O avanço do comércio digital trouxe uma série de ferramentas que ajudaram a viabilizar uma elevação de vendas dentro desses setores. Um desses pontos é, de fato, o e-mail marketing com todos os seus desdobramentos.
Vender mais sempre foi um fator importante dentro do mundo comercial, ajudando a orientar o crescimento das mais diversas empresas, uma vez que não há como manter uma elevação da participação de mercado sem que esse fator seja considerado.
Esse é um ponto bastante importante desde antes das estratégias contemporâneas de vendas, uma vez que há uma elaboração comercial muito mais antiga que já possuía seu ecossistema para gerar um contato qualificado com o cliente.
Tanto é assim que na literatura clássica, por exemplo, é possível encontrar uma série de figuras que se identificavam como caixeiros viajantes ou, até mesmo, em outras regiões do mundo, há sempre alguma manifestação a respeito desse tipo de estratégia.
Há, também, indícios desses mecanismos a partir de relações monetárias extremamente complexas nessas civilizações mais antigas, o que já demonstra um sistema de representação que pudesse fazer com que as vendas fossem facilitadas.
Seja como for, o comércio é uma das bases da humanidade e a chegada da modernidade conseguiu colocar a venda como um dos motores econômicos e sociais mais importantes para o mundo de uma forma geral.
A partir disso, a elaboração do consumo a partir do marketing e de outros elementos de vendas passaram a fazer abordagens importantes dentro de todos esses aspectos, criando uma lógica empresarial de amplo crescimento.
O marketing foi, de fato, o que garantiu um crescimento bastante importante dessas possibilidades, uma vez que ele fez uso da comunicação de massa para criar uma lógica de vendas cada vez mais sólida.
Desta forma, seja na televisão, no rádio ou no mundo digital, não há como fugir do marketing como um dos motores do consumo, fazendo com que haja um crescimento de vendas bastante sólido.
Mundo digital e um novo desafio
Falar a respeito do marketing no mundo analógico é, principalmente, lidar com a viabilidade das vendas, o que, via de regra, aconteceria de forma analógica em alguma loja ou instâncias das empresas.
No entanto, com a chegada do mundo digital, esse elemento acabou ganhando outros desdobramentos, o que inibiu, em certa medida, o contato interpessoal no momento da venda, reduzindo a personalização no trato da venda.
Esse, de fato, foi se tornando um grande desafio do ponto de vista do marketing, uma vez que não há como pensar em uma percepção que não tenha esse pilar de personalização como um fator determinante.
É certo que do ponto de vista da abordagem, o marketing passou a segmentar aspectos bastante importantes, o que deu sustentação para uma nova qualificação do ponto de vista do consumo.
Até mesmo esse fator passou a ter mais qualidade, uma vez que alguns pontos passaram a ser considerados de forma cada vez mais ampla, como é o caso das pesquisas antes de tomar alguma atitude de compra.
Se um cliente estiver procurando por uma adição de categoria D, ele, certamente, irá buscar isso em um mecanismo de busca, o que o dará uma série de opções que podem ser essenciais nesse sentido.
Desta maneira, há uma grande chance de haver uma personalização do ponto de vista estratégico, principalmente se a empresa em questão estiver fundamentada de forma sólida em uma perspectiva de inbound marketing.
Além disso, o relacionamento nas redes sociais surgem, também, como uma possibilidade bastante sólida de se criar uma personalização, mas essa ainda não é uma abordagem de vendas, embora possa ser usada para elevar esse elemento.
Logicamente, é fundamental que, quando o cliente entrar em contato, uma empresa de segurança privada particular consiga prestar o melhor atendimento possível, mas é preciso entender como que isso pode ser orientado para vendas.
Embora esse seja um desafio bastante grande, há uma série de estratégias que podem ajudar nesse sentido e, por conta disso, é preciso que haja uma interação que consiga lidar com esses pontos.
E-mail marketing: definição e conceito
Durante muitos anos, o email foi um elemento bastante importante para as pessoas, mas, ao pensar que ele cairia em desuso, o engano se fez presente, uma vez que ele é um dos elementos mais essenciais nos dias de hoje também.
Não há empresa que não utilize esse tipo de recurso para falar com seus funcionários, fornecedores, oficializar contrato e uma série de outros elementos que podem ajudar nesse sentido.
