Melhores práticas de usabilidade e experiência do usuário em um e-commerce

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Melhores práticas de usabilidade e experiência do usuário em um e-commerce

Tempo de leitura: 6 minutos

A experiência do usuário é um dos assuntos mais importantes hoje em dia entre as organizações porque envolve atributos que determinam se a navegação dentro de um site é satisfatória.

É algo que se refere ao funcionamento técnico da plataforma e ao modo como a estrutura de uma página é organizada, sempre com o objetivo de gerar valor para o conteúdo acessado.

Essa experiência envolve todas as interações do visitante com a marca, e com a transformação digital, isso se voltou para os sites, ferramentas, aplicativos móveis e outros recursos do tipo.

Hoje em dia, a satisfação do consumidor não depende exclusivamente da qualidade dos produtos e serviços, pois existem outros fatores que também precisam ser considerados pela empresa, inclusive dentro da internet.

A marca precisa se esforçar para desenvolver uma presença digital atraente e coerente, bem como adaptar os fluxos de interação com as características e os comportamentos das pessoas.

Para isso, é essencial garantir uma boa experiência para os usuários, por isso, este artigo vai abordar algumas questões importantes.

Ele vai mostrar os princípios da usabilidade no e-commerce, o que fazer para apresentar os produtos do jeito certo, como simplificar processos de pagamento e quais ferramentas utilizar para avaliar a experiência do usuário.

Princípios da usabilidade no e-commerce

O termo usabilidade se refere aos fatores usados para avaliar se um produto atende aos objetivos de sua criação. Trata-se da facilidade de interação entre o usuário e uma ferramenta, com o objetivo de gerar uma reação positiva.

Os princípios da usabilidade nas plataformas e-commerce são conhecidos no mundo todo como sendo:

  • Habilidade de aprendizado;
  • Eficiência de uso;
  • Habilidade de memorização;
  • Erros;
  • Satisfação.

A habilidade de aprendizado dentro de uma loja virtual de produtos para tratamentos estéticos acontece quando a interface não impõe dificuldades excessivas para o entendimento.

No entanto, o sistema não deve ser muito complexo, por isso, o ideal é sempre optar pelas alternativas mais simples, de modo que seja fácil memorizar seu uso.

Outro ponto elementar é a tolerância aos erros, sabendo como auxiliar os usuários na recuperação desse tipo de situação. A satisfação, por sua vez, está relacionada ao grau de satisfação que a pessoa experimenta ao interagir com a plataforma.

Melhores práticas para apresentar produtos

Uma das coisas mais importantes dentro de uma plataforma e-commerce é saber apresentar adequadamente os produtos, e para isso existem algumas práticas fundamentais. São elas:

Criar um bom título

Criar um bom título pode parecer algo que não gera muito impacto, mas na verdade, esse simples elemento tem um papel fundamental, além da imagem utilizada na página.

Ele chama a atenção do usuário por conta de seu destaque e precisa estar em uma posição hierárquica ao longo da distribuição de informações.

Além disso, se a palavra-chave escolhida for “brise para janela”, é muito importante que ela esteja presente no título para que o consumidor se interesse e prossiga com a leitura.

Fazer uma descrição detalhada

Para o usuário, é fundamental encontrar exatamente as informações que estava procurando em um único lugar. É assim que ele vai esclarecer dúvidas sobre funcionalidades, itens e acessórios sem fazer muito esforço.

Entregar uma descrição detalhada também é uma maneira de oferecer um serviço completo e demonstrar que a empresa está preparada para atender as expectativas do cliente, oferecendo suporte, caso seja necessário.

Disponibilizar uma ficha técnica

A ficha técnica de um produto contém todas as informações adicionais sobre o modo como ele é feito, os materiais envolvidos e os processos de produção.

Não basta apenas expor um produto para conquistar o consumidor, na verdade, as pessoas procuram marcas compatíveis com seus ideais, visão e valores. Elas querem saber a origem do produto e seus impactos no meio ambiente.

Depoimentos e avaliações

O fornecedor de uma oficina mecânica completa pode investir em depoimentos e avaliações de outros clientes para enriquecer ainda mais as descrições dos produtos.

O consumidor gosta de saber qual é a opinião de outras pessoas, pois isso traz mais credibilidade para o produto e a marca.

Investir em anúncios pagos

Investir em anúncios pagos é uma estratégia que ajuda a impulsionar ainda mais as vendas, e a marca pode usar a segmentação para que a campanha seja ainda mais assertiva.

O anunciante pode se basear na idade, localização, gênero e outras características que aumentam a possibilidade de engajamento.

