O retail media é uma estratégia que propõe exibir os anúncios da marca no momento em que o cliente está prestes a comprar, e essa ação é extremamente importante para negócios que vendem online.
As campanhas são posicionadas em sites de grandes varejistas, como no caso dos marketplaces, com vistas a impactar o cliente dentro de um ambiente que favorece a compra.
A tendência é que os investimentos publicitários nessas plataformas cresçam cada vez mais, e podem atingir bilhões em receita, de acordo com vários levantamentos realizados.
O retail media já se consolidou em vários países, como os Estados Unidos, e, aos poucos, está se tornando uma tendência indispensável no Brasil.
De modo geral, investir em marketing digital é indispensável para que qualquer organização consiga construir uma presença positiva na internet, se relacionar com o público, divulgar seus produtos e serviços e aumentar as vendas.
Dentro dele, existem várias ações que podem ser colocadas em prática e cada uma delas assume um papel e um objetivo específico.
Desse modo, este texto vai explicar o que é o retail media, como ele permite personalizar os anúncios, por que o rastreamento de conversões é muito importante nesse contexto e como a ação ajuda a converter leads em vendas.
O que é retail media?
Retail Media é o nome dado a uma estratégia publicitária onde as empresas exibem seus anúncios em espaços oferecidos pelos varejistas dentro do canal de vendas, podendo ser um site, um aplicativo ou até mesmo um estabelecimento físico.
O objetivo dessa estratégia é aumentar a visibilidade das soluções para um público segmentado e impactar os consumidores no momento em que estão prestes a comprar.
Uma empresa de espelhamento veicular pode fazer essa divulgação, tendo em vista que ela tem crescido em muitos segmentos de mercado.
Como o retail media permite personalizar os anúncios?
Para personalizar os anúncios de retail media, a empresa precisa seguir um passo a passo ao criar e implementar as campanhas.
A primeira coisa a ser feita é definir objetivos claros, ou seja, determinar aquilo que a organização pretende alcançar. Uma marca pode aumentar as vendas de um produto ao expor e promover as soluções nos anúncios.
Outro objetivo é direcionar as campanhas para alcançar um público amplo e fazer a exposição da marca de maneira impactante e consistente.
Os anúncios podem ser segmentados para alcançar um público específico que ainda não está familiarizado com as soluções. Se a empresa estiver lançando um novo produto, também pode ter como objetivo conscientizar a audiência para o lançamento.
Um fabricante de guarda corpo para piscina também pode aumentar a fidelidade dos clientes, por meio de campanhas personalizadas que oferecem descontos ou por meio da recomendação de produtos complementares.
Tudo isso só vai funcionar se a organização escolher claramente o público que quer impactar. Em outras palavras, ela precisa segmentar a audiência, com base nas características do cliente ideal.
Diversos dados precisam ser considerados na personalização dos anúncios, e entre os mais importantes estão:
- Idade;
- Gênero;
- Localização;
- Renda;
- Interesses;
- Hábitos;
- Preferências.
Todos esses detalhes vão ajudar a descobrir o que fazer para impactar as pessoas certas. Além disso, também vão ajudar a escolher a melhor plataforma, e isso precisa ser bem definido porque cada uma apresenta suas próprias vantagens e recursos.
Para não errar na escolha, o ideal é considerar o perfil do público-alvo, pois isso vai ajudar a trabalhar com um canal que seja relevante para o nicho e que permita a personalização ideal para a campanha.
Em seguida, a empresa deve criar anúncios atraentes e que consigam despertar o interesse dos consumidores, impulsionar as conversões e gerar engajamento.
Um bom anúncio possui design visual impactante, mensagem concisa que transmita a proposta de valor, conteúdos e ofertas interessantes para os consumidores, além de chamadas que estimulam as pessoas a realizarem uma ação específica.
Por fim, uma empresa de limpezas industriais deve fazer uma análise regular dos resultados para identificar os pontos de melhoria e os ajustes que precisam ser realizados.
Uma das melhores formas de analisar uma campanha retail media é por meio dos testes A/B que avaliam vários pontos do anúncio, como títulos, imagens e chamadas para ação.
Lembrando que também é fundamental considerar o monitoramento de métricas de desempenho, como as taxas de conversão e as taxas de clique, para refinar ainda mais as campanhas.
