Entenda quais são os tipos de embalagens existentes para seu e-commerce

Entenda quais são os tipos de embalagens existentes para seu e-commerce

Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda quais são os tipos de embalagens existentes para seu e-commerce

As embalagens costumam ser a primeira interação física que um cliente terá com uma loja virtual. Este é um componente essencial da experiência do cliente, portanto, atenção deve ser dada.

Nem todas as pessoas imaginam que as embalagens dos produtos podem proporcionar aos consumidores uma experiência de compra diferenciada. E não só isso, ajuda na retenção dos clientes no final da jornada de compra até mesmo de um papel de parede adulto.

Isso não envolve apenas comprar uma caixa de papelão, colocar o produto dentro e enviar pelo correio para o destinatário. Adotar embalagens para e-commerce como diferencial no setor de marcas requer atenção aos detalhes.

Existem boas dicas e exemplos de marcas que estão apostando nessa estratégia de retenção de clientes, como é o caso de uma loja virtual especializada na venda de peças automotivas como sistema de freio hidráulico e outros.

Todos os aspectos da embalagem devem ser planejados para que o consumidor seja agradavelmente surpreendido desde o momento do recebimento até a hora de retirar o produto.

Os tipos de embalagens para e-commerce

A embalagem do e-commerce é toda a embalagem que acompanha o pedido até a residência do comprador. Seu valor prático é primordial: resguardar itens e garantir a permanência.

Há algum tempo, no entanto, as empresas de LTCAT eSocial começaram a olhar para as embalagens de e-commerce como uma forma de explorar sua marca.

Dito isso, torna-se também um espaço onde as empresas podem expressar suas identidades e se conectar com os consumidores.

É fundamental entender que a comercialização de um produto via embalagem é uma estratégia interessante para o comércio eletrônico, mas é importante lembrar que a embalagem tem como função proteger o produto.

Além disso, nesse caso, bens diferentes requerem diferentes tipos de proteção. Manter a integridade do produto é fundamental porque o mais importante é que os clientes estejam satisfeitos com um produto que funcione perfeitamente.

Vale lembrar que, nesta lista, são considerados itens que serão utilizados em pacotes de e-commerce que serão enviados pelos correios ou transportadora, assim como os materiais usados em um serviço de perfuração em concreto, por exemplo.

Isso é significativo porque as embalagens usadas para entrega direta são diferentes daquelas normalmente usadas para entrega em mãos, elas precisam ser resistentes e manter a integridade do produto. Os principais tipos são:

  • Caixa de papelão;
  • Papel kraft;
  • Plástico bolha;
  • Papel fragmentado.

Alguns desses tipos são usados até mesmo em embalagens de produtos como uma placa de veículo verde, por exemplo. Vale ressaltar que quanto maior a fragilidade do item, mais embalagens ele pode conter. Para aprofundar mais, cada tipo será esclarecido a seguir.

Caixa de papelão

As caixas de papelão têm tamanho adequado, são resistentes, simples de montar, possuem diversos tamanhos e modelos e, além disso, são totalmente recicláveis.

Não é à toa que esse é um dos tipos de embalagens mais comuns para e-commerce e mais utilizado pelas lojas online.

Esse modo de embalagem também costuma ser facilmente personalizável, permitindo tranquilidade para itens frágeis, assim como a segurança de realizar uma Pele de vidro transparente.

Aqui estão algumas dicas para usar caixas de papelão em seu comércio eletrônico: é recomendado encontrar tamanhos padrão com base em seus produtos. Não pode ser muito grande nem muito pequeno.

Se houver previsão de que o produto quique dentro da caixa, é fundamental preencher os espaços vazios com isopor, papel ou outro material que possa absorver os impactos que ocorrem durante o manuseio da embalagem.

Papel kraft

O papel Kraft, ou papel pardo, é um material reutilizável que também possui uma longa vida útil para embalagens. É empregado na confecção de envelopes e sacolas. O procedimento é frequentemente empregado em sites relacionados à moda.

A utilização do papel kraft é indicada para empresas com produtos mais duráveis ​​ou produtos menos frágeis. Isso porque se trata de um material mais maleável que não protege a embalagem do impacto que recebe durante a entrega.

Por outro lado, este material permite embalar os produtos sem desperdício de espaço, o que ajuda a controlar os custos de envio. Uma solução que vai deixar o dono e o cliente muito satisfeitos, assim como conseguir a renovação CNH suspensa.

