Conheça tudo sobre Marketing 2.0
O marketing 2.0 é uma das fases pelas quais o marketing tem passado, e o objetivo principal é a análise das necessidades dos clientes.
Nesse sentido, é necessário coletar dados e analisá-los, para que sejam desenvolvidos produtos e serviços que resolvam os problemas de um grupo de pessoas que possuam as mesmas características e interesses em janela de alumínio para lavanderia.
É o tão conhecido público-alvo, para o qual a empresa elabora e oferece produtos e serviços, e umas das responsabilidades é alavancar as vendas, aumentando a entrada de recursos financeiros.
Conceituando Marketing 2.0
O marketing 2.0 nada mais é do que a segunda fase do marketing, que tem como foco os interesses e necessidades dos clientes de uma determinada empresa.
Elas são baseadas em pesquisas realizadas para identificar as melhores soluções que possam resolver os problemas dos clientes com tanque cilíndrico horizontal, por meio de informações.
O ditado popular “o cliente tem sempre razão” faz com que o marketing 2.0 coloque o consumidor no centro das estratégias de mercado, e a base é o perfil e os desejos da clientela em geral.
Quais são as 4 eras do marketing?
Diferentemente do conceito dos 4 Ps, que engloba Produto, Preço, Praça e Promoção, criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler, a evolução do marketing passou por 4 fases:
- Marketing 1.0;
- Marketing 2.0;
- Marketing 3.0;
- Marketing 4.0.
O marketing 1.0 originou-se no período industrial e tinha como foco o produto. E isso com uma grande escala de produção que visava a redução de custos e o aumento da margem de lucro da empresa.
Com mais acesso a informações, com o tempo os consumidores passaram a pesquisar mais o preço de espelho sob medida para banheiro assim como a qualidade dos produtos e serviços adquiridos, pretendendo ainda um atendimento de qualidade.
Foi nesse momento que o marketing 2.0 surgiu como um amigo fiel para atrair e angariar clientes, alinhando a empresa às necessidades do cliente e não o inverso.
No marketing 2.0, o cliente passa a ser o centro das atenções, e as tecnologias se colocam à disposição em uma empresa terceirizada de cuidadores de idosos, facilitando a contratação de funcionários, por exemplo, e tudo o que envolve esse tipo de atividade.
Dessa forma, se em uma pesquisa de mercado for identificado que os clientes intencionam adquirir um determinado produto, a empresa que atua no ramo pode desenvolver algo propício para atendê-los.
Ao mesmo tempo em que o cliente de madeira para forma de concreto é fidelizado, a empresa garante a permanência no mercado, fazendo com que o marketing 2.0 seja pautado no relacionamento com o consumidor no mesmo patamar do produto.
É o cliente quem define as operações internas da empresa, pois o interesse pelos produtos e serviços é que direciona os negócios e não a vontade da organização.
Portanto, é no marketing 2.0 que o relacionamento mais assertivo entre empresa-consumidor se tornou o diferencial nos produtos passando a ser propagado através das mídias offline (panfletos, jornais, revistas, feiras, mala direta, outdoor, televisão).
Como surgiu o Marketing 2.0?
Ele surgiu com a transformação digital, e isso se deu devido às pessoas terem mais acesso à informação, comparando preços, marcas, produtos e serviços, para que as ajudasse na escolha daqueles que atendem às reais necessidades.
Foi assim que o termo “o cliente é o rei” foi criado, e as lojas de conserto tablet samsung começaram a direcionar esforços para conquistar o cliente, seja em melhores descontos ou na forma de pagamento do serviço, por exemplo.
A partir disso, elas passaram a investir na qualidade do serviço e atendimento dos colaboradores, para tornar o cliente mais satisfeito, indicando-as para mais pessoas, parentes e amigos.
Quais são as características do Marketing 2.0?
É necessário listar e esclarecer as principais características, e abaixo seguem-se as quatro que mais se destacam:
- Foco no consumidor;
- Segmentação de público-alvo;
- Posicionamento de marca;
- Customer Relationship Management (CRM).
No primeiro tópico, o consumidor tem papel primordial nas estratégias de marketing 2.0. Ele não é mais um personagem secundário, mas o ator principal no processo de compra, e o cliente sempre acaba tendo razão.
No segundo item, é imperativo que a empresa fornecedora de carteiras para escola atenda às necessidades do público-alvo, de forma eficiente, neste nicho específico de produto. Afinal, ele é o centro das atenções no marketing 2.0.
