Como Otimizar Imagens Para Melhorar A Exposição Online Do Seu Conteúdo Da Web?
As imagens se tornaram uma parte essencial da web. Um internauta médio não consegue nem considerar uma página da web sem imagem até ou a menos que seja dedicada a pesquisas ou fins de login. Como as imagens são consideradas um elemento inevitável do conteúdo da web, o SEO também as leva em consideração. Ignorar a importância das imagens otimizadas pode afetar significativamente a exposição online de um site.
A afirmação acima mencionada é especialmente verdadeira para sites de comércio eletrônico, já que a maioria dos compradores on-line acessa vários sites de varejo on-line pesquisando imagens. Portanto, otimizar as imagens postadas em um site de comércio eletrônico ou qualquer outra plataforma online é essencial. As imagens otimizadas também melhoram a visibilidade do conteúdo da web postado nas páginas que as hospedam.
No entanto, muitos profissionais de marketing digital ainda acham complicado otimizar imagens. Este artigo resolve esse problema compartilhando dicas eficazes para otimizar imagens e melhorar a visibilidade online do conteúdo da web. Continue lendo para saber mais.
Escolha O Formato De Imagem Correto
A primeira coisa que você deve garantir ao otimizar imagens é selecionar o formato correto. Embora dezenas de formatos de imagem estejam disponíveis hoje em dia, o Google só consegue indexar alguns deles. Esses formatos de imagem são JPEG, PNG, WebP, SVG, BMP e GIF. Cada formato de imagem tem seus prós e contras.
Você deve garantir que qualquer formato de imagem escolhido garanta a exibição adequada de recursos visuais em todos os dispositivos, sem qualquer desfoque. Acreditamos que os formatos JPEG e WebP são escolhas preferíveis quando sua prioridade é a velocidade de carregamento da página. Por outro lado, PNG funciona melhor quando a qualidade e a resolução são importantes. SVG é perfeito para logotipos, diagramas e elementos animados. GIF funciona melhor para animações de baixa resolução.
Opte Por Imagens Exclusivas
Você deve usar imagens exclusivas. Não se apaixone por imagens de banco de imagens com o objetivo de exibir seu conteúdo visual no topo dos resultados de pesquisa. Dezenas e até centenas de sites usam fotos genéricas semelhantes. Você não parecerá diferente de seus concorrentes se usar as mesmas imagens. Você pode não conseguir agregar valor exclusivo ao público-alvo.
O Google também valoriza imagens originais; usar fotos de origem ou de banco de imagens fará com que você pareça pouco original. Portanto, você deve realizar uma pesquisa on-line imagem procurar para descobrir quem mais usa as mesmas fotos genéricas que você postou em seu site.
O busca reversa de imagem método pode ajudá-lo a fazer isso. Depender de uma única plataforma de pesquisa para essa finalidade não será útil, pois você provavelmente perderá vários resultados valiosos. Portanto, utilize uma ferramenta avançada que pode trazer resultados de diversas plataformas quando você pesquisar por imagem através disso.
Isso ajudará você a visualizar todos os sites usando a foto que você postou com o conteúdo da web. Você pode ver centenas de resultados semelhantes online. Então, substitua todas as fotos originais pela original e veja a mágica.
A experiência do usuário e as chances de classificação mais elevada serão melhores. Lembre-se de que usar fotos genéricas não ajudará você a aumentar a exposição on-line, mesmo que você as tenha otimizado perfeitamente.
Otimize Nomes De Arquivos De Imagem
O Google usa vários métodos para compreender o conteúdo das imagens e indexá-las de acordo.
Uma delas é considerar nomes de arquivos. Nomes de arquivos genéricos não podem descrever o conteúdo apresentado nas imagens que você postou em seu site, o que não irá beneficiá-lo. Portanto, dê às imagens nomes descritivos e ricos em palavras-chave para aumentar as chances de classificação mais elevada nos resultados de pesquisa.
Diante disso, certifique-se de que cada imagem postada em seu site tenha um nome descritivo e rico em palavras-chave que possa facilitar a compreensão do conteúdo pelos rastreadores da web.
Se a sua biblioteca de mídia for maior, o processo poderá exigir mais tempo e esforço. No entanto, você testemunhará uma melhoria significativa no valor SEO de suas imagens e no conteúdo geral da web.
Concentre-se Na Otimização Do Texto ALT
Sabemos que as tags de texto ALT são exibidas como alternativas às imagens quando um navegador demora um pouco mais para renderizar as fotos. Os rastreadores da Web também percebem TODAS as tags, como nomes de arquivos de imagens, ao indexá-los. Portanto, otimizar o texto ALT da imagem também é essencial. Você também deve torná-los descritivos e ricos em palavras-chave para aumentar o valor SEO das imagens.
Isso também complementará a estratégia geral de SEO na página. O texto ALT da imagem também é um fator chave de SEO, portanto, focar nas tags ALT das imagens o ajudará a aumentar as chances de classificações SERP mais altas do seu site.
Além disso, tags ALT relevantes, descritivas e significativas ajudarão os usuários a entender o propósito por trás do posicionamento de uma imagem caso o upload dela falhe por algum motivo.
Redimensione Imagens E Torne-as Compatíveis Com Dispositivos Móveis
A maioria dos internautas realiza pesquisas online por meio de celulares, seja em busca de imagens ou outros conteúdos da web. O Google valoriza a compatibilidade dos sites com dispositivos móveis e o conteúdo postado neles.
Então, suponha que você queira melhorar a exposição online do seu conteúdo da web, incluindo imagens. Nesse caso, garantir imagens compatíveis com dispositivos móveis que possam ser facilmente visualizadas em smartphones é o caminho a seguir.
Além disso, certifique-se de que o tamanho da imagem se ajusta ao tamanho de exibição pretendido do conteúdo, como uma postagem de blog que a acompanha. Não fazer isso significa velocidade lenta de carregamento da página, o que também afeta a classificação do seu conteúdo da web. Você também deve compactar o tamanho das imagens para garantir uma velocidade de carregamento de página mais rápida. Portanto, sacrifique um pouco da qualidade para garantir páginas mais rápidas e responsivas e desfrutar de classificações mais altas.
No fim
Os mecanismos de pesquisa consideram cada tipo de conteúdo postado nas páginas da web ao classificá-los. Imagens otimizadas podem desempenhar um papel fundamental no aumento da exposição online. Você só precisa seguir algumas dicas para garantir maior visibilidade do conteúdo da web. Nós os discutimos em detalhes para ajudá-lo. Siga-os para testemunhar a magia!