Importância de rastrear as conversões
No contexto do retail media, mensurar as conversões é muito importante porque a empresa pode descobrir como dobrar suas vendas, sem precisar aumentar o orçamento de marketing.
De modo geral, esse acompanhamento é indispensável, ou seja, independentemente da estratégia que a organização utiliza, as conversões devem ser observadas de perto.
É por meio delas que uma confecção de uniforme de mecânico industrial vai analisar o retorno sobre os investimentos de suas ações de marketing e entender se o planejamento inicial deve continuar ou passar por algumas modificações.
Qualquer empresa que invista em retail media precisa fazer isso em todas as etapas da jornada de compra, pois assim poderá acompanhar o progresso dos usuários e dos leads dentro do funil de vendas.
Isso é fundamental para encontrar gargalos e identificar oportunidades que podem ser perdidas. Mesmo no caso de organizações lucrativas e bem-sucedidas que investem constantemente em retail media, a taxa de conversão precisa ser acompanhada.
Isso porque sempre haverá alguma coisa dentro do planejamento que precisa ser melhorada, e para gerar uma boa receita, nem sempre a organização precisa aumentar seus investimentos.
Muitas vezes, é uma questão apenas de otimizar a estrutura existente, e essa economia vai promover lucros muito melhores no futuro.
O papel do retail media nas conversões
O retail media é uma estratégia que contribui para a conversão de leads em vendas, fazer isso por meio das seguintes ações:
Planejamento
Para impactar os clientes que estão pesquisando sobre máquina vending café expresso capuccino chocolate quente preço , a primeira coisa que a empresa precisa fazer é elaborar um planejamento de marketing.
Esse planejamento deve incluir os objetivos que a organização pretende alcançar, os resultados que esses objetivos podem trazer e quais são os indicadores que serão usados para mensurar o desempenho das ações.
Definir o público-alvo
Uma das maiores vantagens do retail media é sua capacidade de segmentação, por conta disso, para aplicá-lo é necessário conhecer muito bem o público-alvo do negócio e usar essas informações para segmentar a campanha.
É necessário investigar o comportamento do consumidor para saber quais são seus interesses, renda, gênero, idade, localização, hábitos de consumo, entre outras informações para gerar bons anúncios.
Escolher uma plataforma
Uma empresa de recepcionista em geral precisa definir qual plataforma vai usar para veicular suas campanhas e, para isso, é interessante estudar o comportamento da audiência para saber quais são as plataformas relevantes para essas pessoas.
Também é interessante que o canal tenha um inventário disponível e se os critérios de segmentação estão de acordo com as necessidades da organização.
Muitos negócios observam outras questões importantes, como as formas de pagamento disponíveis, possibilidades de parcerias logísticas, personalização e recursos analíticos.
Criar os anúncios
Os anúncios precisam ser impactantes, por meio de uma mensagem que consiga transmitir claramente os benefícios do produto.
A identidade visual também é um elemento indispensável, assim sendo, um fornecedor de bolo salgado festa deve levar em conta as cores que vai utilizar, bem como as fontes e outros elementos visuais que representam a personalidade do negócio.
Ao utilizar imagens, o ideal é que sejam fotos reais do produto para despertar o interesse do cliente. Com vistas a enriquecer ainda mais os resultados, a empresa também pode optar por vídeos e animações nas campanhas.
Fazer promoções
Existem diversos tipos de promoção que despertam o interesse das pessoas, como frete grátis, descontos progressivos e queima de estoque.
Se uma loja virtual de cobertura para janela de vidro quiser destacar suas soluções em meio a tantas opções que existem no e-commerce, é recomendável investir em promoções especiais.
Monitorar as estratégias
É importante fazer um monitoramento contínuo das estratégias de retail media porque isso ajuda a identificar melhorias necessárias que vão otimizar os anúncios e potencializar os resultados.
A melhor forma de fazer esse acompanhamento é por meio de indicadores que são definidos durante o planejamento da estratégia.
Considerações finais
O retail marketing é uma estratégia que aumenta a visibilidade das soluções de uma empresa e impulsiona suas vendas no e-commerce.
Isso é fundamental porque anúncios direcionados e personalizados proporcionam uma experiência única para os consumidores e conseguem aumentar o potencial de conversão.
Seja qual for o segmento de atuação da empresa, trabalhar com essa modalidade de marketing vai trazer resultados surpreendentes e muito benéficos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.