Quero registrar um domínio – como faço?

Tempo de leitura: 2 minutos

Nós já ouvimos por várias vezes a expressão: “quero registrar um domínio”. Mas, logo em seguida, a pessoa diz que não consegue fazer isso sozinha. Um bom começo é estudar o assunto. Então, vamos lá!

O que é um domínio

Primeiramente, é importante saber o que é um domínio. O endereço que aparece na página da internet é chamado assim. É considerado sua marca online, sua identidade na web. Com o domínio, pode-se encontrar a página na internet.

A procura fica mais simples quando se conquista um domínio próprio.

Quando se tem uma página com pouca expressão, muitas vezes, se escolhe hospedar o conteúdo em alguma rede grande, que faz páginas sem necessitar de tantos conhecimentos técnicos.

Porém, com o decorrer do avanço do conteúdo, principalmente, quando se trata de empresas ou páginas com intenção de venda, é preciso registrar um domínio.

O nome é o que chama atenção, ele que será usado para procurar a página na web. Por isso, é importante se atentar a expressão usada para identificar o site sua, página na web.

Quero registrar um domínio

Se você quer fazer esse registro vai precisar seguir os passos abaixo. Então, confira cada um deles.

Verificação de disponibilidade

O primeiro passo para registrar um domínio é verificar o nome está disponível para uso na internet. Existem programa que fazem este trabalho.

No Brasil o site Registro.br permite que os usuários chequem a disponibilidade do domínio que deseja-se utilizar.

Se o nome já estiver sendo utilizado com as terminações convencionais, você pode optar por terminações não tanto utilizadas, como .net, por exemplo. Porém, é importante ter ciência que as variações podem confundir os usuários.

Leia também: Você ainda usa e-mail sem o seu domínio?

Cadastro do serviço

Se tudo estiver de acordo, o nome estiver disponível e você tiver certeza do domínio que deseja usar, chega a etapa de cadastro.

Para se cadastrar no serviço de domínio, é preciso preencher um formulário que identifica quem estará comprando o domínio.

Após preencher todos os dados requeridos, chega a hora de registrar de fato o domínio na web.

Registro do domínio

Esta é a etapa que o contratante decide qual será o plano que deseja contratar. É importante fazer a leitura do contrato disponível no site para registro do domínio. Isso garante que não haverá dúvidas no restante do processo.

É necessário também informar o DNS do servidor para que o site possa realizar o direcionamento de tráfego para o endereço que for registrado.

Existem diversas empresas que registram domínio, como a Hostgator e o Registro.Br.

Pagamento

Para finalizar o registro e, assim, conseguir concluir o cadastro do domínio, é necessário que se faça o pagamento.

Após o registro do domínio o site direcionará a uma página de pagamento, onde será possível escolher a forma que será realizada essa operação.

Se no decorrer do processo houver qualquer tipo de dúvida, o site disponibiliza tópicos esclarecedores que podem auxiliar nas questões que venham o poder.

Após o pagamento a página irá direcionar os dados para o endereço registrado, assim você terá concluído o registro do domínio que desejava.

A operação é mais simples do que parece. Um pouco de calma e atenção em todas as etapas do processo fazem toda a diferença.

Isso fará com que a página de sua empresa chame muito mais atenção, já que o domínio próprio não estará ligando o nome da empresa ou da página criada a outros navegadores na internet.

Podemos te ajudar?