O que fazer para divulgar o e-commerce? 7 dicas simples e altamente eficazes

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tem um bom produto ou serviço e já criou o seu negócio digital, ótimo. No entanto, infelizmente, isso não basta. A próxima pergunta que vem é sobre o que fazer para divulgar o e-commerce. Eu tenho a resposta!

Aliás, na boa,  está na hora de pensar na divulgação do seu e-commerce como fonte de renda, sabe? Ela também é importante para o sucesso do seu negócio. Sem contar que é a forma mais fácil de alavancar as vendas online.

Dessa forma, se engana quem pensa que divulgar um e-commerce é só mandar um e-mail para toda a lista de contatos ou colocar um banner no Facebook. Portanto, não é nada disso, amigo.

De forma geral, toda comercialização virtual precisa de uma boa estratégia de divulgação e eu listei 7 ideias atuais!

1 – E-Mail Marketing

A primeira coisa que vai responder o que fazer para divulgar o e-commerce é uma velha conhecida.

Aliás, essa é uma ferramenta antiga e eficaz de ampliar as vendas. Porém, precisa ser usada com sabedoria. É o tipo de opção que se resume em “qualidade é melhor do que quantidade”.

Nunca se esqueça de que são conteúdos diretos que caem na caixa de entrada do usuário. E, mesmo que você tenha um grande banco de dados, precisará de mais. Por exemplo, de bons argumentos para fazer seus clientes acessarem o conteúdo na íntegra.

2 – Redes Sociais

Uma das melhores estratégias do marketing digital atual é descobrir quais as redes sociais mais usadas pelos seus clientes. Com certeza, há bons candidatos que estão na lista atual:

  • Facebook,
  • Instagram,
  • Tik Tok,
  • LinkedIn e
  • Twitter.

Na sequência, é preciso gerenciar o canal escolhido, levando em conta o comportamento e ferramentas de segmentação que vão proporcionar uma forma de atingir o seu público.

Para acompanhar essa onda em plataformas próprias de anúncio existem os programas de gestão. O pacote todo é chamado de Ads, que vem de Adsense.

E eu já até contei aqui sobre a primeira campanha de anúncios no Facebook Ads. Relembre!

3 – Google Ads

A nossa terceira resposta para o que fazer para divulgar o e-commerce vem para complementar o que falamos acima. Aliás, ele é popularmente chamado de Link Patrocinado.

Eles são plataformas de anúncios do Google, onde é possível criar e divulgar campanhas que vão aparecer “automaticamente” para os usuários da internet, conforme a sua escolha de palavras-chave.

4 – SEO (Search Engine Optimization)

Agora, SEO, que são técnicas que ajudam você a melhorar o posicionamento da sua loja virtual.

Esse posicionamento na qual falamos é aquele dos mecanismos de buscas. Por exemplo, quanto melhor forem essas técnicas, mais fácil do seu negócio estar nas primeiras páginas do Google.

5 – Blog

O blog é onde devem estar todas as suas publicações relevantes. Então, esses textos podem aparecer também nos mecanismos de buscas facilitam o encontro dos seus produtos pelo público.

Hoje em dia, a boa notícia, é que você mesmo pode criar o seu blog/site. Eu tenho outras matérias que podem te ajudar com isso. Entre elas, essa aqui:

O que um site de e-commerce precisa ter? 5 elementos imprescindíveis“.

6 – Design Responsivo

Atualmente, o uso de aparelhos celulares smartphones já é uma realidade e representa bem mais o consumo digital do que os computadores. Portanto, é necessário otimizar suas páginas para este tipo de acesso, o mobile.

Essa mudança inclui a sua plataforma de forma geral. Como assim? Pense na velocidade do seu site, a leveza dos seus arquivos e, principalmente, a experiência do usuário. Logo, tudo vale para diminuir a taxa de rejeição do seu site. O que gera também outros benefícios.

7 – Relevância dos Conteúdos

Use todo marketing que estiver disponível. Entre eles, artigos, e-books, vídeos, infográficos. Por outro lado, nunca perca o foco: entregar conteúdo relevante ao usuário.

Desse modo, se você conseguir levar conteúdo de qualidade. Além de sanar as dúvidas dos clientes. No fim, você vai ganhar credibilidade, que é extremamente importante para o sucesso do seu negócio.

Seguindo esses passos você pode se tornar uma referencia mercadológica.

Faça acontecer porque você já tem o que precisa!

Agora que você já conhece essas 7 opções de divulgar o seu e-commerce, não deixe de notar que a divulgação é um trabalho constante e compartilhado. Descubra qual opção é mais rentável para você, mas nunca deixe de trabalhar em conjunto com todas.