Como simplificar o processo de pagamento

Para simplificar o processo de pagamento dentro do e-commerce, uma das primeiras coisas é saber se colocar no lugar do cliente, mantendo o negócio alinhado às suas expectativas para diminuir as frustrações.

O proprietário da plataforma pode passar pelas etapas de pagamento da loja, prestando atenção em cada estágio do processo para identificar falhas e contratempos.

A análise deve ser feita de maneira imparcial para encontrar oportunidades de melhorias e problemas que não estavam aparenta.

Um centro de formação de condutores com curso para primeira habilitação procura oferecer uma quantidade variada de opções de pagamento, e isso também é importante para as plataformas de vendas.

Restringir as opções pode levar a desistências, e quanto mais flexível for a loja nesse sentido, mais à vontade o cliente vai se sentir para comprar.

O consumidor moderno, inclusive, prefere comprar pela internet por conta da flexibilidade de pagamento, podendo escolher aquela que mais condiz com sua realidade financeira.

Também existem alguns processos rotineiros dentro do e-commerce que podem afastar os potenciais clientes, como a necessidade de fazer cadastro para comprar.

Mesmo sendo importante manter as informações do usuário para enviar ofertas continuamente, o excesso de burocracia pode fazer com que a plataforma perca oportunidades de vendas.

Para evitar esse problema, uma loja de kit porta de correr drywall pode permitir compras sem a necessidade de cadastros, usando apenas dados essenciais para o envio do produto.

Além disso, deve-se evitar redirecionar o usuário para outras páginas, pois quanto mais ele tiver que ver antes de fechar uma compra, mais cansativo pode ser o processo.

Deve-se olhar para a quantidade de redirecionamentos que acontecem nessa para que não sejam excessivos, garantindo que a operação aconteça em uma única dinâmica.

Isso é muito importante para melhorar a experiência do cliente e aumentar sua confiança na loja.

Ferramentas para avaliar a experiência do usuário

As plataformas de vendas podem contar com diferentes ferramentas para analisar a experiência do usuário em suas páginas. As melhores opções são:

Google Analytics

O Google Analytics é um software gratuito que ajuda a compreender de maneira profunda os usuários e os resultados obtidos pelo site ou aplicativo de vendas.

Assim como uma agência de bartender para eventos precisa compreender as características de seu público, uma loja virtual precisa entender os usuários para garantir um bom desempenho em termos de marketing, produtos e conteúdo.

A ferramenta possui uma interface fácil de usar e ainda oferece relatórios completos que permitem processar e compartilhar os dados rapidamente.

Hotjar

Esta é uma das ferramentas mais completas para compreender as necessidades dos usuários e a maneira como interagem com o site. Também traz uma representação visual sobre os cliques, comportamento de rolagem e toques.

Com esse recurso, a loja virtual consegue melhorar o que não tem um bom funcionamento e ainda testar novas ideias.

Entre as funcionalidades que um fornecedor de manutenção teclado notebook pode testar estão as interações dos usuários, funil de conversões, pesquisas em tempo real e formulários.

Google Optimize

Esta ferramenta é ótima para fazer testes A/B no site de vendas para testar versões de uma mesma página e saber qual delas é a melhor opção para os visitantes.

A loja pode configurar o teste em poucos minutos e economizar tempo com o editor visual. Também é possível alternar entre diferentes opções de dispositivos e tamanhos de tela para que o site tenha uma boa aparência em qualquer tipo de aparelho.

Além de todas essas funcionalidades, lojas virtuais de buffet para festa de criança podem comparar desempenhos das variantes originais, definir objetivos de vendas e o modo como as páginas são exibidas.

Google Tagmanager

Muitas ferramentas que analisam a experiência do usuário exigem a instalação de códigos em certas páginas do site, o que exige o suporte de um desenvolvedor, aumentando os custos para a organização.

Mas por meio do Google Tagmanager, o processo fica muito mais simples, uma vez que é necessário apenas adicionar um código no site e instalar outros serviços sem precisar mexer nele.

Isso traz mais flexibilidade na hora de melhorar a experiência do usuário, além de possibilitar decisões mais rápidas.

Considerações finais

Pensar sobre a experiência do usuário dentro do site é fundamental para o desempenho do negócio.

O visitante deve ter acesso a tudo o que precisa de maneira simplificada, e isso é ainda mais importante quando se trata de uma loja virtual.

Se o visitante tiver muita dificuldade para fazer o que precisa, pode simplesmente desistir de comprar.

Por meio das estratégias certas, a plataforma e-commerce consegue garantir uma boa experiência aos seus clientes e aumentar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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