serviços no aluguel de maquina de xerox pelo Facebook, Instagram, Google ou YouTube.

Esse tipo de infoproduto tem uma procura alta, já que as propagandas e publicidades são muito importantes para alavancar a venda e a entrada financeira para a empresa.

A videoaula é o infoproduto mais famoso. Ela pode ser compartilhada por meio de uma apresentação ao vivo ou gravada antecipadamente. Um consultório fonoaudiologia pode transmitir exercícios para melhorar a linguagem oral ou o controle da respiração.

Nesse formato, os produtores podem complementar a aula em outro tipo infoproduto, como um PDF, cujos conteúdos são iguais aos vídeos produzidos.

O programa de mentoria online está em alta no mercado digital. Nele são reunidas autoridades sobre um determinado assunto, ao vivo, em uma sala para uma conversa virtual.

As experiências, derrotas, vitórias e desafios são compartilhados com os “mentorados”, para que os negócios com jazigo de família sejam mais bem sucedidos e se desenvolvam da melhor forma possível.

Os programas de mentoria ficam gravados e à disposição para que os participantes do grupo possam acessar o conteúdo no momento que quiserem.

A importância de um infoproduto

Partindo do conhecimento de que o infoproduto é criado para resolver alguma dúvida ou necessidade da persona, a sua estruturação é importante para facilitar a vida do consumidor, sendo essencial que ele traga informações valiosas no conteúdo.

O infoproduto é essencial porque é a abertura para um novo tipo de negócio, oferecendo novas soluções e, desta forma, com ele, a empresa acaba adquirindo um diferencial frente à concorrência e se destaca no mercado, independentemente do segmento em que atua.

Os infoprodutos mais vendidos pela internet são os voltados para a área de finanças, saúde e emagrecimento, e também relacionamentos. Aliás, esse último item sempre vende absurdamente. Afinal, problemas nas relações ocorrem o tempo todo.

Formas para vender um infoproduto

Há aqueles que dizem que esse mercado já está saturado, mas ainda há espaço para todos aqueles que querem se beneficiar financeiramente, nesse sentido. As principais formas para vender um infoproduto são no modo lançamento e no modo perpétuo. 

A venda em modo lançamento é a estratégia mais utilizada pelos produtores, mantendo a venda fechada na maior parte do ano e abrir o carrinho de compras em determinadas semanas. É o que se conhece como “lançamento”.

A principal vantagem nesse tipo de venda é criar expectativa no comprador, causando-lhe senso de urgência, para que ele pense que é a última oportunidade de adquirir o infoproduto, o que está direcionado ao gatilho da escassez.

 

Ou seja, se o consumidor não comprar o infoproduto no lançamento, terá de esperar por uma nova oportunidade na abertura do carrinho de compras.

Na venda em modo perpétuo, o infoproduto sempre é disponibilizado para ser comprado. Nesse caso, encontram-se afiliados atuando conjuntamente com o produtor, que faz as vendas e recebe uma comissão automática cada vez que o infoproduto é comprado.

Tanto no modo lançamento quanto no estilo perpétuo, os gatilhos mentais são utilizados, mas também podem ser usadas as técnicas de persuasão.

Ao invés de manter o foco no senso de urgência e escassez, o discurso é voltado para as dores e necessidades da persona.

Benefícios do infoproduto 

Lançar um infoproduto no mercado traz benefícios para a empresa e potencializa os resultados nas vendas. O infoproduto traz os seguintes benefícios:

  • Nova fonte de renda;
  • Nova oportunidade de negócios;
  • Liberdade de trabalho em qualquer região;
  • Baixo investimento no início;
  • As vendas podem ser realizadas 24 horas por dia.

Ter uma fonte a mais de rendimento para a empresa é uma alternativa que sempre deve ser considerada. O valor de entrada varia, porque vai depender da quantidade de vendas efetuadas.

Após feito um lançamento, é preciso dedicação nas vendas e se já existir uma oferta pronta, o infoproduto consegue ser vendido ilimitadamente.

Para vender e criar um infoproduto não é necessário um local físico. Ele permite a liberdade de ser comercializado e criado em qualquer região, para depois ser lançado na internet.

Pelo fato de a produção e do armazenamento do infoproduto não requerer um espaço físico, os valores no processo de embalagem, envio e entrega são mais baixos, porque são feitos pela internet, tornando-se propício para quem inicia nesta modalidade.

Sem mencionar o ponto que o infoproduto pode ser vendido 24 horas por dia e uma única produção pode ser vendida várias vezes, facilitando o aumento dos lucros.

Com a aplicação das estratégias de vendas e escolhendo o tipo de transmissão do conhecimento, há três plataformas principais para infoprodutos: Hotmart (a pioneira), Eduzz (conecta produtores e afiliados) e Monetizze (intermedia consumidor, produtor e afiliado).

Considerações finais 

Pode-se dizer que para obter sucesso nesse mercado e o produto digital vender bem, muitas empresas optam por uma agência qualificada no assunto de infoprodutos. Cabe a elas se responsabilizar pelas estratégias e pela parte técnica.

Esta é uma área que tem se expandido nos últimos tempos e é comum dar de frente com o lançamento de um ou escolher pelos materiais digitais que já existem e que estão à disposição para comprar.

Com certeza esse nicho proporciona uma entrada financeira adicional, sendo também uma ótima oportunidade para os produtores de conteúdo, que ainda são utilizados nesse sentido e que trabalham nessa área para ganhar uma renda a mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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