Entenda como a fotografia do produto pode influenciar na decisão de compra dos consumidores!

Entenda como a fotografia do produto pode influenciar na decisão de compra dos consumidores!

Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda como a fotografia do produto pode influenciar na decisão de compra dos consumidores!

A fotografia de produto é uma área significativa da fotografia que atualmente é vital para a promoção e divulgação de uma marca pois impacta diretamente na decisão e percepção dos consumidores sobre aquela determinada marca, produto ou serviço.

Porém, quem acha que a fotografia de produto se limita a objetos em um fundo branco estão equivocados sobre essa prática, pois existem muitas outras formas de uma empresa mostrar seus produtos.

Esse é o caso de uma loja de moveis para escritorio planejados, que usufrui das técnicas de fotografia de produtos para divulgar os móveis de uma maneira que chame atenção do público-alvo ideal para comprá-los.

Mas para compreender a importância das fotografias de produtos, primeiro é necessário entender o que de fato ela é e como pode alavancar as vendas de uma marca através da influência direta na decisão dos consumidores.

Fotografia de produto: a definição e importância

A fotografia de produto tem um objetivo específico, o de destacar um objeto singular e cativar o público-alvo com a intenção de promover sua compra, seja uma almofada felpuda ou até um porta palete drive in, a fotografia de produto tem essa mesma função.

Afinal, a maioria das pessoas não faria uma compra online se uma determinada empresa oferecesse apenas um texto descritivo para demonstrar o produto.

A grande maioria não, pois os níveis de confiança caem drasticamente quando não são fornecidas fotos que demonstrem as características descritas. Isso também vale para serviços, na contratação de uma automação pneumática industrial.

Essas imagens tinham que ser criadas de acordo com o tipo de produto ou serviço, e qualquer que fosse o estilo escolhido para a reunião, elas tinham que mostrar claramente o que estava sendo discutido para transmitir fielmente e cumprir a promessa de valor.

Isso deve ser a prioridade de qualquer empresa, pois passa a ideia de que ela não quer enganar os clientes. Portanto, as características nas imagens devem ser fiéis às do produto real. Principalmente se for algo como um motor partida caminhão, por exemplo.

A fotografia de produto, baseada no tipo de marca selecionada, facilita a segmentação do mercado e afirma o seu posicionamento. E para isso, existem alguns tipos de fotografia de produtos que podem ajudar qualquer negócio a destacar o que vende. Esses são:

  • Fotografia de Estúdio;
  • Fotografia em Fundo Branco;
  • Fotografia de Conjunto;
  • Fotografia Comparativa;
  • Fotografia em ambiente real;
  • Fotografias com composição.

Mas apesar de cada estilo ser único, nenhum produto deve se limitar ao mesmo tipo de fotografia, até porque diferentes métodos de comunicação requerem diferentes estilos de imagem.

Por isso, é importante para uma empresa de serviço de guarda de segurança saber com quem está se comunicando, conhecer a plataforma na qual divulgará a imagem e, claro, garantir que cada foto represente a marca e tenha seus valores associados.

E com produtos, mesmo em e-commerce ou catálogos, é vantajoso combinar fotos de produtos em vários estilos e de diferentes ângulos para que o cliente tenha uma percepção realista do objeto.

Por que o visual influencia tanto os consumidores?

O objetivo do merchandising é atrair, seduzir, persuadir, ativar a memória dos consumidores, envolvendo seus sentidos, sentimentos, percepções e desejos.

Comprar torna-se ainda mais importante quando o ponto de venda está pronto para receber os consumidores. Os consumidores se tornam mais populares.

Para atrair mais clientes e aumentar as vendas, uma fabricante de catraca acesso academia precisa investir em apelo visual. Os materiais visuais devem chamar a atenção de quem interage e se interessa por esse tipo de produto.

Dessa forma, as empresas fazem com que as pessoas que entram na instalação se sintam confortáveis ​​e encorajadas a se envolver com a marca. Além disso, ajuda a criar a identidade da marca e diferenciá-la dos concorrentes. Outros benefícios também são:

Desenvolve uma imagem forte e positiva das marcas

Uma fotografia e material visual ajuda a aumentar as vendas, proporcionando aos clientes uma experiência positiva. Então itens como iluminação e limpeza são básicos e já esperados pelos clientes.

Já no quesito físico, se ao chegar no ponto de venda o cliente encontrar um ambiente com bastante som, layout de produto atraente, ar condicionado funcionando e fornecedores em ação será possível ter um ambiente aconchegante e convidativo.

Facilita a compra do consumidor

Focar no visual é mais do que investir em lindas vitrines ou repor produtos em prateleiras e gôndolas. Deve existir em todos os pontos de contato com os clientes. Assim a empresa pode ajudar e facilitar a compra para que a experiência do cliente seja a melhor.