Plástico bolha

Esse é um material maleável e resistente ao desgaste com pequenas bolsas de ar. Foi criado para preencher espaços vazios em embalagens, absorver choques e proteger itens. É muito útil para embalar produtos frágeis, como vidros e eletrônicos.

Como o nome sugere, é feito de plástico, uma escolha insustentável. Então, se o seu e-commerce tem essa pegada, é melhor evitar esse material e dependendo do local, até buscar obter um LTCAT e laudo de insalubridade para descarte adequado de materiais.

Papel fragmentado

Para quem está interessado em uma opção mais sustentável para preencher os espaços vazios da caixa, o papel picado é uma alternativa notável. Além disso, essa é uma alternativa mais barata ao plástico bolha, mas ainda tem a mesma eficácia.

O proprietário ainda pode usar papel picado nas cores da empresa para valorizar ainda mais a identidade visual do negócio, o que é uma estratégia muito interessante para ajudar no reconhecimento de marca.

A importância das embalagens em um e-commerce

Com a crescente popularidade do e-commerce, as empresas agora precisam se preocupar com detalhes adicionais além das vendas e da entrega: a qualidade da embalagem dos seus produtos.

Uma vez que protege a integridade dos produtos e promove a satisfação do cliente, a embalagem tem um papel muito importante, desde a escolha até a entrega ao cliente em perfeitas condições.

Nesse momento, entra a boa logística de e-commerce, pois é todo o processo de seleção da melhor embalagem para um determinado produto com base na quantidade e no peso.

Um trabalho de qualidade nessa etapa traz mais segurança ao produto, facilidade de transporte e até armazenamento.

Esse tema já é considerado de primordial importância na maior empresa de logística do Brasil, os investimentos nesta área têm aumentado. Saber quais opções o mercado de embalagens tem a oferecer é um grande passo para uma entrega mais eficiente.

Outro aspecto significativo da embalagem do comércio eletrônico é seu impacto ambiental. Hoje, muitos empreendedores estão adotando o compromisso ambiental, buscando proporcionar uma experiência completa e sustentável para os clientes.

Isso pode até ser um diferencial para uma  loja, resultando em embalagens com menor impacto ambiental. Por exemplo, substituindo isopor e plástico por papel reciclado e embalagens biodegradáveis.

Assim, além das inovações em embalagens, a empresa está comprometida com as causas ambientais, e mesmo pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.

Como criar uma boa experiência para os clientes?

Além da relevância já mencionada, a embalagem para e-commerce também é fundamental para criar uma nova experiência para o cliente. Isso é feito através do processo de descompactação.

Basicamente, esse é o processo de receber e abrir embalagens antes de inspecionar o produto. Para muitos, a experiência de unboxing é igualmente essencial e pode desempenhar um grande papel na retenção de seu público.

Dessa forma, vale a pena pensar em investir em práticas que se encaixem no programa e diferenciam ao máximo a abertura da embalagem.

Por exemplo, algumas lojas adicionam mensagens de agradecimento ou fragrâncias nas embalagens para dar aquele toque especial. Também é importante a preocupação com a facilidade do cliente em abrir a embalagem.

Afinal, ninguém quer abrir um pacote que continha fita adesiva o tempo todo, como resultado, contemplar a experiência do cliente ao desembalar também é parte integrante do processo de escolha das embalagens.

Outro ponto é que, pode não parecer, mas a embalagem do e-commerce contribui com uma parcela significativa dos custos de envio. A seguir, serão dadas algumas sugestões de como pode reduzir os gastos com embalagens e maximizar essa área do negócio.

A primeira é: deve-se selecionar embalagens feitas de materiais leves sempre que possível. Cuidar disso manterá os custos de envio baixos, então, a empresa gastará menos com embalagens.

Materiais como plástico bolha e cubos de poliestireno são uma ótima maneira de proteger os itens sem adicionar muito peso à embalagem.

Além disso, em segundo lugar, também é crucial para os negócios terem um relacionamento cooperativo com seus fornecedores. Isso é essencial para receber preços favoráveis ​​na compra de embalagens.

Considerações finais

Por fim, a embalagem mais eficaz para o comércio eletrônico é aquela que protege o produto sem adicionar peso extra e possui um tamanho físico menor. A substância também deve ser forte e, idealmente, decomponível.

Para criar embalagens bonitas para e-commerce, as empresas devem personalizar a embalagem com as cores e símbolos da marca. É um cuidado que causa uma boa impressão nos clientes e beneficia o nome da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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