Como funciona o Remarketing do Facebook Ads
O Facebook é a maior e mais lucrativa rede social já criada na história. Hoje ele tem nada mais, nada menos que 1,4 bilhões de usuários. A empresa de Mark Zuckerberg obteve um lucro de 2,94 bilhões de dólares no ano de 2014, praticamente o dobro do valor do ano anterior.
Nos últimos dois anos, ele ainda comprou mais dois nomes muito importantes para agregar ao seu império, o Instagram e o WhatsApp, cada um com 300 milhões e 700 milhões de usuários, respectivamente.
Já a expressão de remarketing nada mais é do que uma forma de reajustar para que o cliente ou comprador se depare novamente com um serviço ou produto que há pouco havia pesquisado.
Ou seja, depois de sair de algum site de onde fez uma busca, o Facebook, assim que a pessoa acessá-lo vai fazer uma pesquisa personalizada e incorporar ao seu feed aquele serviço com que já se deparou, além de outros mais, relacionados a ele.
Na internet já existem sites onde as próprias empresas podem criar suas propagandas como quiserem e já obter os orçamentos com os valores propostos pela rede. Isso também é um facilitador, e uma forma de o negócio não precisar bancar um contratado especializado, já que não necessariamente uma pessoa da área de Marketing precisará trabalhar especificamente com isso.
Formatos
As propagandas no Facebook aparecerão, portanto, de acordo com os interesses de cada usuário. Elas são feitas de modo muito chamativo, com cores e imagens que chamam a atenção da pessoa e a fazem se interessar de novo por aquilo.
Podem ser em forma de boxes nas laterais da página, em pequenos textos em meio aos seus dados ou bem claras no seu feed, como patrocinadores, misturadas aos posts de seus amigos, independente de suas páginas curtidas.
Como tudo acontece?
A linha cronológica de funcionamento para que as ads certas apareçam para cada usuário é, após terem sidos feitos o orçamento e o pagamento: o planejamento de campanha (análises de nicho e das páginas do site), a execução (set up, reotimizações periódicas, segmentação, personalização e alterações condicionais) e os relatórios mensais, sejam eles simples ou de análises completas ou de conversões.
Por que vale a pena investir?
O primeiro ponto importante é que a empresa já deixa predefinido o tempo pelo qual a campanha escolhida para cada usuário ficará no ar em sua página. Isso deve ser estudado com cautela de acordo com os gráficos de audiência, e devem aparecer logo após ele deixar a página de busca.
Segundo porque é a plataforma online que mais recebe acessos, aumentando assim seu público e a possibilidade de acessos. E terceiro porque o ambiente online já está preparado para o consumidor, que tenderá a querer tais serviços, já que “aparecerão” de forma indireta, sem que ele saiba da estratégia por trás.