Como converter Lead em um cliente
Se você perguntar para algum empreendedor qual é a parte mais difícil de se abrir um negócio, com certeza ele responderá que é conseguir clientes. O que é normal, levado em conta que o negócio é novo no mercado e ainda não teve tempo o suficiente para conquistar clientes.
Na verdade, conquistar uma clientela é bem difícil. Um cliente não é aquele que compra uma vez só, cliente é aquele que é fiel a sua empresa, ao seu produto.
Imagina ter que conquistar clientes num âmbito onde a concorrência é tão grande, com certeza não é um trabalho nada fácil.
É por isso que grande parte dos empreendedores fazem de tudo não só para conquistar visitantes para seu site, mas transformar esse lead em um cliente de verdade.
O que é lead?
Antes de falarmos como você pode converter esse lead em clientes, vamos explicar primeiramente o que quer dizer lead na linguagem do mercado online.
O lead nada mais é que aquela pessoa que tem interesse em uma determinada empresa ou produto.
Ela não é apenas aquela pessoa que visita seu site, dá uma olhada nos produtos e vai embora. Ela entra no seu site porque ela sabe que você tem o que ela procura. Isso é um lead e um lead é um possível cliente. Isso porque ele procurou sua empresa porque tem interesse em um produto que você vende.
Como transformar lead em cliente
Agora que você já sabe o que é um lead, é hora de aprender como transformar esse lead em verdadeiros clientes para a sua empresa.
Você provavelmente deve saber que qualquer pessoa, cliente ou não, se importa com o tipo de atendimento que tem. Ainda mais quando ela já tem interesse em determinada empresa.
Então, um dos passos para você converter esse lead em um cliente é atendê-lo prontamente. Se você não o fizer, pode ter certeza que outras empresas o farão. Tirar um dúvida pode fazer toda a diferença nesse momento, pois um atendimento imediato causa uma boa impressão para esse futuro cliente.
E ainda falando em atendimento, obviamente que todo cliente gosta de ser bem atendido. Você com certeza não vai querer passar uma má impressão nessa fase. Por isso tenha certeza que as pessoas que trabalham com você – ou que seja só você – domine os assuntos relacionados a empresa. Colocar uma pessoa que não entenda sobre o assunto pode arruinar essa sua conversão.
Outro passo muito importante para converter esse lead é agradá-lo. Como dito, qualquer pessoa gosta de ser atendido. Tenha certeza de ser – ou sua equipe – atencioso e estar sempre disposto a ouvir as necessidades do seu cliente. Isso também é uma forma de conquistá-lo.
E não esqueça de manter o seu banco de dados dos clientes sempre atualizados. Informações como essas são capazes de te dizer, por exemplo, quais desses clientes são leads quentes, ou seja, um possível cliente que possui o maior perfil de compra do seu produto.
Seguindo essas instruções básicas você consegue, facilmente, converter todos esses leads em futuros e ótimos clientes.