Além disso, de um ponto de vista pessoal, os cadastros de redes sociais, o login dos serviços de streaming ou, até mesmo, o contato para comprar um bolo de chocolate para festa infantil pode passar por essa ferramenta.
Diante disso, o marketing passou a se apoderar da capacidade de personalização que esse elemento tem e, com isso, estruturou uma série de abordagens diretas que pudessem lidar de forma qualificada com esse mercado.
O email marketing é, portanto, a adoção dessa ferramenta como um padrão de comunicação que consegue ter uma abordagem direta com o cliente, criando impactos bastante objetivos de uma forma geral.
Isso porque uma gráfica que sabe dos padrões de consumo de seus clientes pode fazer um email a respeito de um banner 2×2 personalizado de forma que o cliente compreenda que aquilo foi pensado sob medida para ele.
Seus pontos positivos
Diante de todos esses pontos, o email marketing surge como a abordagem mais direta dentro do mundo digital, criando uma noção cada vez mais apurada a respeito de algumas abordagens.
Com base nisso, é possível pensar em algumas orientações que uma empresa de massagem modeladora para barriga pode ter ao oferecer seus serviços de forma tão direta:
- Maior destaque da marca;
- Mais chances de conversão;
- Maior taxa de cliques;
- Consideração do cliente.
Todos esses fatores podem ser definidos a curto, médio e longo prazo e, por conta disso, é preciso entender como interagir.
O que não pode faltar a um e-mail marketing?
Logicamente que para atingir todos esses objetivos é preciso que haja uma percepção a respeito de alguns padrões que o email marketing precisa seguir, o que pode ser um ponto fundamental de uma forma geral.
Nesse caso, um cliente que pesquisou por onde faz exame de FIV e FELV pode ser uma ótima oportunidade de abordagem de uma clínica veterinária e, por isso, alguns elementos não podem faltar:
- Nome do cliente;
- Conteúdo personalizado;
- Conteúdo relevantes;
- CTAs;
- Links para o site da empresa.
Todos esses fatores são determinantes para uma boa perspectiva de email marketing, mas, de uma forma geral, é importante ir além de um ponto de vista estratégico.
Como segmentar um e-mail marketing para vendas?
O email marketing, nesse caso, pode encarar alguns fatores importantes do ponto de vista da segmentação de uma empresa, mas, para que isso ocorra, é preciso que alguns elementos de gestão sejam adotados.
Nesse caso, o CRM pode ser um fator determinante, uma vez que ele consiste em um software que trabalha com um banco de dados referente aos clientes de uma empresa, criando uma lógica de segmentação e automatização.
Desta maneira, uma empresa que fornece isotubo blindado para kiddie play pode entender quais são os perfis de cada cliente e classificar um tipo de email para cada um deles.
A segmentação, nesse caso, é um dos fatores mais importantes e, por isso, o CRM acaba sendo um fator determinante nesse sentido.
Como otimizar o e-mail marketing para vendas?
Diante de todas essas dicas que podem ser extremamente valiosas, é fundamental entender como otimizar uma dinâmica de email marketing para o mercado de uma forma geral.
Definir objetivos
A definição de objetivos é um dos pontos mais importantes nesse sentido, uma vez que ele vai definir quais são as abordagens elaboradas dentro de um email marketing.
Para que isso ocorra de forma mais ampla, pode ser importante que uma empresa que fornece barraquinha de comida festa infantil entenda, também, a respeito dos padrões de consumo de seu público.
Ser sucinto
É fundamental que um email marketing assuma um tom sucinto, onde a coesão e a coerência consiga fazer com que o cliente já entenda a respeito do que a empresa está falando, criando uma conexão logo de início.
Criar boas landing pages
Não há como levar o cliente para uma página que não tenha um apelo para sua conversão e, por conta disso, é fundamental saber como orientar uma perspectiva que tenha a landing page dentro dessa noção de email marketing.
Considerações finais
Com o passar dos anos, o email se tornou um fator bastante comum na vida das pessoas, e, por isso, o e-mail marketing surge como um das estratégias mais essenciais nesse sentido.
Saber como orientar uma dinâmica boa nesse sentido pode ser importante para a elevação das vendas de uma forma geral.
Desta maneira, torna-se bastante importante a segmentação e a personalização de todos esses aspectos.
Assim, o crescimento das vendas acaba sendo uma questão de tempo até que ele aconteça de fato dentro dessas instâncias estratégicas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.