As técnicas de visual merchandising estão relacionadas a essa experiência. É realizado com sinalização adequada e os produtos são organizados de forma atrativa.

Por exemplo, os hotspots geralmente estão localizados próximos ao caixa, são espaços nobres que geram mais vendas. Os pontos frios, por outro lado, são onde as vendas são mais fracas, por exemplo os produtos localizados em prateleiras muito altas.

Desperta o desejo de retornar

Manter os clientes voltando ao ponto de venda não é tarefa fácil. Então as empresas precisam garantir que ele tenha uma ótima experiência no ponto de venda. Para isso, ele deve ser afetado de forma positiva.

Todos os detalhes devem ser considerados. Na parte externa, devem ser avaliadas fachadas, sinalização, materiais promocionais, iluminação e limpeza do local. Eles devem ser bem cuidados.

Já no interior, as entradas, os vestiários, os corredores, os espaços de circulação, pisos, paredes, expositores de produtos, uniformes do operador de empilhadeira container, devem sempre estar impecáveis.

Torna o ponto de venda muito mais interessante

A beleza do espaço afeta diretamente a beleza e o apelo do próprio produto. Além disso, um ambiente bem decorado fará com que os clientes se sintam confortáveis ​​ao entrar no site ou loja física.

Por isso, uma empresa especializada no fornecimento de laudo de periculosidade eletricista deve usar elementos decorativos que combinem com o conceito do negócio. 

Outra forma das empresas decorar de forma atraente é explorar a sazonalidade. Usar trocas sazonais e aniversárias para decorar os pontos de vendas físicos e virtuais ajuda a encantar os clientes.

Como o visual afeta a decisão dos consumidores?

Os compradores ou consumidores expressam sentimentos pessoais na forma de opiniões ao avaliar uma marca ou tomar uma decisão. Ainda mais interessante, se o sentimento for positivo, pode ter um impacto significativo na lealdade do consumidor à marca.

Uma boa estratégia visual pode influenciar claramente o comportamento do consumidor e, com base na qualidade da imagem, o cliente decide se conclui a compra ou não.

Por exemplo, ao postar seu produto no Instagram, após o cadastro no catálogo do Facebook, a empresa pode vincular informações à imagem, como nome e preço do produto.

Outra prática benéfica é dar aos consumidores a capacidade de alterar a imagem do produto e visualizá-lo de diferentes ângulos, mantendo a qualidade.

Essa abordagem não apenas cria uma associação positiva com a intenção de compra, mas também cria credibilidade aos olhos dos clientes.

Além disso, muitas marcas que operam online geralmente têm pouca interação com o público além do que é exigido por suas práticas de negócios e carecem de presença social. 

Eles tiram fotos e postam mensagens quase que mecanicamente. Foi documentado que usar pessoas em fotos para promover produtos aumenta o apelo da imagem e transmite mais confiança.

Portanto, pesquisar e aplicar estratégias de buyer persona é o ponto de partida de qualquer plano de marketing. Quando as necessidades e dores do público são levadas em conta, é possível entender seus comportamentos e hábitos e transmitir a mensagem a eles.

Usar a fotografia como meio de comunicação é uma estratégia de longo prazo, mas que pode trazer resultados a médio prazo e até imediatos.

Isso porque uma boa imagem, com alta qualidade visual e de fácil leitura, transmite emoção ao usuário, potencializa o relacionamento e envolve.

E essa qualidade visual parte desde a estética de um site ao apelo visual de um produto, sendo outro fator muito importante na satisfação do cliente além da cor.

Essas coisas permitem que o empreendedor determine a primeira impressão individual de sua marca, pois essas informações podem ser utilizadas em seus esforços de marketing.

Considerações finais

As pessoas sempre compram pelo olhar e percepção que algo é bom ou vantajoso de alguma forma pra elas. Para atingir isso, as empresas devem buscar meios de melhorar o visual físico e digital de seu negócio.

Contudo, investir em boas fotos, locais aconchegantes, produtos de qualidade e boas imagens para divulgar isso tudo, as empresas não terão problemas em atrair clientes para se tornarem consumidores fiéis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

PODEMOS TE AJUDAR?

Preencha o formulário abaixo

1 Step 1
Vamos Escalar as Vendas?

Preencha corretamente TODOS os campos abaixo, para que possamos realizar um DIAGNÓSTICO e te enviar uma PROPOSTA personalizada.

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

1 Step 1
Vamos Escalar as Vendas?

Preencha corretamente TODOS os campos abaixo, para que possamos realizar um DIAGNÓSTICO e te enviar uma PROPOSTA personalizada.

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right