Quanto ao terceiro ponto, o posicionamento de marca é que determina o lugar que a empresa quer ocupar na mente e coração dos clientes, tornando, desta forma, o marketing 2.0 fundamental nas estratégias de venda de adesivos personalizados automotivos.
o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) refere-se a um recurso para administrar o relacionamento cliente-empresa, para suprir as demandas de reclamações dos consumidores, que atualmente são mais exigentes e informados.
Qual é a importância do Marketing 2.0?
O marketing 2.0 abriu caminhos para o marketing 3.0, cujo foco é atendimento mais personalizado, e para o marketing 4.0, que une as estratégias de marketing anteriores com as estratégias de marketing digital e offline.
Isso para atender aos clientes de uma marca, abrindo portas para que as empresas comecem a valorizar mais as preferências dos consumidores, que têm poder sobre as escolhas.
É na fase do marketing 2.0 que as empresas personalizam e divulgam os produtos e serviços para um público mais específico e, em termos de divulgação, elas passam a investir em propagandas, para que o público-alvo as veja, estimulando-o a consumir.
Como o foco é o consumidor, é possível gerar mais valor para as marcas, diferenciando-as da concorrência.
Com a evolução do mercado, o marketing veio para atender às novas demandas e, ainda hoje, continua se aperfeiçoando e para compreender o marketing atual, necessário se faz traçar um cenário entre as fases anteriores, para estar preparado no panorama atual.
Benefícios do Marketing 2.0
É repetitivo, mas necessário dizer que o Marketing 2.0 coloca o cliente como foco central nas estratégias, assim como investe para atender às necessidades e deixá-lo o mais satisfeito possível. Nesse contexto, é possível que se observe que:
- A empresa amadurece no trato com o cliente;
- Passa a compreender que sanar as dores é essencial;
- Gera mais demanda ao negócio;
- Aumentam-se as vendas e as receitas.
Conhecer o funcionamento do Marketing 2.0 é fundamental nessa nova era tecnológica, em que, mais do que nunca, o cliente tem razão e é o alvo de atenção nas empresas.
Considerações finais
Compreender a definição, trajetória do marketing, como surgiu, as bases e a evolução é um ponto importante para a empresa se desenvolver no mercado.
A relação entre cliente e empresa mudou e tornou-se sólida e, atualmente, é um dos itens mais importantes e que deve ser estudado continuamente.
Marketing de Relacionamento e CRM são estratégias importantes dentro do Marketing 2.0 e é preciso estar informado a respeito para atingir o sucesso.
Hoje o marketing tem uma nova roupagem, que afeta significativamente nos aspectos mais fundamentais, como na identificação do comportamento do consumidor e, ao surgir o marketing 2.0 o público-alvo passou a ter maior relevância em todos os aspectos.
Ele passou do protagonismo à atuação, como personagem principal no processo de compra de produtos e serviços e não se furta de um bom atendimento e qualidade.
Os impactos dessa reviravolta no marketing, refletem nas estratégias adotadas dia a dia pelas empresas, no sentido de atrair cada vez mais o consumidor, com produtos novos e diferenciados, primando pela qualidade e bom preço.
Os clientes passaram a ter um papel de maior importância nas práticas realizadas pelas empresas, por exemplo, no despertar do interesse para compras mais frequentes de produtos e serviços.
O cliente muda a cada dia. Novas necessidades, maiores exigências, mais observação e pesquisas. Por isso, as empresas tiveram que adotar novos procedimentos de marketing, no sentido de reter o cliente, tanto antigo como o atual.
A base são os interesses, soluções mais assertivas, qualidade no atendimento e na produção de novos itens. Tudo para acompanhar o comportamento e perfil do consumidor, que não aceita mais qualquer coisa. Quer provas efetivas, senão não compra.
Para as marcas, conquistar o cliente passou a ser o foco da atuação, principalmente tendo em vista a concorrência acirrada e atuante, que não deixa espaço, em face de um vacilo.
Desta forma, o marketing 2.0 atua na segmentação do público-alvo e as empresas não mais atendem a uma grande massa, mas passa a levar em consideração as necessidades individuais de cada cliente.
Tudo evolui com o passar do tempo. Os clientes não agem mais como antigamente, de forma passiva, sem contestar. Ao contrário: hoje eles ficam de olho em tudo, principalmente na atuação das empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.